Banana verde e emagrecimento

Farinha de Banana Verde Emagrece? Benefícios, Como Fazer e Dicas

A farinha de banana verde tem atraído a atenção de muita gente que procura dietas inovadoras para ajudar no emagrecimento. Essa farinha possui alto valor nutritivo, já que preserva elementos que se perderiam ao longo do amadurecimento da banana. Seu consumo é fácil e rápido, já que a farinha é desidratada e, por isso, bem mais concentrada que a banana in natura. Com o devido cuidado e criatividade, a farinha de banana verde emagrece e pode ser adicionada à sua alimentação.

Propriedades da Farinha de Banana Verde

Em primeiro lugar, muita gente se pergunta por que a farinha precisa ser da banana verde. Essa curiosidade é, na verdade, a chave para entender os efeitos da farinha no organismo. A ideia de usar a banana verde se deve ao fato de que ela possui muitas propriedades que se perderiam no amadurecimento.

O mais importante componente que se perderia ao longo do amadurecimento é o amido resistente. Esse tipo de amido resiste por mais tempo à digestão e, dessa forma, fornece saciedade e baixos níveis de açúcar. Quando a banana amadurece, esse amido se perde, transformando-se em elementos calóricos.

Estudos apontam, ainda, que a banana verde garante o bom desenvolvimento da flora intestinal, garantindo um bom funcionamento desse importante órgão. Isso resulta em maior regularidade nas evacuações, mas também em outros aspectos. Como é no intestino que são produzidas muitas das células que atuam na defesa do organismo, há também um ganho na imunidade.

A capacidade da banana verde de estimular o crescimento da mucosa estomacal também foi verificada em estudo publicado no British Journal of Pharmacology. A mucosa estomacal bem desenvolvida ajuda na prevenção e no tratamento de úlceras e gastrites.

Com tantas propriedades benéficas comprovadas, a banana verde se tornou um elemento extremamente desejável para a nutrição diária. Como o seu sabor é desagradável, consumi-la na forma de farinha é a alternativa mais adequada.

A Farinha de Banana Verde Emagrece?

Existem evidências suficientes para acreditar que a farinha de banana verde emagrece mesmo. Não é recomendável esperar milagres, mas sem dúvida é possível obter resultados impressionantes se o consumo for acompanhado de uma dieta balanceada e de atividade física regular.

A propriedade da banana verde que provoca o emagrecimento é a sua concentração de amido resistente. Esse amido resiste à digestão por muito tempo, e só é de fato digerido no intestino grosso. Dessa forma, fica reduzida a absorção de açúcares pelo corpo, o que por si só é um fator que nos permite afirmar que a farinha de banana verde emagrece.

Mas os benefícios do amido resistente não param por aí. Por resistir à digestão por muito tempo, esse tipo de amido prolonga a sensação de saciedade, ajudando quem procura comer menos. Além disso, como o amido resistente garante o bom funcionamento do intestino, o organismo ganha uma maior regularidade no seu funcionamento, o que sem dúvida facilita a perda de peso.

O amido resistente também é capaz de bloquear uma complexa reação hormonal que, geralmente, favorece a acumulação de gordura. Quando o corpo humano absorve açúcares, o pâncreas é estimulado a produzir insulina cada vez mais. A insulina é necessária para o processamento do açúcar, mas possui o efeito colateral de estimular a acumulação de gordura.

O amido resistente é capaz de quebrar esse ciclo, já que diminui a absorção de açúcar, que por sua vez diminui o estímulo indireto ao acúmulo de gordura através da insulina.

Outros Benefícios da Farinha de Banana Verde

A farinha de banana verde traz, ainda, outros benefícios à saúde.

Já que o amido resistente diminui o estímulo à produção de insulina, o organismo exige menos trabalho do pâncreas, que fica dessa forma preservado. Diminui-se, assim, a chance de adquirir diabetes ao longo da vida, uma doença que vem atingindo cada vez mais pessoas.

A farinha de banana verde emagrece e também ajuda a controlar os níveis do colesterol ruim (LDL), favorecendo a prevenção e o controle de doenças cardiovasculares. Esse controle também ajuda a evitar os temidos infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Cuidados Necessários

Alguns cuidados são necessários no consumo da farinha de banana verde. Em primeiro lugar, deve-se consumir no máximo duas colheres de sopa da farinha por dia. O excesso é prejudicial, em primeiro lugar, porque pode provocar prisão de ventre. Além disso, pode ser um grande erro para quem procura emagrecer, já que em excesso a farinha de banana verde engorda.

Recomenda-se, também, grande ingestão de água ao longo do dia. A hidratação garante o bom funcionamento do organismo e é especialmente necessária para quem consome alimentos desidratados, como é o caso desta farinha.

Já que a farinha é desidratada, é importante também guardá-la em potes adequados, para que se mantenha seca e preserve as propriedades benéficas. Além disso, é preciso respeitar o prazo de validade e consumi-la em até vinte dias.

Como Fazer a Farinha de Banana Verde

É possível comprar a farinha de banana verde em lojas especializadas em alimentação saudável, mas uma opção econômica e prática é fazer a farinha em casa. O único ingrediente necessário é a banana verde, de modo que a receita é simples e muito barata.

Em primeiro lugar, procure comprar bananas verdes (dê preferência à banana prata). Então, fatie as bananas em rodelas e leve ao forno em temperatura baixa. A ideia não é queimar as bananas, mas desidratá-las. Quando elas estiverem bem secas, retire do forno e deixe esfriar.

Depois de frias, as bananas devem ser trituradas num processador ou liquidificador e peneiradas para obter a farinha na espessura desejada. Quanto mais fina, mais fácil é de combinar com outros ingredientes, sobretudo em bebidas.

Dicas de Combinação

Para acrescentar a farinha de banana verde na alimentação diária é preciso ter criatividade e flexibilidade. O ideal é tentar acrescentar a farinha a alimentos consumidos diariamente, o que pode ser feito usando a farinha como parte da preparação de massas, bolos e pães.

As possibilidades, porém, são muitas. Há quem acrescente a farinha de banana verde a variadas sopas, combinando dois alimentos adequados para quem procura emagrecer. Uma outra possibilidade prática é misturar a farinha de banana verde em sucos ou em bebidas lácteas, tomando o devido cuidado de não exagerar nas calorias.

Você já conhecia a farinha de banana verde? Já provou alguma vez? Como é o seu gosto, dá para adicioná-la em que tipo de receitas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. luciene francisca cardoso

    Ha farinha de banana verde ela nao tem um gosto muito agradavel nao?.Mais da para ser consumida no iogurte e na comida sem problema,

  2. Costumo adicionar a farinha a sopas e mingaus. Ela passa despercebida.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*