Cientistas Criam Super Sopa que Ajuda a Controlar o Apetite

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Você provavelmente já deve estar careca que saber que parte do processo de perda de peso é diminuir a quantidade de comida e o número de calorias consumidos. Mas como fazer isso sem deixar o organismo faminto? Como controlar o apetite para que seja possível resistir àqueles lanchinhos que a gente costuma fazer quando a fome bate bem na metade do dia?

Veja também: Como Perder o Apetite Naturalmente – 15 Dicas e 30 Alimentos

Pois bem, ao que tudo indica, cientistas de um grupo de estudos chamado Projeto Satin, que é um diminutivo para Satiety Innovation (Inovação na Saciedade, em inglês) e envolve sete universidades europeias e 11 empresas da área de alimentos, conseguirem desenvolver uma sopa que promete ser capaz de trazer esse efeito.

Tudo isso graças a um ingrediente, um amido resistente que demora mais tempo para ser quebrado no intestino delgado e desse modo promove uma considerável sensação de saciedade no organismo, controlando o apetite e evitando o surgimento daquela vontade louca de comer.

Veja também: Por Que as Sobras do Macarrão Podem Fazer Bem Para Você

Ao não ser quebrado no intestino delgado, região onde acontece a maior parte do processo de digestão, esse amido resistente será digerido organismo somente quando alcançar o intestino grosso.

Depois de digerido, o ingrediente libera pequenas cadeias de ácido graxo e o intestino envia a mensagem ao cérebro de que o corpo está satisfeito.

De acordo com a revista New Scientist, os primeiros experimentos realizados com a tal sopa sustentadora indicaram que ela realmente pode ajudar a reduzir a quantidade de alimento que uma pessoa come.

Entretanto, ainda é cedo para bater o martelo e determinar qualquer tipo de conclusão, tendo em vista que o resultado completo da pesquisa ainda não foi divulgado.

Veja também: 10 Receitas de Sopas Light Gostosas e Fáceis de Fazer

Esse amido usado na preparação da sopa também é encontrado em alimentos como ervilha, feijão, além de ser formado na batata, no arroz e no macarrão quando esses três últimos esfriam depois de terem sido preparados na cozinha.

A expectativa é que o produto seja colocado à venda e que o produto seja vendido não somente em forma de sopa, mas também como iogurte, pão, batida e molho.

No entanto, vale registrar aqui que a sopa pode trazer alguns efeitos colaterais como indigestão e flatulência.

Veja também: Como o amido resistente da banana verde pode de ajudar

Criação não é unanimidade no mundo acadêmico

Por mais que aparente ser uma boa solução para quem precisar diminuir a quantidade de alimento que come, a criação da sopa saciadora não é vista com bons olhos por todos os integrantes do mundo acadêmico.

Exemplo disso é o professor Stephen Bloom, da Faculdade Imperial de Londres, na Inglaterra. Para ele, alimentar-se com comidas processadas não é a resposta para acabar com o problema da obesidade.

“Comer alimentos naturais é mais barato e mais eficiente”, afirmou o acadêmico.

Por outro lado, ao sair em defesa do projeto no qual está inserido, o professor Jason Halford, da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, disse que o problema é que as pessoas não têm consumido os alimentos naturais, como sugeriu Bloom.

“Mas se nós pudermos desenvolver comidas processadas que são saudáveis e beneficiam o controle do apetite, nós podemos fazer um impacto positivo na vida das pessoas”, rebateu.

Gosta da ideia de uma sopa para emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário