Como Começar a Comer Bem Para Emagrecer

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Talvez seu médico tenha dito que você precisa perder peso. Talvez você esteja cansada de ser a mais gordinha no seu grupo de amigas. Talvez você tenha acabado de ter seu primeiro filho e percebido que precisa estar ali enquanto ele cresce. Talvez você tenha acordado de manhã, olhado no espelho, e finalmente percebeu que é hora de começar a se cuidar.

Qualquer que seja sua razão para querer mudar e começar a comer bem, você não está sozinha! Todos os dias, milhares de pessoas tomam a decisão de começar a comer bem para emagrecer, perder peso de verdade… e todos os dias essas milhares de pessoas não têm qualquer plano ou ideia do que estão fazendo.

Primeiramente, tenha uma coisa em mente: Você é inteligente e sabe o que comida de verdade é, então pare de comer porcaria.

Você sabe o que comida de verdade é – coisas que crescem no chão, em uma árvore, que vêm do mar, correm na terra ou voam no ar. Carne, peixe, ovos, vegetais, frutas, castanhas, são ótimos exemplos de alimentos REAIS.

Além disso, você sabe quais alimentos são porcaria – alimentos que você pega em um drive-thru, uma máquina, caixa, saco ou embalagem. Se ela tem uma longa lista de ingredientes, provavelmente não é bom pra você. Se começou como comida de verdade e passou por catorze passos para chegar ao ponto em que você está prestes a comer, provavelmente não é bom para você.

Use essa informação e combine com esse mantra: “você não pode ir mais longe que seu garfo” – Quando você está tentando perder peso, se sentir saudável e entrar em forma, 80% (não é exagero) do seu sucesso ou falha vem de como você come.

Mudança Mental

Você deve comer mais alimentos reais. Você irá comer menos porcarias.

Não se preocupe com dietas detox, limpezas com sucos ou dietas rápidas que resultam em flutuações do seu peso e saúde. Essas são soluções inúteis que são vendidas em forma de pílulas, em anúncios na internet de DIETAS MILAGROSAS, e em lojas de alimentos saudáveis super caras.

Você é Mais Inteligente Que Isso

Pequenas mudanças produzem grandes resultados. Você precisa determinar por si mesma qual a probabilidade de sucesso dependendo de quantas mudanças de uma vez você pode lidar: Algumas pessoas podem ajustar tudo o que comem radicalmente de um dia para o outro sem qualquer efeito colateral. Outras pessoas nem sonhariam em desistir de certos alimento e ficam extremamente irritadas quando passam alguns dias sem ele.

Decida que método é melhor para você baseado em quão radical é a mudança que você quer. Apenas não exagere – pequenos sucessos permanentes vencerão grandes falhas ambiciosas sempre.

Compromisso Com a Mudança

Se você só está comendo melhor porque alguém mandou ou porque você acha que deveria (mas não tem um motivo de verdade)…cada dia que você se priva dos seus alimentos favoritos parecerão tortura – você irá falhar miseravelmente.

Ao invés disso, veja as mudanças que você está fazendo na sua dieta como pequenos passos a caminho de uma vida melhor. Você não está se privando de alimentos não saudáveis porque quer sofrer, mas porque quer uma vida melhor, uma existência mais feliz e/ou porque você quer dar um bom exemplo aos seus filhos.

É hora de desistir daquela gratificação instantânea que você consegue ao comer um donut, um pacote de batatas fritas ou seis fatias de pizza.

Ninguém é Escravo do Seu Paladar

Você TEM uma escolha: Pare de deixar que as indústrias de alimentos, que fizeram todos esses alimentos não saudáveis para que fossem viciantes, te tenham como refém!

Não estamos buscando gratificação instantânea. Estamos buscando uma vida longa cheia de vitórias.

Entendendo o Déficit de Calorias para Perder Peso

Se você está interessada em comer bem para perder meio quilo por semana, você precisa comer 500 calorias a menos por dia (ou queimar 500 calorias a mais por dia). Seu déficit de 500 calorias por dia deve vir de uma combinação de mais exercícios e menos ingestão de calorias, mas vamos dizer que por hoje você vai focar em comer 500 calorias a menos por dia.

