Tubérculos

10 Legumes Que Engordam

Quando alguém fala em problemas associados ao peso, é normal que venha à nossa mente a questão do peso em excesso provocado pelo consumo de muito fast food e doces.

Mas é preciso ter em mente que qualquer alimento pode contribuir para uma pessoa engordar se consumido em excesso, principalmente quando esta pessoa não pratica exercícios com regularidade para queimar essas calorias. É claro que os alimentos que possuem mais calorias têm maiores chances de provocar esse excesso de calorias diário e assim aumentar o peso corporal.

E é muito importante lembrar que por mais que muitas pessoas busquem a perda de peso, muitas querem aumentar de peso e têm dificuldade para engordar com saúde.

No contexto de emagrecimento, muitas pessoas se preocupam em não consumir tantos alimentos calóricos, mesmo que eles sejam saudáveis, como é o caso de alguns legumes que engordam. No contexto de ganho de peso, muitas pessoas querem saber justamente quais são esses alimentos saudáveis que podem ajudar a engordar de forma saudável.

Vamos analisar a seguir os legumes que possuem mais calorias e dessa forma podem ajudar você a montar a sua dieta levando isso em consideração.

10 legumes que engordam

Assim como uma pessoa que necessita emagrecer deve seguir uma dieta saudável, quem precisa engordar também deve seguir o processo de maneira saudável.

Os legumes que engordam podem ajudar porque além de oferecer um número mais elevado de calorias, que ajudam a aumentar o peso corporal, servem como fontes de nutrientes que o corpo necessita para funcionar corretamente.

Sem mais delongas, vamos finalmente conhecer alguns dos legumes que engordam (e outros alimentos naturais, como grãos e leguminosas) na lista abaixo:

1. Amendoim

Uma porção de 100 g de amendoim é composta por 567 calorias, enquanto uma xícara do alimento apresenta 828 calorias.

Principais nutrientes encontrados: fibras, gorduras saudáveis, carboidratos, proteínas, potássio, magnésio, ferro, vitamina A e vitamina E. 

2. Grão-de-bico

100 g de grão-de-bico cozidos são compostos por aproximadamente 385 calorias, ao mesmo tempo em que uma xícara do alimento cozido carrega 756 calorias.

Principais nutrientes encontrados: fibras, proteínas, carboidratos, cálcio, manganês, magnésio, fósforo, ferro, potássio, zinco, vitamina B1 e vitamina B6. 

3. Lentilhas

Ao comer uma porção com 100 g de lentilhas, você oferece cerca de 165 calorias ao seu organismo, por isso elas podem ser considerada um dos principais legumes que engordam. Já se a porção for correspondente a uma xícara, o total fornecido é de 323 calorias.

Principais nutrientes encontrados: carboidratos, fibras, ferro, cálcio, zinco, fósforo, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C.

4. Feijão preto

Uma porção com 100 g de feijão preto cozido contêm 132 calorias enquanto uma xícara do alimento apresenta 227 calorias.

Principais nutrientes encontrados: carboidratos, proteínas, fibras, manganês, magnésio, ferro, fósforo, potássio e vitamina B1.

5. Soja

Uma porção de 100 g de soja cozinhada sem o acréscimo de gordura apresenta 172 calorias ao mesmo tempo em que uma xícara do alimento é composta por 310 calorias.

Principais nutrientes encontrados: carboidratos, proteínas, fibras, cálcio, potássio, ferro, fósforo, magnésio, vitamina C e vitamina K. 

6. Batata

Uma batata grande assada apresenta 346 calorias. Já 100 g do alimento trazem 149 calorias e uma porção correspondente a uma xícara é composta por 189 calorias.

Principais nutrientes encontrados: carboidratos, fibras, potássio, fósforo, magnésio, potássio, vitamina B1, vitamina B6 e vitamina C. 

7. Batata doce

Ao ser preparada cozida, 100 g de batata doce rendem 112 calorias, ao mesmo tempo em que uma porção equivalente a uma xícara do alimento oferece 229 calorias ao organismo.

Principais nutrientes encontrados: carboidratos, fibras, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, manganês, vitamina B3, vitamina B6 e vitamina C.

8. Mandioca

Um prato com 100 g de mandioca cozida possui 173 calorias, enquanto uma porção correspondente a uma xícara do alimento cortado em formato de cubinhos apresenta 237 calorias. Esses valores colocam a mandioca entre os principais legumes que engordam de forma saudável.

Principais nutrientes encontrados: carboidratos, fibras, potássio, cálcio, magnésio, manganês, vitamina B1 e vitamina C.

9. Mandioquinha (batata baroa)

100 g de mandioquinha apresentam aproximadamente 121,5 calorias enquanto uma porção equivalente a uma xícara do alimento contém 170 calorias.

Principais nutrientes encontrados: carboidratos, fibras, fósforo, potássio, manganês, vitamina A, vitamina B1, vitamina B3 e vitamina C. 

10. Inhame

Uma porção de uma xícara de inhame cozido com sal é composta por 158 calorias. Por sua vez, 100 g do mesmo alimento trazem 116 calorias, o que o deixa entre os 10 legumes que engordam da nossa lista.

Principais nutrientes encontrados: carboidratos, fibras, potássio, zinco, fósforo, manganês, magnésio, vitamina B1, vitamina B6 e vitamina C.

Você tem o costume de consumir estes legumes que engordam de forma saudável em sua dieta? Quais são os seus preferidos? Sua ideia é utilizá-los ou evitá-los? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 3,71 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Rosangela Aparecida De Souza nunes

    Boa noite !sou magra de mais so diabética será que poço comer estes alimento para engordar

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*