Chá de Sálvia Emagrece? Para Que Serve, Como Fazer e Benefícios

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

A sálvia é o nome popular da planta Salvia officinalis L., que também pode ser conhecida pelos nomes de salva ou salva-das-boticas.

Com um porte pequeno, ela chega no máximo a apresentar meio metro de altura, e possui folhas compridas na coloração verde-acinzentada. A erva, que era sagrada para os romanos e usada pelos egípcios, tem atualmente utilização culinária e medicinal difundida na Europa e na Ásia.

É verdade que o chá de sálvia emagrece? 

Há quem alegue que tomar o chá de sálvia emagrece, ou seja, pode ajudar a perda de peso. Mas não existem comprovações que isso seja verdade.

De acordo com o Livestrong, não existem evidências seguras de que a associação entre a sálvia e o emagrecimento tenha sido estudada, quanto mais provada.

No entanto, tomar chá de sálvia em lugar de bebidas calóricas pode contribuir para o emagrecimento pelo simples fato de ser uma redução no número total de calorias ingeridas ao dia. Mas não é que a sálvia tenha propriedades mágicas que vão provocar o emagrecimento.

De qualquer maneira, para quem necessita e/ou deseja perder peso, mais importante do que simplesmente saber se o chá de sálvia emagrece é seguir uma alimentação que seja toda saudável, controlada, nutritiva e equilibrada, além de voltada para a eliminação dos quilos em excesso.

Para isso, é fundamental contar com o acompanhamento de um nutricionista, profissional qualificado para prescrever uma dieta que ajude o paciente a perder peso, ao mesmo tempo em que não deixe de fornecer os nutrientes e a energia que o organismo da pessoa necessita para funcionar corretamente.

Neste sentido, também vale a pena praticar atividades físicas com regularidade, já que elas maximizam a queima de calorias. Porém, é importante contar com o auxílio de um educador físico durante os exercícios para garantir a eficiência e segurança dos treinamentos.

Para que serve – Benefícios do chá de sálvia

Agora que já analisamos se é verdade que o chá de sálvia emagrece, vamos conhecer alguns benefícios que já foram associados à bebida:

 – Combate a dispepsia (indigestão)

De acordo com informações do Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a indicação do uso interno da sálvia, que ocorre por meio do seu chá, é para combater a dispepsia, que também é conhecida como indigestão.

– Alívio de ondas de calor da menopausa

Existe alguma evidência de que as folhas de sálvia podem auxiliar a diminuir as ondas de calor decorrentes da menopausa.

Para basear a sua afirmação, a especialista em nutrição citou um estudo preliminar realizado por pesquisadores da Alemanha e Suíça, publicado em 2011 no jornal Advances in Therapy (Avanços em Terapia, tradução livre), que avaliou a eficácia da sálvia em mulheres na menopausa e enfrentavam ondas de calor.

Os pesquisadores deram a 71 mulheres um comprimido de folha de sálvia por dia ao longo de oito semanas. “Os resultados indicaram uma diminuição de 50% nas ondas de calor em 50% em quatro semanas e de 64% em oito semanas”, completou a naturopata.

Entretanto, antes de usar o chá de sálvia neste sentido, converse com o seu médico, visto que o estudo é preliminar e foi feito com um comprimido de folha de sálvia e não com o chá da planta.

– Cabelos 

Os defensores do uso da sálvia alegam que enxaguar os cabelos e o couro cabeludo com uma combinação de chá de sálvia e alecrim ou chá de sálvia e chá preto pode promover o crescimento capilar ou escurecer os cabelos grisalhos.

Não existem evidências científicas que apoiem essas afirmações. No entanto, é possível que os taninos encontrados no chá de sálvia ou no chá preto possam escurecer temporariamente os cabelos grisalhos.

Como não há base científica para essas promessas, consulte um dermatologista antes de usar o chá de sálvia para escurecer ou estimular o crescimento dos cabelos.