Quantidade de Calorias

Uma vez que você aprendeu quantas calorias você está consumindo e o que comer para emagrecer, você irá começar a ver alguns quilos desaparecerem, mas é apenas um passo na direção certa. Esperançosamente isso não será um choque para você, mas 2000 calorias de cookies não dão ao seu corpo a mesma energia que 2000 calorias de carne, vegetais e frutas dão.

Nem todas as calorias são iguais!

Seu corpo digere certos tipos de nutrientes de forma diferente, usando-os para todos os tipos de funções do corpo: construção de músculos, transporte de nutrientes, dando energia a vários órgãos ou músculos, ou armazenando energia como gordura para uso posterior. Vamos dar uma olhada a como compor uma refeição básica:

Proteína: Quando você se exercita, seus músculos quebram e então usam proteínas para se reconstruírem e ficarem mais fortes enquanto se recuperam. Proteína PRECISA ser uma parte principal de todas as refeições. Fontes de proteína incluem frango, ovos, carne, porco, peixe, castanhas, legumes, quinoa e a maioria dos laticínios.

Carboidratos: Quando você come carboidratos, eles se convertem em glicose (açúcar) no seu sistema, que então é usada para oferecer energia para todo tipo de funções do corpo. Vegetais, grãos inteiros e frutas frescas são fontes de qualidade de carboidratos. Há certos carboidratos ruins (carboidratos processados, grãos refinados e mais), eles são os que você deve evitar. A menos que você corra maratonas, você pode funcionar com MUITO menos carboidratos do que você provavelmente consome.

Gordura: Gordura é facilmente o macronutriente mais mal compreendido na sua dieta; pra resumir, a gordura é absolutamente importante para o seu corpo e deve ser uma grande porção das suas calorias diárias. Coisas como abacate (abacate engorda?), amêndoas, azeite de oliva, nozes e manteiga de amêndoas são ótimas fontes de gorduras saudáveis (poli-insaturadas e monoinsaturadas).

Então, se você quer saber o que comer para emagrecer, comece trocando os carboidratos refinados por alimentos mais naturais. Dependendo do seu nível de comprometimento e sua habilidade de lidar com mudanças, você pode ficar melhor ao fazer uma pequena mudança cada semana ao invés de várias mudanças simultaneamente.

Você está fazendo mudanças duradouras e permanentes na sua dieta de emagrecimento e sua vida… melhor ir com calma e ter sucesso do que tentar muito de uma só vez e falhar.

Persistência e Diversão para Perder Peso

Faça o seu melhor e se divirta. Faça mudanças pequenas e permanentes com as quais você pode viver até que elas se tornem um hábito, e então faça outra pequena mudança. Não se sinta culpado por uma refeição ruim ou um fim de semana não saudável. Comece novamente de onde parou assim que puder e continue vivendo sua vida.

O Que Comer Para Emagrecer?

Para começar a comer bem, retire os alimentos não saudáveis dos armários. Tire o pote de doces da sua mesa. Remova a tentação e escolha um hábito ou dois para remover da sua dieta. Comece a fazer mudanças. Quanto mais drástica a mudança, maior a possibilidade de resultados drásticos, mas maior a probabilidade de que você vá falhar assim que atingir um obstáculo… então equilibre essas mudanças com sua personalidade. Você pode tropeçar algumas vezes antes de encontrar seu passo ou encontrar um método que funcione para você. Falhar ou tropeçar não faz mal, desde que você volte e tente algo novo.

E você, o que pretende mudar na sua vida para começar a comer bem? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,86 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Como Começar a Comer Bem Para Emagrecer”

  1. Que texto maravilhoso! Me ajudou muito, refleti bastante e sinto que esse testo pode me ajudar de verdade. Obrigado mesmo, parabéns pelo site e principalmente para quem escreveu o texto.

    • Obrigado Alcinei! Ficamos muito felizes em saber que gostou do artigo. Esperamos poder continuar produzindo textos que ajudem muitas pessoas como você!