Fumar Faz Você Perder Peso?

Especialista da área:
atualizado em 08/07/2019

Você deve ter ouvido rumores de que muitas atrizes e modelos fumam para perder peso. A mídia normalmente fotografa as celebridades mais populares fumando nos lugares mais chiques de Hollywood, o que apenas parece reforçar esse argumento. Então a pergunta é, fumar faz você emagrecer?  Se sim, como funciona?

  Continua Depois da Publicidade  

A resposta curta para essa pergunta é sim, mas com efeitos colaterais que podem afetar negativamente sua saúde e fazer que você ganhe peso quando envelhecer. Além disso, a razão pela qual fumar faz você perder peso é péssima, e não faz sentido considerar isso como um motivo para continuar fumando.

Ficar o dia inteiro sem comer ou consumir medicamentos pesados também podem fazer você emagrecer, mas a que custo? Vamos examinar algumas maneiras que o cigarro faz você a perder peso e ver quais são os efeitos no seu corpo.

Cigarros Danificam Suas Papilas Gustativas

Quando você fuma, o alcatrão e a nicotina cobrem suas papilas gustativas e diminuem sua habilidade de funcionar do modo correto.  Isso faz com que sinta que a comida está sem gosto. A comida sem sabor é menos apetitosa, tornando mais difícil que você coma por prazer. Como resultado, você passa a comer apenas para afastar a fome ao invés de aproveitar a comida.

Em vez de matar suas papilas gustativas para fazer você comer menos, você pode começar a tentar controlar suas porções.  Comida faz bem com moderação, então vá em frente e aproveite todos os sabores que a vida tem a oferecer. Usar pratos menores, utensílios menores e fazer porções de comida antes de servir são ótimas estratégias para comer menos (o que é necessário se quer perder peso rápido) sem ficar viciado em nicotina.

Nicotina é um Supressor de Apetite

Foi demonstrado que a nicotina é um supressor de apetite. Portanto, quanto mais fumar, menos fome você vai sentir.  Quando fica com fome e come, suas papilas vão ser menos eficazes, então vai comer apenas até a fome sumir. Tome cuidado para nunca entrar em modo de desnutrição.

Felizmente, existem muitos outros supressores de apetite naturais hoje em dia, e inclusive estratégias para naturalmente diminuir o apetite. Você não tem que pegar um cigarro para parar com os desejos por comida. Ao invés disso, você pode mudar determinados hábitos ou até ir a qualquer loja de alimentos saudáveis e escolher suplementos e alimentos que vão ter o mesmo efeito para a sua perda de peso.

Fumar Acelera seu Metabolismo

O que realmente acontece é que o cigarro faz com seus batimentos cardíacos acelerem.  Quando seus batimentos cardíacos aceleram, seu corpo queima mais calorias para gerar a energia necessária para manter o sangue fluindo na taxa exigida.  Essa queima de calorias adicionais não é tão grande quanto você pensa – pessoas que fumam muito apenas queimam cerca de 200 calorias a mais por dia.

Sem pegar o hábito de fumar, você pode queimar 200 calorias extras em uma caminhada rápida ou simplesmente escolhendo opções mais saudáveis no café da manhã ou almoço. Tomando menos refrigerante e bebendo mais água, ou mudando para o molho de salada light são maneiras que você pode excluir calorias adicionais, sem começar um hábito caro e perigoso como fumar.

Embora fumar possa à primeira vista te ajudar a perder peso, você pode conseguir o mesmo resultado com métodos menos perigosos. Fumar pode causar muitos problemas à saúde, então é melhor usar outros métodos para alcançar seus objetivos de perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Se você quer aumentar seu metabolismo de uma maneira saudável, deve seguir uma dieta de 6 refeições por dia, praticar atividade física e escolher melhor seus alimentos. Fique longe do cigarro e estará fazendo um enorme bem a si mesmo.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você é fumante? Acabou perdendo peso, ou conhece alguém que fuma e surpreendentemente emagreceu? Comente abaixo essa história!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (41 votos, média 4,05)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

46 comentários em “Fumar Faz Você Perder Peso?”

  1. tbm estou na dieta do joao… o unico problema e viciar no medicamento citado… ( crack )….
    Mais realmente perdi peso….. dificil foi perder a familia e grana junto…

    Responder
  2. Eu fumo e é tudo mentira que o cigarro diminui o apetite, me alimento normal e até exagero as vezes por causa do cigarro, quando fumo muito não aguento o gosto que fica na boca e como para disfarçar o gosto, tenho amigos que fumam há muito mais tempo que eu e são enormes de gordos, se você para de fumar e engorda, é porque come exageradamente e não porque parou de fumar.

    Responder
  3. O cigarro ajuda a perder peso para quem já tem metabolismo acelerado. No meu caso, q tenho resistência a insulina e mecanismo lento, não é tão fácil assim. Fumo há mais de 25 anos e estou sempre na luta contra a balança. Estou com 79 kgs, medindo 1,60. Chegueu a pesar 86. Atualmente emagrecendo de forma saudável, com reeducação alimentar e praticando exercícios físicos diariamente. Diminui bastante a quantidade de cigarros fumados por dia. Cheguei a fumar 2 carteiras, hj fumo de 6 a 10 cigarros. Inclui na minha alimentação mais frutas e legumes. Principalmente as que possuem antioxidantes, para combater os efeitos do cigarro e prevenir o envelhecimente precoce. Como bastante frutas, no café, almoço, lanche e pós treino, tem me ajudado a emagrecer, perdi 3 kgs em duas semanas de dieta. Mudei tbm radicalmente meu consumo de carboidratos. Troquei o carboidrato ruim pelo bom. Batata branca pela batata doce, arroz branco pelo integral, diminui bastante o consumo de embutidos e frituras. No fim de semana, me permito um ou outro, mas com moderação. Sinceramente, não pretendo parar de fumar ainda, mas faço o que posso para amenizar os efeitos negativos do tabaco sobre a minha saúde. Tenho feito isso há mais de 5 anos e tem funcionado. Meus examoes estão sempre dentro da normalidade, não tenho problemas com folego, pois pratico caminhadas e corrida. Mas um dia eu paro de vez. Só não hoje! Ele não emagrece, mas se parar vc engorda.

    Responder