Mesoterapia Funciona Mesmo?

A mesoterapia é uma das alternativas para você reduzir as estrias e celulites que ficam em evidência quando a pele não resiste a mudanças corporais. Você verá a seguir como ela é e descobrir se a mesoterapia funciona mesmo. Você saberá mais sobre esse método, as indicações e esclarecimentos para você identificar os benefícios que a mesoterapia irá proporcionar ao seu corpo.

Atualmente existem diversas opções de procedimentos que auxiliam na redução das incômodas gorduras localizadas. Inúmeros deles são experimentados e poucos são eficientes como prometem. Sendo assim, você também pode se interessar em conhecer os 10 tipos de tratamento para gordura localizada mais usados.

Além disso, os exercícios também são um caminho eficiente e saudável nesse processo. Não deixe de conferir as 8 dicas de como queimar gordura localizada mas rápido. E essas dicas são importantes independente de você estar ou não fazendo a mesoterapia.

Por fim, também vale muito a pena descobrir sobre os 13 primeiros passos para perder gordura localizada na barriga. É prático e eficiente de se seguir.

Como a Mesoterapia Funciona?

A mesoterapia, também chamado de intradermoterapia, é um tratamento estético feito com aplicações de medicamentos combinados. Essas aplicações são feitas na pele e nos músculos. Ele é muito procurado para reduzir aquelas estrias brancas de difícil tratamento, gorduras localizadas e deficiências dermatológicas em geral. A combinação de medicamentos é variável de acordo com os objetivos e necessidade particular de cada paciente. A mesoterapia pode ser adotada em tratamentos no rosto. O procedimento é voltado para um tratamento local, o que intensifica os resultados e reduz a probabilidade de ocorrência de efeitos colaterais.

Medicamentos comuns

Eles são produzidos pela combinação de substâncias que podem oferecer diferentes resultados. Eles são combinados de acordo com os objetivos e necessidades dos pacientes. São utilizados diversos parâmetros para as escolhas, para que assim não ocorra complicações e consequências para a saúde do submetido ao procedimento. Os mais utilizados nas aplicações da mesoterapia são:

  • Hialuronidase
  • Tiratricol
  • Xantina
  • Derivados de alcachofra
  • Derivados de Girassol
  • Cafeína

Estrias

Mesoterapia para estrias

Quem não se sente incomodado com aqueles riscos indesejáveis na pele? É mais comum ocorrer em mulheres, mas todo mundo busca cuidar dos aspectos dos tecidos para que a pele se mantenha uniforme e saudável, e a mesoterapia funciona nesse caso.

O procedimento estético não só atua sobre as estrias recentes de aspecto avermelhado, mas também são eficientes contra aquelas mais brancas e antigas. Se você possui aquelas estrias mais finas, terá resultados significativos logo nas primeiras sessões. As estrias são fibras elásticas rompidas, e o ácido hialurônico, buflomedil e asiaticosídeo podem tornar menos visíveis.

Celulites

mesoterapia

Os furinhos na pele não só incomodam como mexem com a auto estima das pessoas. A mesoterapia pode auxiliar no combate e na redução das celulites. As celulites podem ser tratadas om as aplicações de L-carnitina. A substância é utilizada como suplemento para atletas, mas consumida junto a alimentação. No processo, o medicamento é aplicado no local onde se deseja notar reações positivas, o que garante maior eficácia.

Gordura localizada

mesoterapia

O medicamento é aplicado nas células, e o fígado reabsorve a gordura tratada, para que ela passe pelo metabolismo e assim seja eliminada pela urina, pelas fezes ou até pelo suor. A gordura localizada que foi submetida ao procedimento será utilizada como fonte energética para o seu corpo.

As agulhas

A mesoterapia funciona através da aplicação de agulhas. Como padrão, seu tamanho deve variar de 1 a 2 mm de diâmetro. A profundidade deve respeitar as medidas de 3 a 8 mm. As aplicações podem ser sob a pele e nos músculos. No segundo caso, o medicamento produzido deve conter substâncias anti-inflamatórias, anestésicas e/ou relaxantes. Para haver um controle, as aplicações devem conter dosagens adequadas dos medicamentos. A profundidade da aplicação pode estender a reação por uma região maior.

Esterilização

Como já pode ser notado, a mesoterapia funciona com a utilização de agulhas, e portanto é importante que você atente para os instrumentos utilizados para a realização do tratamento estético. Dentre as ferramentas utilizadas para realizar as aplicações, a agulha é a única a ser esterilizada. Faça uma avaliação da aparelhagem para que você se submeta de forma segura.

Profissionais

Pesquise por profissionais qualificados e aptos para ministrar a mesoterapia. Apenas dermatologistas, cirurgiões plásticos e fisioterapeutas especializados podem administrar a aparelhagem recomendada para uso.

Sessão

As sessões duram em média 30 minutos. Para que o tratamento ofereça altos benefícios, deve conter de 5 a 10 sessões e elas devem ser feitas preferencialmente por semana. Os resultados da mesoterapia podem ser identificados a partir da terceira sessão.

Cuidados pré-procedimento

É importante que você mantenha a pele limpa no dia do procedimento, não utilize cremes ou gel. Você não deve utilizar produtos que atinjam o sangue. A sauna deve ser evitada, para que não ocorra sangramentos ou surgimento de hematomas. Evite o consumo de aspirina nos dias anteriores, pois influencia diretamente no sangue.

Cuidados pós-procedimento

  • Dê preferencia a roupas com tecidos de algodão. Evite o uso de jeans e utilize roupas limpas.
  • Evite contato direto da pele com superfícies durante as próximas 72 horas. Os cremes devem ser evitados durante as próximas 48 horas.
  • Não faça esfoliações. Banhos são indicados para relaxamento após as picadas, mas não utilize buchas.
  • Depilações também não devem ser feitas nas próximas 24 horas.
  • Diferentemente de outros tratamentos estéticos, a Mesoterapia não permite que você se submeta a outros tratamentos destinados à mesma região.
  • Você poderá se expor ao sol, mas é recomendado que você proteja a área com proteção solar alta em caso de hematomas.
  • Em procedimentos voltados para a redução de estrias, é indicado o uso de bermudas que possam manter a região comprimida, mas de forma confortável e sem prejudicar o sistema circulatório. O uso deve ser adotado durante os 10 primeiros dias após a sessão.

Contra indicações

Abaixo você poderá identificar os casos particulares que podem impossibilitar a adoção do procedimento:

  • Doenças autoimunes (ex: Lupus)
  • Doenças de pele na região a ser submetida
  • Alergia às medicações a serem aplicadas
  • Gestantes e mulheres em fase de amamentação não devem se submeter ao tratamento, pois pode ser prejudicial ao leite materno e ao feto.

Reeducação alimentar

Não pense que a mesoterapia funciona como um procedimento estético milagroso. Ele, não se diferenciando de qualquer outro tratamento, requer cuidados também fora das clinicas de estética e consultórios. Você tem como meta mudar seu corpo, certo? Então deverá construir novos hábitos e adicionar alimentos saudáveis à suas refeições.

Não estamos negando que a mesoterapia funciona, pelo contrário, mas acredite, a evolução do seu corpo será mais notória se você oferecer uma melhor qualidade de vida a si mesmo.

Atividade física

A mesoterapia funciona para pessoas que já praticam atividades físicas e mesmo assim não conseguem eliminar aquelas gordurinhas localizadas indesejáveis. O tratamento não é o indicado para atletas, você pode adotá-la como suporte para conquistar o corpo que sonha, mas alie esses benefícios às atividades. Dieta e exercícios físicos sempre são bem vindos para uma vida saudável e equilibrada.

O procedimento

Abaixo você poderá conhecer o planejamento básico para a realização da mesoterapia.

