Kate Middleton, 42 anos, mandou uma mensagem por vídeo para anunciar que concluiu a quimioterapia à qual se submeteu para tratar um câncer.
Ao lado do marido, o príncipe William, e dos três filhos do casal, a princesa de Gales falou que retomará a sua agenda de atividades públicas aos poucos.
“Não posso dizer a vocês o alívio que é finalmente completar meu tratamento de quimioterapia. Os nove últimos meses foram muito difíceis para nós como família. A vida como a conhecemos pode mudar em um instante, e tivemos que encontrar uma forma de navegar as águas agitadas”, celebrou.
Apesar de ter concluído a quimioterapia, Kate Middleton avisou: “Meu caminho para a cura e para a total recuperação é longo. No entanto, estou animada para voltar ao trabalho e ter alguns compromissos públicos nos próximos meses”, garantiu.
Desde que anunciou o câncer, a princesa de Gales só compareceu a dois eventos: o desfile de aniversário do rei Charles III, em junho, e o jogo final do torneio de tênis de Wimbledon, em julho.
“A jornada (de tratamento) de câncer é complexa, assustadora e imprevisível para todos, especialmente para as pessoas próximas. Com humildade, também nos coloca cara a cara com nossas próprias vulnerabilidades de uma forma que nunca consideramos antes, e com uma nova perspectiva sobre tudo”, refletiu.
Middleton seguiu: “Apesar de tudo o que aconteceu antes, entro nesta nova fase de recuperação com um renovado senso de esperança e apreciação pela vida. William e eu somos muito gratos pelo apoio que recebemos e tiramos grande força de todos aqueles que estão nos ajudando neste momento. A gentileza, empatia e compaixão de todos têm sido verdadeiramente dignificante”.
Diagnóstico
Kate Middleton descobriu o câncer no início deste ano, após uma internação para uma cirurgia no abdômen. O período em que ficou sem aparecer publicamente gerou uma onda de especulações sobre seu paradeiro e estado de saúde.
A princesa de Gales, então, postou um vídeo em março, em que esclareceu o diagnóstico e anunciou o início da quimioterapia. Ela falou a respeito da sua rotina diante da situação.
“Nos dias em que me sinto bem, é uma alegria participar da vida escolar, dedicar o tempo pessoal às coisas que me dão alegria e positividade, além de começar a fazer alguns trabalhos em casa”, explicou.
“Estou aprendendo a ser paciente, especialmente com a incerteza. Estou levando cada dia como ele vem, ouvindo meu corpo e me permitindo levar esse tempo necessário para me curar”, concluiu. O tipo de câncer de Kate Middleton ou o estágio da doença não foram revelados.