Chia Faz Mal Para os Rins?

atualizado em

Você provavelmente já deve ter ouvido falar das sementes de chia. Originárias do México, elas são conhecidas em muitos lugares como um alimento saudável.

E não é que elas são nutritivas mesmo? Ricas em antioxidantes, as sementes de chias também servem como fonte de carboidratos, fibras, proteínas, manganês, magnésio, ferro, fósforo, potássio, cálcio, zinco, cobre, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina D e vitamina E, todos compostos importantes para o nosso organismo funcionar apropriadamente.

Mas será que mesmo fornecendo tantos nutrientes para nosso organismo, é verdade que a chia faz mal para os rins ou isso não passa de um mito?

Os rins

Antes de entendermos se a chia faz mal para os rins, vamos conhecer a importância desse órgão para o nosso organismo?

Pois bem, os rins são responsáveis por tarefas como a produção de hormônios, a absorção de minerais, a filtragem do sangue, a produção de urina e a excreção de resíduos como toxinas, excesso de sais e a ureia, que é um resíduo criado pelo metabolismo celular.

  Continua Depois da Publicidade  

Eles também atuam no equilíbrio do nível de água do organismo e na regulação da pressão arterial, dos glóbulos vermelhos do sangue e de ácido no corpo humano.

E então, a chia faz mal para os rins?

De acordo com uma publicação da Kidney Cares Community (Comunidade de Assistência aos Rins, tradução livre) da China, apesar de todo o seu conteúdo nutricional, as sementes de chia devem ser evitadas pelos pacientes que foram diagnosticados com doenças nos rins.

A organização explicou que isso acontece porque as sementes de chia apresentam um nível abundante de proteínas, que é muito maior do que o leite, por exemplo.

Segundo um portal que disponibiliza informações nutricionais a respeito de diversas comidas e bebidas, uma porção de 100 ml de leite integral da marca Italac apresenta 2,9 g de proteínas, enquanto uma porção de duas colheres de sopa ou 30 g de sementes de chia da marca Arma Zen são compostas por 6 g de proteínas.

  Continua Depois da Publicidade  

Conforme informou a Kidney Cares Community, as proteínas de origem vegetal produzem uma quantidade mais elevada de resíduos do que a carne, o que aumenta a carga colocada nos rins para filtrar esses resíduos para fora do organismo.

Para a instituição, os teores de potássio e de fósforo das sementes de chia também são muito elevados. A Kidney Cares Community alegou que uma ingestão muito elevada de fósforo pode provocar coceira na pele, ao mesmo tempo em que consumir bastante potássio pode causar batimentos cardíacos irregulares e fraqueza.

Insuficiência renal

No site da Fundação Nacional dos Rins dos Estados Unidos, um internauta questionou se os pacientes diagnosticados com insuficiência renal podem consumir as sementes de chia.

A resposta publicada afirmava que não se conheciam estudos a respeito da utilização das sementes de chia para os pacientes que são submetidos ao tratamento da diálise e que o nutricionista da unidade de diálise na qual o paciente com insuficiência renal recebe o tratamento é quem deve ser consultado a respeito disso. 

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a diálise é um procedimento que pode ser utilizado dentro do tratamento da insuficiência renal aguda.

  Continua Depois da Publicidade  

Cálculo renal (pedra nos rins)

As sementes de chia são um alimento proteico que pode contribuir com a elevação dos riscos de formação de cálculos renais de sais de cálcio.

Entretanto, o fato das sementes de chia aumentarem esses riscos não quer dizer que o alimento não possa ser ingerido de uma maneira equilibrada. Se você tem propensão ou já teve pedras urinárias, é aconselhável consultar um nefrologista.

Cuidados importantes

Se você já ouviu do médico que sofre com qualquer doença nos rins ou que tem propensão ao desenvolvimento de qualquer condição que afeta os rins, deve questionar o profissional a respeito de como deve ser a sua dieta para evitar o desenvolvimento desses problemas ou auxiliar o tratamento da doença em questão.

Durante essa conversa, você deve aproveitar para perguntar ao médico se a chia faz mal para os rins e como deve utilizá-la na sua alimentação, considerando as particularidades do seu caso, visando a boa saúde dos seus rins.

De acordo com informações, os primeiros sintomas de problemas nos rins costumam incluir a diminuição da quantidade de urina expelida, o inchaço exagerado nas pernas e o cansaço constante.

  Continua Depois da Publicidade  

Se você experimentar esses sintomas, deve procurar um médico para receber o diagnóstico e dar início ao tratamento apropriado, caso seja necessário. Entretanto, esses sintomas são raros e nem todos podem apresentar esses sinais.

Portanto, a melhor maneira de checar a saúde dos rins – e de todo o organismo – é fazer consultas médicas regulares e realizar aqueles exames de rotina que os médicos costumam pedir como o de urina e o de sangue ou um ultrassom ou tomografia computadorizada, caso o profissional julgar necessário.

Esses exames são especialmente importantes para aqueles pacientes que sofrem com doenças como diabetes e pressão arterial alta, são idosos ou têm histórico de insuficiência renal na família, já que eles sofrem com um risco mais elevado de desenvolver alterações nos rins.

Vídeo: Hábitos perigosos para os rins

Confira os vídeos a seguir para aprender mais sobre o que faz mal para os rins.

Vídeo: Piores alimentos para os rins

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que chia faz mal para os rins? Tem o costume de consumir chia na dieta? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

3 comentários em “Chia Faz Mal Para os Rins?”

  1. Fazia uso da semente da chia nas saladas porém depois de ler a reportagem vou pesquisar mais ,pois sou rins policisticos e neste caso pelo que entendi o recesso de proteína pode prejudicar.

    Responder
  2. Noto que ao consumir a chia urino mais vezes que o habitual pode ser a eliminação de impurezas?

    Responder