  1. Limpar e desinfetar a área a tratar.
  2. Manual: pequenas micro-infiltrações feitas com seringas.
  3. Automática: pequenas infiltrações realizadas com pistola eléctrica.
  4. Pequena massagem drenagem linfática.
  5. Beber abundantemente água após tratamento.

Você já fez ou pretende fazer um tratamento de mesoterapia? Qual seria o seu foco principal, dos três tipos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (129 votos, média: 3,74 de 5)
Loading...

16 comentários em “Mesoterapia Funciona Mesmo?”

  1. Sou Biomédica estéta e temos a habilitação para fazer este procedimento, tais como farmaceuticos habilitados que também podem, então sua colocação em questão aos profissionais estão equivocadas.

  2. Estou fazendo as aplicações com uma biomédica formada, mas vi pouco resultado. Talvez eu não tenha sido orientada adequadamente. Também na última aplicação que fiz, a nona, fiquei com 4 caroços grandes no abdomen, um pouco doloridos. Isso há um mês e os caroços continuam. Ela tem me dado suporte, pediu para eu fazer drenagem linfática e criofrequencia. Estou preocupada com esses caroços. A clínica é dentro de um shopping bom e está aparentemente em condições de atendimento. Gostaria de receber orientações que me tranquilizassem.

  3. Já fiz com um médico, juntamente com carboxiterapia. Na época eu fazia boxe. Os resultados foram incríveis. Uma energia que nunca acabava. Reiniciei as injeções de cafeína subcutâneas e intramuscular. Muito tranquilo. A gente perde o sono. Mas nada muito acentuado. Não senti dor. Só a picada da agulha. O local às vezes fica arroxeado. Parece com um baque. Mas não espere resultados milagrosos se não fizer reeducação alimentar e exercícios. De qualquer forma, foi a coisa mais efetiva que eu achei para emagrecer. Nem sibutramina. Que emagrece hoje, e te engorda o dobro amanhã, em efeito rebote. Mesoterapia eu Super Recomendo.

  4. Sou graduada em enfermagem e fiz o curso de mesoterapia, exerço a técnica assim como os outros profissionais.

  5. Gostei muito da matéria sobre mesoterapia. Gostaria de saber se pode ser aliado drenagem linfática manual ou com eletroterapia associada durante as aplicações/sessões da mesoterapia. As massagens modeladoras podem ajudar ao bom resultado ou não são indicadas?

    • Estou fazendo as aplicações com uma biomédica formada, mas vi pouco resultado. Talvez eu não tenha sido orientada adequadamente. Também na última aplicação que fiz, a nona, fiquei com 4 caroços grandes no abdomen, um pouco doloridos. Isso há um mês e os caroços continuam. Ela tem me dado suporte, pediu para eu fazer drenagem linfática e criofrequencia. Estou preocupada com esses caroços. A clínica é dentro de um shopping bom e está aparentemente em condições de atendimento. Gostaria de receber orientações que me tranquilizassem.

  6. Boa tarde .

    Gostei muito da matéria .
    Porem , vi alguns equívocos nela .
    Esse procedimento pode ser realizado por médicos e Biomédicos devidamente habilitados . Os fisioterapeutas não podem realizar procedimentos invasivos .

    • Exato! Fisioterapeutas não podem realizar. Agora com a resolução RESOLUÇÃO Nº 616, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2015 do conselho federal de farmácia, farmacêuticos pós graduados em estética, podem aplicar a intradermoterapia/ mesoterapia em pacientes.

  7. Estou fazendo com uma médica na Barra, é um procedimento caro e realmente dói muito, mesmo ela solicitando que eu passe pomada anestésica 30 minutos antes . As indicações aqui na página estão corretas , achei muito legal . Estou curtindo o resultado , vale a pena se aliar com boa alimentação e exercícios .

  8. Gostaria de fazer a mesoterapia, mas não conheço nem um lugar
    gostaria que fosse na tijuca ou bem próximo , vocês conhecem?

Deixe um comentário