Coleus

Coleus Forskohlii: Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Coleus Forskohlii é uma planta tropical nativa do Sul da Ásia e é usada na medicina tradicional indiana há séculos para tratar doenças cardíacas, pulmonares e para aumentar a força. Recentemente, a planta ganhou popularidade como um suplemento alimentar. Entre seus benefícios apresentados em pesquisas estão a saúde cardiovascular, melhora da atividade de queima de gordura, tratamento do glaucoma, relaxamento muscular e melhora da atividade da tireoide. Continue lendo para descobrir para que serve essa planta.

Benefícios do Coleus Forskohlii

Segundo alegações, a Coleus Forskohlii possui muitos benefícios. Enquanto alguns deles são comprovados, outros são apenas rumores. Vamos ver quais são os verdadeiros benefícios dessa planta.

  • Asma 

Dois estudos clínicos descobriram que o forskolin, a substância ativa do Coleus Forskohlii, pode ser benéfico para o tratamento da asma. O forskolin age como um estabilizador das células que liberam histamina, e também relaxa o tecido muscular.

  • Saúde do Coração

Os benefícios cardiovasculares do Coleus Forskohlii são os mais usados na medicina tradicional, e também é um dos que recebeu mais pesquisas. Esses estudos mostraram resultados positivos: pacientes que tomavam o extrato da planta tinham uma saúde cardíaca melhor, diminuição da pressão sanguínea e aumento de transporte de oxigênio.

  • Perda de Gordura

Um dos maiores motivos para a procura desse suplemento, e de muitos outros, é pela possibilidade de ajuda na perda de gordura. Não há muitos estudos sobre o efeito do Coleus Forskohlii na perda de peso. Em um dos poucos estudos, com mulheres acima do peso, o Coleus Forskohlii aumentou a capacidade natural das pacientes de queimar gordura, o que faria da planta um bom suplemento para perda de peso. Entretanto, um outro estudo, também com mulheres acima do peso, mostrou que o suplemento não causava perda de peso, embora diminuísse o ganho de peso em relação ao grupo de placebo.

Como é possível perceber, os estudos sobre o Coleus Forskohlii e perda de peso ainda se mostram um pouco contraditórios, o que causa a necessidade de mais estudos para que esse benefício possa ser comprovado ou descartado.

  • Saúde dos Olhos

Outro possível benefício do Coleus Forskohlii é a melhora na saúde dos olhos, especialmente no tratamento do glaucoma. A planta reduz a pressão no olho, frequentemente associada ao glaucoma e que causa danos ao nervo ótico. Estudos clínicos mostram que pessoas que sofriam de pressão intraocular sentiram um alívio ao tomar o extrato de Coleus Forskohlii.

  • Benefícios em Potencial

Mais estudos são necessários para entender para que serve o Coleus Forskohlii e quais são seus benefícios. Há alegações de que a planta pode ser usada contra alergias, falha cardíaca, câncer, hipertensão, síndrome do intestino irritável, cólicas menstruais, psoríase e dor na bexiga. Esses efeitos não são comprovados cientificamente, e portanto, deve-se tomar cuidado antes de pensar em tomar a planta nesses casos.

Efeitos Colaterais do Coleus Forskohlii

o Coleus Forskohlii é considerado seguro. Os efeitos colaterais mais comuns incluem dores de cabeça, arritmia cardíaca (batimento cardíaco irregular) e baixa pressão arterial, além da possibilidade de alergia.

Contraindicações

O Coleus Forskohlii deve ser evitado em casos de úlceras ou refluxo gastrointestinal devido ao potencial de causar um aumento de ácido estomacal. Não se sabe se é seguro tomar o extrato da planta durante a gravidez ou amamentação, portanto é melhor evitar. Pacientes com rim policístico também devem evitar o extrato, pois ele pode causar aumento dos cistos, assim como pacientes com diabetes, já que o suplemento pode elevar os níveis de açúcar no sangue e níveis lipídicos.

Há preocupações de que o forskolin possa interferir com o tratamento de doenças cardíacas, piorando-as. Se você tem algum problema cardíaco, use o forskolin com cuidado, tomando doses mais baixas.

Se você vai fazer alguma cirurgia, pare o uso do extrato de Coleus Forskohlii pelo menos 2 semanas antes da data. Devido à sua ação anticoagulante, o forskolin pode aumentar o sangramento durante e após a cirurgia.

Interações Medicamentosas

Essa erva não deve ser tomada em conjunto com medicamentos para hipertensão, já que também possui a capacidade de diminuir a pressão arterial, podendo fazer com que sua pressão arterial abaixe demais. Também não deve ser consumida em conjunto com medicamentos que aumentam a circulação de sangue no coração, já que a planta possui o mesmo efeito, podendo causar tonturas.

Também é preciso tomar cuidado com a interação com medicamentos anticoagulantes. Novamente, a planta possui o mesmo efeito, o que pode aumentar a chance de sangramentos. Vale a pena lembrar que medicamentos comuns como aspirina, diclofenaco e ibuprofeno possuem efeito anticoagulante, portanto deve-se tomar cuidado ao tomar qualquer um deles, ou outros anticoagulantes, ao mesmo tempo que o Coleus Forskohlii.

Para outros medicamentos, consulte seu médico para ter certeza de que reações adversas não serão causadas pela interação com o extrato de Coleus Forskohlii.

Como Tomar Coleus Forskohlii

Nas pesquisas, os pesquisadores usaram doses entre 25 e 300 mg diários. Infelizmente, não há uma regulação das doses ou um padrão, portanto procure por um produto com pelo menos 10% de forskolin e tome de 100 a 250 mg diariamente, divididos em duas ou três vezes.

Você conhece alguém que já tomou Coleus Forskohlii para algum dos benefícios relatados acima? Qual era, e qual foi o resultado? Você pensa em fazer o mesmo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (59 votos, média: 3,69 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Ao tomar o forskolim tenho de fazer uma dieta digam me obrigado

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*