– Colesterol elevado

Existe um estudo preliminar de pequeno porte que indica que o chá de sálvia pode contribuir com a diminuição do colesterol alto.

No experimento, após quatro semanas de ingestão regular do chá de sálvia, os participantes do estudo registraram uma redução no LDL (colesterol ruim) e uma melhora nos níveis totais de colesterol.

A pesquisa em questão foi realizada por pesquisadores portugueses e publicada no ano de 2009 no International Journal of Molecular Sciences.

Consulte o médico antes de usar o chá de sálvia para o colesterol alto, já que o estudo descrito acima foi preliminar e de pequeno porte.

Como fazer – Receita de chá de sálvia 

Ingredientes:

  • 3 g de folhas secas de sálvia;
  • 150 ml de água.

Modo de preparo:

Levar a água para ferver em uma panela apropriada. Desligar quando as primeiras bolhas de água estiverem sendo formadas; Despejar a água fervente em uma caneca com as folhas secas de sálvia, tampar para abafar e deixar descansar durante cinco a 15 minutos; Passado esse tempo, coar e servir-se imediatamente.

A receita foi adaptada da do Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira da Anvisa.

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Certifique-se ainda que a sálvia que você utilizar no preparo do seu chá seja de boa qualidade, de boa procedência, esteja bem limpa e higienizada, não tenha a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde e que se trata da espécie desejada da planta, com o nome científico salvia officinalis L. 

Cuidados com o chá de sálvia

O Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira da Anvisa alerta que o chá de sálvia não deve ser ingerido por mulheres que estejam grávidas ou no período de aleitamento, crianças com menos de 12 anos e por quem sofre com insuficiência renal, hipertensão arterial e tumores mamário estrógeno dependentes.

A sálvia pode provocar efeitos colaterais como problemas digestivos leves, erupção cutânea, pressão alta ou baixa (dependendo da espécie da planta) e baixa nos níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes – o que demonstra que os diabéticos precisam ter orientação médica e cautela ao utilizar o chá de sálvia.

O Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira da Anvisa chama a atenção para o fato de que o consumo de dosagens acima das recomendadas pode provocar efeitos tóxicos para os nervos e o fígado.

Segundo o documento, pode-se tomar 150 ml de chá de sálvia, 10 minutos após o seu preparo, de duas a três vezes ao dia após as refeições. Ao experimentar qualquer efeito colateral ao tomar a bebida, procure rapidamente o auxílio médico.

Antes de utilizar o chá de sálvia para qualquer finalidade, é muito importante que você converse com o médico para se certificar de que a bebida realmente é indicada para o seu caso, que não pode te fazer mal e em que dosagem você pode utilizá-la.

Isso é importante especialmente para adolescentes, idosos e pessoas que tenham alguma doença ou condição específica de saúde.

Quem usa algum medicamento, suplemento ou planta medicinal precisa conversar com o médico para verificar se a bebida não pode interagir com uma dessas substâncias, fazendo mal ao organismo. Por exemplo, em quantidades elevadas, a sálvia pode interagir com sedativos, anticonvulsivantes e remédios para a diabetes.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você conhece alguém que tome e afirme que o chá de sálvia emagrece? Tem curiosidade de testar esse possível efeito da bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (36 votos, média: 3,75 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Chá de Sálvia Emagrece? Para Que Serve, Como Fazer e Benefícios”

  1. Tenho depressão e gostaria de tratar com sálvia mas gostaria de saber por quanto tempo devo tomar pois aí só tem a receita do chá.
    Por quanto tempo pode se tomar o chá????

    • O Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira da Anvisa alerta que o chá de sálvia não deve ser ingerido por mulheres que estejam grávidas ou no período de aleitamento, crianças com menos de 12 anos e por quem sofre com insuficiência renal, hipertensão arterial e tumores mamário estrógeno dependentes.