Como calcular o período fértil: que dia posso engravidar?

Especialista da área:
atualizado em 10/03/2021

Existe uma janela no ciclo menstrual que mostra que dia você pode ficar grávida: esse é o período fértil. Veja como saber o período fértil para evitar ou aumentar as chances de gravidez. 

  Continua Depois da Publicidade  

O período fértil de cada mulher é único. De fato, são vários fatores que influenciam no período fértil como por exemplo:

  • Duração do ciclo menstrual;
  • Nível de estresse;
  • Idade.
  • Uso de certos remédios à base de hormônios;
  • Mudanças hormonais;
  • Ciclos irregulares.

Aliás, se você está tentando engravidar, veja também o que acontece depois de parar de usar anticoncepcional.

Mas é possível prever qual é a provável janela de fertilidade do seu ciclo menstrual por meio de algumas técnicas. Confira quais são e descubra o seu período fértil.

Como saber o período fértil

janela fértil

O período fértil é o período de tempo que corresponde à ovulação. É apenas durante a ovulação que a mulher pode engravidar. Por isso, ter pelo menos uma estimativa da data da ovulação em cada mês é bastante útil para:

  • Evitar uma gravidez indesejada;
  • Ter mais chances de engravidar.

Existem algumas formas de saber o seu período fértil. Uma delas é monitorando o seu ciclo menstrual. A outra é comprando um kit de ovulação. E a última é observando sintomas característicos da ovulação no seu corpo.

Monitorando o ciclo menstrual

Antes de tudo, saiba que o cálculo da janela fértil é diferente para quem tem a menstruação regular ou irregular.

Caso 1: ciclo regular 

O ciclo menstrual tem uma duração média de 28 dias. Nesse exemplo, o período fértil é o período que ocorre aproximadamente 14 dias antes da próxima menstruação. 

Isso significa que se a sua menstruação está prevista para 28º dia de um mês, é provável que a ovulação ocorra no dia 14º do ciclo ou nas 24 horas seguintes. 

No entanto, considerando ainda esse exemplo, o período fértil é muito mais do que esses 2 dias e isso é culpa dos espermatozoides. Isso porque os espermatozoides podem sobreviver por até 5 dias no corpo da mulher. 

  Continua Depois da Publicidade  

Sendo assim, se você tiver relação sexual entre os dias 9º e 13º deste mês de exemplo.

Ou seja, no exemplo que acabamos de dar, o período fértil é a janela de fertilidade que acontece entre os dias 9º e 15º do mês usado no exemplo.

Caso 2: ciclo irregular 

De fato, o período acima pode mudar se o seu ciclo for mais curto ou mais longo do que 28 dias.

Nesse caso, é preciso marcar o primeiro dia da sua menstruação por vários meses em um aplicativo próprio para isso. Assim, ele poderá calcular a média de tempo do seu ciclo e a partir daí definir o seu período fértil mais provável. 

No caso de ciclos irregulares, por exemplo, considera-se o ciclo de maior duração e de menor duração e subtrai-se 14 dias da quantidade total de dias

Por exemplo:

  • Ciclo de menor duração (28 dias): 28 -14 = 14 
  • Ciclo de maior duração (35 dias): 35 -14 = 21 

Nos exemplos acima, o dia provável de ovulação é o 14º dia após o início da menstruação  no ciclo mais curto e o 21º dia após o início da menstruação no ciclo mais longo.

Sendo assim, é considerado o período fértil entre o 14º e o 21º dia após o início da menstruação

  Continua Depois da Publicidade  

Por quanto mais tempo você observar e anotar os dias da sua menstruação, mais seguro se tornará esse método

Existem outras formas de calcular como por exemplo: subtrair 11 do ciclo mais longo e 18 do ciclo mais curto ou então usar a média de dias. 

Como é mais difícil definir o período fertil em um ciclo irregular, converse com seu médico se surgir alguma dúvida.

Usando um kit de ovulação

Existem kits de ovulação semelhantes aos testes de gravidez. Cada kit vem com várias tiras em que você deve urinar. Porém, ao invés de saber se você está grávida, o teste mostra se você está ovulando.

No entanto, a menos que você queira gastar 30 tiras por mês, é interessante ter pelo menos uma ideia de quando será a sua janela fértil para não desperdiçar tantos testes.

Para isso, vale a pena monitorar os dias da sua menstruação e avaliar o tópico seguinte.

Ficando atenta aos sinais do corpo

Durante a ovulação, algumas mulheres notam mudanças significativas acontecem no nosso corpo. Por isso, se você prestar atenção nos sintomas abaixo, pode ser mais fácil determinar a sua janela de fertilidade:

  • Aumento da libido;
  • Cólicas na região pélvica e no abdômen;
  • Aumento leve na temperatura corporal basal;
  • Sensação de peso nas mamas;
  • Sensibilidade mamária;
  • Corrimento vaginal úmido, claro e escorregadio – como se fosse uma clara de ovo.

O ideal para saber o seu período fértil é combinar vários métodos. Quanto mais dados você tiver, maior é a chance de saber que dia é mais provável de você ficar grávida.

Se você está planejando engravidar, é provável que seu médico já tenha pedido para você tomar ácido fólico diariamente. Veja no vídeo abaixo a nossa nutricionista dando dicas sobre o uso do ácido fólico e mostrando se ele engorda:

Fontes e Referências Adicionais

Você acompanha o seu ciclo menstrual para saber quando vai ovular? Usa algum aplicativo para te ajudar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário