Chá de Casca de Laranja Emagrece? Receita e Dicas

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Antes de sair tomando e comendo tudo que promete enxugar a silhueta, é necessário conhecer melhor a receita ou o ingredientes em questão e saber se realmente é positivo para a boa forma. Por exemplo, será que o chá de casca de laranja emagrece como prometido por muitos? Ou isso é só mais uma história da moda do mundo fitness? Vamos descobrir isso mais abaixo.

O chá de casca de laranja emagrece? 

Antes de tudo, é preciso ter em mente que nenhum produto, ingrediente, comida ou bebida traz magicamente o emagrecimento, mas simplesmente colabora com a perda de peso. Ao afirmarmos que o chá de casca de laranja emagrece, estamos dizendo que ele possui potencial para ser benéfico para as pessoas que buscam eliminar os quilos em excesso.

Isso significa que não basta tomar o chá para perder peso. É fundamental que a ingestão da bebida venha acompanhada da prática regular de exercícios físicos – que maximiza o gasto calórico – e de uma alimentação equilibrada e saudável, sem o abuso da ingestão do consumo de guloseimas e besteirinhas.

Até porque não dá para comer cinco pedaços de pizza, uma barra de chocolate ou um pratão de massa, viver uma vida sedentária e esperar que os quilos sumirão somente ao tomar o chá, não é mesmo?

Tendo isso em mente, é possível dizer que o chá de casca de laranja emagrece por conta da presença da pectina, um tipo de fibra alimentar, em sua composição. A substância não passa pelo processo de digestão uma vez que se encontra no organismo humano.

Mas então, o que será que acontece com a pectina? Ela é transformada em um gel que fica no intestino e dificulta a absorção de carboidratos, gorduras e colesterol em excesso.

Com isso, o componente contribui com o prolongamento da sensação de saciedade no organismo. Assim, ao ter o apetite diminuído, fica mais fácil controlar a quantidade de calorias consumidas e o emagrecimento, consequentemente, torna-se mais fácil.

No entanto, muitos nutricionistas alertam que na verdade seria um exagero afirmar que chá de casca de laranja emagrece. Ele até tem esse efeito positivo explicado acima, mas não seria suficientemente impactante para, por conta disso, representar um grande efeito.

Outros benefícios do chá de casca de laranja 

A casca da laranja é nutritiva e é composta por componentes como fibras, vitamina B1, colina (vitamina do complexo B), ácido fólico (vitamina B9), vitamina C, flavonoides e betacaroteno.

O chá de casca de laranja ainda pode ajudar a digestão, aliviar gases, inchaço e náusea, que são sintomas de perturbação no estômago. A bebida também pode ser útil para casos de prisão de ventre, acidez estomacal e cólica do aparelho digestivo.

Outros benefícios da casca de laranja estão relacionados ao combate ao mau hálito, ao tratamento da pele sensível e à estimulação da circulação sanguínea. O ingrediente pode ser benéfico a mulheres que acabaram de dar à luz e sofrem com mastite – que é o inchaço dos seios em decorrência do excesso de produção de leite. Para casos assim, a recomendação é ingerir a bebida duas vezes ao dia.

A bebida também pode favorecer quem sofre com muito muco, congestão crônica no peito e tosse úmida. Além disso, ela age como um antioxidante e auxilia a remoção do excesso de líquido corporal, combatendo o inchaço.

Outra vantagem é que o chá de casca de laranja é indicado para casos de ansiedade, histeria, nervosismo e taquicardia.

Efeitos colaterais e contraindicações do chá de casca de laranja

Além de apresentar vantagens, a bebida produzida a partir da casca de laranja pode trazer alguns problemas. Por exemplo, ele não é indicado para mulheres grávidas.

Quem tem histórico de doenças no coração na família, deve checar com o médico antes de começar a consumir a casca de laranja. Isso porque, nesses casos, o chá pode causar hipertensão, arritmias, desmaio, palpitação e dor no coração.

Pessoas que sofrem com hipertireoidismo também devem tomar cuidado com o chá, visto que isso pode agravar o problema. Além disso, acredita-se que ele possa causar problemas de visão como visão borrada, dificuldade de focar a visão e piorar o glaucoma.

Por questões de segurança, aconselhamos que você consulte o seu médico caso resolva fazer uso constante da bebida.

Receitas de chá de casca de laranja

Agora que você já descobriu se o chá de casca de laranja emagrece ou não e conhece alguns de seus outros benefícios, chegou a hora de aprender a preparar a bebida. Confira as receitas abaixo:

Receita 1

Ingredientes:

  • 1 l de água;
  • Cascas de duas laranjas;
  • ½ xícara de chá de hortelã;
  • 3 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo:

  1. Levar a água, as cascas das duas laranjas e a hortelã ao fogo;
  2. Deixar ferver durante aproximadamente três minutos e adicionar o mel;
  3. Tampar a panela e deixar em infusão (que é quando os ingredientes ficam imergidos diretamente na água quente) por cerca de 15 minutos;
  4. Após, servir quente ou deixar esfriar, levar à geladeira e servir gelado.

Receita 2

Ingredientes:

  • 6 cascas de laranjas, preferencialmente verdes ou azedas;
  • 2 litros de água.

Modo de preparo:

  1. Lavar as laranjas, cortá-las ao meio e separar a casca. Você pode aproveitar o restante da fruta e preparar um suco;
  2. Juntar a casca e a água em uma panela e levar ao fogo médio;
  3. Ferver durante 30 minutos, coar e despejar em uma jarra. Beber quente ou esperar esfriar e guardar na geladeira.

Como tomar o chá de casca de laranja

Beber uma xícara do chá – quente ou frio – diariamente, de manhã, ainda em jejum. Depois que completar um mês ingerindo a bebida todos os dias, faça uma pause de uma semana e, só então, retome o consumo do chá.

Você conhece alguém que tome e afirme que o chá de casca de laranja emagrece? Tem vontade de experimentá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (66 votos, média: 3,77 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “Chá de Casca de Laranja Emagrece? Receita e Dicas”

  1. Bom, eu tomo diariamente o chá da casca da laranja junto com erva cidreira para dormir, e garanto que pra essa finalidade ele é muito bom, porém uso pouca cidreira, pois quando colocava muita, senti que me abriu muito o apetite, daí resolvi colocar mais as cascas e isso tá controlando o meu apetite que estava exagerado

  2. Verdade, mas como é natural eu vou mim arriscar já que não tenho nenhum problema de saúde serio, como realizo exercício 3 vezes por sema e ando sempre de bicicleta, entendo que estou dentro do perfil.

  3. Referente a casca de laranja esses texto fala q é bom pro coração e depois logo abaixo fala q quem tem problemas de coração não deve tomar ….. Se definam , mto contraditório os benefícios e as contra indicações !!! Afinal !!! Quem é quem????? Definam-se!!!!!