Antioxidantes, fibras, proteínas, manganês, magnésio, ferro, fósforo, potássio, cálcio, zinco, cobre, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina D e vitamina E são alguns dos compostos e nutrientes que podem ser encontrados na composição das sementes de chia.
Com um perfil nutricional chamativo como esse, as sementes de chia podem aparecer como um alimento saudável dentro da dieta, desde que não se tenha algum tipo de restrição a elas ou ao seu conteúdo, obviamente.
Mas será que a chia pode aparecer em dietas low carb ou alimentações livres de glúten?
A chia tem carboidrato?
Os carboidratos funcionam como uma das principais fontes de energia para o organismo humano, entretanto ainda assim existem pessoas que seguem as chamadas dietas low carb, com corte ou diminuição na quantidade de carboidratos que é consumida nas refeições.
A adesão a esse tipo de dieta pode acontecer por motivos de saúde ou com o objetivo de estimular uma diminuição no peso corporal.
Para quem segue um programa alimentar low carb, vale a pena saber se a chia tem carboidrato para descobrir se pode aproveitar ou não os nutrientes do alimento em sua dieta.
Pois bem, de acordo com informações da mestra em nutrição humana Adda Bjarnadottir, as sementes de chia apresentam uma quantidade significativa de carboidratos.
IMPORTANTE: A mestra em nutrição humana também destacou que a maioria desses carboidratos – mais de 80% – aparece na forma de fibras insolúveis.
Isso significa que, dos carboidratos que aparecem na embalagem de sementes de chia pura, 80% não devem ser considerados como carboidratos clássicos, no sentido que não são absorvidos e não provocam aumentos no açúcar do sangue.
Vale lembrar que as fibras são conhecidas como um nutriente que diminui a digestão de carboidratos e de todo o bolo alimentar. Isso está associado ao emagrecimento e melhor controle da diabetes.
Mas qual será a quantidade de fibras que pode ser encontrada em diferentes tipos e porções da chia? É isso o que você confere na lista a seguir, preparada a partir de informações dos portais que disponibilizam dados nutricionais a respeito de uma série de comidas e bebidas:
1. Sementes de chia da marca Sabor da Terra
- 1 colher de sopa ou 15 g: 4,3 g de carboidratos;
- 30 g: 8,6 g de carboidratos;
- 100 g: aproximadamente 28,5 g de carboidratos.
2. Sementes de chia da marca Ceifeiro
- 1 colher ou 6 g: 0,7 g de carboidratos;
- 30 g: 3,5 g de carboidratos;
- 100 g: aproximadamente 11,5 g de carboidratos.
3. Sementes de chia da marca Natural Life
- 2 colheres de sopa ou 25 g: 11 g de carboidratos;
- 30 g: 13,2 g de carboidratos;
- 100 g: 44 g de carboidratos.
4. Sementes de chia da marca Vitalin
- 1 ½ colheres de sopa ou 15 g: 6 g de carboidratos;
- 30 g: 12 g de carboidratos;
- 100 g: 40 g de carboidratos.
5. Sementes de chia da marca Lugen
- 1 colher de chá ou 6 g: 0,72 g de carboidratos;
- 30 g: aproximadamente 3,5 g de carboidratos;
- 100 g: 12 g de carboidratos.
6. Chia em grãos da marca Jasmine
- 1 ½ colheres de sopa ou 15 g: 6 g de carboidratos;
- 30 g: 12 g de carboidratos;
- 100 g: 40 g de carboidratos.
7. Chia em grãos da marca Vitalin
- 1 ½ colheres de sopa ou 15 g: 5 g de carboidratos;
- 30 g: 10 g de carboidratos;
- 100 g: aproximadamente 33,5 g de carboidratos.
8. Farinha de chia da marca Mãe Terra
- 1 colher de sopa ou 15 g: 1,1 g de carboidratos;
- 30 g: 2,2 g de carboidratos;
- 100 g: aproximadamente 7,5 g de carboidratos.
Atenção
Não submetemos os diferentes tipos e porções de sementes de chia apresentados acima a análises nutricionais, simplesmente reproduzimos as informações disponibilizadas.
Como a quantidade de carboidratos pode variar de marca para marca das sementes de chia, aconselhamos que você sempre cheque a tabela nutricional presente na embalagem das sementes se chia que você adquirir para conferir qual é a sua quantia de carboidratos.
E será que a chia tem glúten?
Agora que já vimos se a chia tem carboidrato e conhecemos o teor do nutriente que pode ser encontrado em diferentes versões do nutriente, vamos descobrir se o alimento contém ou não o glúten na sua composição.
Pessoas que sofrem com a doença celíaca ou com a sensibilidade ao glúten não podem ingerir a substância em suas refeições. Existem ainda aqueles que decidiram excluir o glúten da sua alimentação, mesmo sem sofrer com essas condições.
Para todos esses, é necessário saber se a chia tem glúten para não errar na hora de preparar ou comprar os pratos que serão consumidos em suas refeições.
Pois bem, naturalmente, as sementes de chia são um alimento sem glúten. Tanto que a chia é um dos alimentos permitidos dentro de uma dieta sem glúten.
Entretanto, para quem não pode ou não deseja ingerir o glúten em suas refeições, é fundamental checar a embalagem da chia que adquirir, em qualquer uma de suas versões, para verificar se não há alguma informação que indique a presença da substância no produto.
Por exemplo, existe o risco da chamada contaminação cruzada com o glúten, algo que pode ocorrer quando alimentos sem a substância são fabricados, embalados ou armazenados no mesmo ambiente ou equipamento em que alimentos com o glúten.
A presença dos ingredientes: gérmen de trigo, proteína hidrolisada de trigo, avena sativa, triticum aestivum, triticum vulgare, hordeum vulgare, secale cereale, extrato de malte, aminoácidos de trigo, proteína vegetal hidrolisada, ciclodextrina, dextrina e maltodextrina na lista de ingredientes de um produto indica ou pode indicar (no caso dos quatro últimos) que há a presença do glúten no produto em questão.
Vídeos: Benefícios e receitas com chia
Veja como comer chia da forma certa, erros comuns e dicas da nossa nutricionista. Aproveite para se inscrever no nosso canal com um rápido clique no botão abaixo: