Como Comer Saudável e Não Engordar Em Uma Festa

Parece que sempre é época de festas. Há tantas razões para celebrar, e a maioria das celebrações se focam em alimentos e visitas. Você quer ver seus amigos e família, socializar, mas como comer saudável em uma festa? Aqui estão seis formas de aproveitar a visita enquanto minimiza a alimentação não saudável para não engordar em sua próxima festa.

Festas podem te fazer comer demais por várias razões – talvez você goste de ter alimentos na mão porque fica nervoso. Talvez estejam servindo alimentos que você come raramente porque escolhe coisas saudáveis, ou talvez seja simplesmente porque você não comeu nada antes e está com fome. É difícil quando há muita comida disponível e algumas vezes, mesmo um garçom que tem uma bandeja grande ao nível dos olhos com um guardanapo e um gesto de boas vindas. Aqui estão algumas dicas de como comer saudável e não engordar em uma festa:

Pegue somente o que você gosta

Muitas vezes comemos salgadinhos, aperitivos e até doces, mais por impulso do que por vontade de comer aquilo exatamente. O garçom passou servindo e várias pessoas que estavam na mesa aceitaram. Então você acabou aceitando também aquela bolinha de queijo mesmo não sendo um de seus salgados preferidos. O problema disso é que você vai comendo no “piloto automático” e quando passam as comidas que realmente gosta, você as come também. Dessa forma você acaba comendo muito mais do que realmente gostaria.

Essa dica não se refere a fazer melhores escolhas do que vai comer, e sim de comer somente o que realmente quer, e não porque a bandeja está na sua frente ou porque as outras pessoas da mesa estão comendo. É muito comum a pessoa comer de tudo, mesmo o que não gosta tanto, e quando passam os salgados ou doces que ela realmente quer, ela acaba comendo mesmo que já esteja se sentindo muito cheia. Afinal, não dá para abrir mão do melhor! No entanto, se você já está se sentindo cheio e já comeu o que gosta, as chances são menores de você comer por impulso comidas que você nem gosta tanto assim.

Coma Alguma Coisa Saudável Antes de Ir Para a Festa

Se você está preocupado porque não haverá como comer saudável na festa de jeito nenhum, considere comer uma salada ou alguma coisa controlada, como uma pequena quantidade de castanhas, antes de ir. Quando estiver saindo para a festa, coloque uma maçã pequena ou chiclete no bolso. Na festa, enquanto todos estão andando e enchendo seus pratos e comendo, coma sua maçã. Leva um bom tempo para comer, é doce e satisfatória, e te mantém longe de alimentos não saudáveis.

Depois de você dar a última mordida na maçã, coloque um chiclete na boca e mastigue até acabar o sabor. Nesse momento, a maioria das pessoas terá terminado de comer e você não vai querer comer sozinho.

Prove primeiro um pouco das comidas que você mais “aposta”

Se você está em uma festa do tipo buffet que você pode se servir à vontade, em vez colocar uma grande quantidade das comidas que você acreditar estarem muito boas, pegue somente um pouco de tudo que parece apetitoso. Dessa forma você poderá comparar o que está melhor de fato e voltar a mesa de comidas para pegar mais do que você mais gostou. Dessa forma, você evita comer em excesso, já que não terá comido demais o que não estava tão bom assim. Essa dica segue a mesma linha de pensamento da primeira dica do artigo.

Beba Muita Água

Água é essencial como um lubrificante para vários órgãos. Ao beber água, as toxinas do corpo são eliminadas. Se mais líquidos são ingeridos com refeições, seu apetite irá diminuir. Você também pode usar a água para desacelerar sua alimentação ao tomar um gole ou dois entre mordidas. Tome um copo ou dois de água antes de começar a beber bebidas alcoólicas, e tome um copo de água entre as bebidas para diminuir seu consumo de álcool. E não se esqueça que muitas bebidas alcoólicas contêm altos níveis de calorias.

Traga Seu Prato Saudável Favorito Para Compartilhar na Festa

Se essa é uma festa em que você deve levar alguma coisa, tire vantagem dessa oportunidade para trazer alguma coisa saudável. Assim, você terá como comer saudável na festa, e levar este prato irá dar um sinal aos outros que você quer isso.

Uma tigela de maçãs, ou uma variedade de vegetais frescos cortados e colocados em um prato com um molho sem gordura te dará alguma coisa para mastigar sem acabar com sua dieta, e você provavelmente ficará surpreso com o quanto as outras pessoas apreciam as escolhas saudáveis também.

Se for beber álcool, escolha bebidas que não sejam cremosas ou com frutas

Não apenas as misturas cremosas e de frutas têm muitas calorias, elas são cheias de açúcar e te darão uma ressaca muito pior. Fique com o vinho ou as escolhas “claras”.

Dê preferência sempre para os salgados proteicos

É melhor que você coma pedacinhos de carne do que pães e torradas por exemplo. É comum em festas terem algumas opções de carnes como aperitivo e como prato principal também. O ideal é que você coma mais desses e menos do que estão cheios de carboidratos, como pães e massas.

Com jantares, pule a cesta de pão e siga a regra das três colheradas para a sobremesa

Fique longe do pão, o que geralmente é mais fácil de fazer em uma festa, porque você pode andar e descobrir outras escolhas. Quando a sobremesa chegar, dê três colheradas e jogue seu guardanapo no prato assim que der a terceira colherada. Então, levante-se e vá dançar ou conversar com alguém que você não vê há algum tempo.

Festas são ótimos lugares para conversar – não precisa ser sobre a comida. Faça com que ela seja sobre as relações e beba um copo grande de água quando chegar em casa. Você se sentirá melhor de manhã.

Se Você Realmente Quer uma Comida de Festa em Especial, Coma

Se você está em uma festa e você realmente quer comer um alimento específico, coma! Pegue uma porção pequena e aproveite. Saboreie e não se desculpe, com outros ou consigo mesmo. Realmente não faz mal gostar de comer, e se você come de forma saudável a maior parte do tempo, está tudo bem saborear um alimento especial de vez em quando.

Se você não comer, você provavelmente irá comer muitas outras coisas tentando sentir aquele sabor; se você comer, aprecie completamente e então continue com seus hábitos saudáveis. Esse é um bom momento para um chiclete! E não se deixe persuadir para levar qualquer coisa pra casa, a menos que você passe por algum lugar onde você possa doar a comida.

A maioria das festas são ótimas oportunidades para visitar pessoas que você gosta e não vê frequentemente. Não desperdice a oportunidade comendo de forma não saudável quando você podia estar aproveitando a companhia das pessoas que ama! Você realmente pode comer de forma saudável em uma festa, e se divertir o dobro.

Você tem uma história curiosa sobre uma festa à qual você foi em que passou dificuldades para comer saudável? Comente abaixo e compartilhe essa experiência!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário