Chá de orégano para rinite funciona? Como fazer?

Especialista da área:
atualizado em 02/02/2022

Tradicionalmente, o chá de orégano é usado para aliviar problemas de saúde como tosse, dor de garganta e rinite. Mas será que isso funciona mesmo?

É claro que existem muitos remédios que ajudam a tratar a rinite, mas também há soluções caseiras que ajudam a lidar com os sintomas mais leves.

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Antes de entender como o chá de orégano pode ajudar no tratamento da rinite, é importante saber que essa condição respiratória pode ser alérgica ou não. No caso da rinite alérgica, o corpo reage mal a alérgenos específicos como por exemplo pólen, ácaro ou pelos de animais, causando sintomas que podem incluir:

  • Nariz escorrendo
  • Congestão nasal
  • Olhos vermelhos, coçando ou lacrimejando
  • Espirro
  • Tosse 
  • Coceira no nariz, no céu da boca e na garganta
  • Inchaço na pele
  • Fadiga

Chá de orégano para rinite funciona?

Chá de orégano
O chá de orégano pode melhorar a inflamação associada a doenças respiratórias

Acredita-se que o chá de orégano age como um anti-histamínico e que, por isso, alivia sintomas de alergias respiratórias como a rinite e a sinusite alérgica.

De fato, o chá de orégano pode melhorar a inflamação associada a doenças respiratórias como a rinite, a asma, a bronquite, a sinusite, a gripe e o resfriado. Aliás, no caso da sinusite causada por bactérias, o chá de orégano pode ser ainda mais útil devido às propriedades antibacterianas da erva. 

O orégano também pode melhorar a imunidade devido à presença de compostos antioxidantes que protegem o organismo contra várias doenças. Além disso, a planta apresenta propriedades antissépticas que ajudam a limpar as vias respiratórias e a eliminar germes.

Por último, tomar chá de orégano durante uma crise de rinite é ótimo para hidratar o corpo. Sabe-se que uma boa hidratação ajuda a diluir o muco e, assim, a aliviar a congestão nasal.

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Além do chá, é essencial beber bastante água e evitar bebidas diuréticas como aquelas que contêm cafeína, por exemplo.

Vale citar que algumas pessoas também usam o óleo de orégano para aliviar sintomas da rinite. Isso é feito usando o óleo essencial em um difusor ou inalador. Apesar de não fazer mal, ainda não há estudos que comprovem os benefícios do óleo de orégano para tratar ou melhorar condições respiratórias. 

Como fazer o chá de orégano

Orégano
Utilize folhas frescas ou secas de orégano para fazer o chá

Já que o chá de orégano é livre de cafeína, não custa nada preparar e tomar a bebida. Veja então como fazer esse chá para rinite.

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de água
  • 2 colheres de sopa de folhas frescas ou 1 colher de sopa de folhas secas de orégano

Modo de preparo

Coloque a água em uma panela ou chaleira e aqueça até atingir a fervura. Assim que a água começar a ferver, você pode despejá-la sobre as folhas de orégano e deixar a mistura em infusão por 5 a 10 minutos.

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Se for usar as folhas secas, basta adicionar a água fervente. Mas se você optar pelo orégano fresco, corte ou rasgue as folhas antes de colocar a água, pois isso ajuda a liberar os ingredientes ativos da erva.

Depois desse tempo, coe a bebida. Se preferir, adicione um pouco de mel e seu chá está pronto.

Cuidados

Não é indicado que mulheres grávidas ou pessoas com problemas gastrointestinais tomem o chá de orégano porque isso pode trazer prejuízos à saúde.

De fato, o orégano pode estimular a menstruação em algumas mulheres e isso pode aumentar o risco de aborto ou parto prematuro. Além disso, tomar muito chá de orégano pode causar desconfortos no estômago e sintomas como tontura, náusea ou vômito.

Sendo assim, tome a bebida com moderação e ao sentir qualquer incômodo, suspenda o uso desse remédio caseiro e procure um médico para ajudar a tratar a sua rinite.

Fontes e referências adicionais

Você sabia que mulheres grávidas devem tomar cuidado com o chá de orégano? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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