Prática de Exercícios Intensos Pode Cortar o Apetite por Comidas Gordurosas

atualizado em

A prática regular de exercícios reduz o apetite por alimentos gordurosos, sugere uma nova pesquisa.

A pesquisa britânico descobriu que os altos níveis de atividade física agiam como um “amortecedor” – evitando os desejos por comidas não saudáveis.

Os cientistas disseram que as descobertas sugerem que aqueles que aumentaram sua prática de exercícios eram menos propensos a se sentir tentado por junk food.

O estudo, liderado pela Universidade de Leeds, rastreou 180 indivíduos em laboratório.

Em primeiro lugar, foram medidos os níveis de aptidão cardiorrespiratória, a composição corporal e as taxas metabólicas deles, sendo os participantes classificados em níveis de atividade elevados, moderados ou baixos.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso foi seguido por dois dias intensivos no laboratório, onde seu apetite, gostos e níveis de saciedade foram acompanhados ao longo de um dia comendo.

Em geral, o grupo das pessoas mais ativas achava os alimentos gordurosos 10 a 15% menos desejáveis do que as que não se exercitavam, segundo o estudo.

O pesquisador Dr. Graham Finlayson disse: “Esse é o primeiro estudo que analisa os desejos das pessoas por comida e o valor da recompensa da comida.”

“O que descobrimos é que há uma relação clara entre a quantidade de atividade física, de moderada a intensa – aumentando a sua frequência cardíaca e acumulando suor -, e o desejo de comer alimentos ricos em gordura”.

  Continua Depois da Publicidade  

“As pessoas que fizeram menos exercícios viam os alimentos ricos em gordura como mais gratificantes, enquanto aqueles que fizeram mais os achavam menos atraentes”, disse ele.

Os resultados foram apresentados no Congresso Europeu sobre Obesidade, no Porto, em Portugal.

Os pesquisadores, no entanto, afirmaram que o estudo não poderia provar que os níveis de atividade física tiveram um impacto direto no apetite, já que os resultados foram apenas observacionais.

“Podemos especular que as pessoas que já recebem sua recompensa diária e prazer do exercício são menos propensos a sucumbir à tentação de alimentos gordurosos”, afirmou o Dr. Finlayson. “As pessoas estão procurando obter uma certa quantidade de recompensa em suas vidas, e você pode obtê-la de diferentes formas.”

Já Steven Ward, executivo-chefe da ukactive, disse: “Sabemos que a atividade física é a chave para o controle do peso, queimando calorias, mas é uma vantagem interessante saber que praticar exercícios significa que seja menos provável que você assalte a geladeira mais tarde”.

  Continua Depois da Publicidade  

Você sente que a prática de exercícios intensos realmente diminui o desejo por alimentos gordurosos? Como isso funciona no seu organismo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário