Como Diminuir o Apetite Naturalmente

Especialista:
atualizado em 29/05/2017

Você começa a ter fome por volta de 11:50 da manhã, antecipando o almoço? Todos passamos por isso. A causa é o hormônio grelina; lançado quando o estômago está vazio, ele dá início a uma reação em cadeia no corpo para te fazer sentir fome. No geral, você deve querer manter seus níveis de grelina normais.

Fora um estômago vazio, existem vários fatores que podem elevar a grelina, incluindo o consumo de bebida alcóolica, comer calorias de menos e comer alimentos gordurosos. Aqui vão algumas estratégias de como diminuir o apetite evitando que seus níveis de grelina subam. Use essas dicas fáceis para manter o estômago bem:

Tome um bom café da manhã

Um estudo mostrou que pessoas que comeram um café da manhã com altas calorias produziram 33% menos de grelina ao longo do dia e ficaram satisfeitas por mais tempo.

Comer um sanduíche integral com queijo minas light, um copo de morangos e algum iogurte com pouca gordura no café da manhã é uma ótima saída para ter como diminuir o apetite naturalmente antes do almoço. Escolha carboidratos complexos e ganhe mais fibra!

Insulina e grelina andam de mãos dadas

Se você come os carboidratos errados – refinados, como pão e massas brancos – seu açúcar sanguíneo aumenta dramaticamente. Em resposta, o sangue libera insulina para liberar o açúcar da corrente sanguínea. A insulina faz seu trabalho de forma bem eficiente e, como resultado, o açúcar sanguíneo baixo causa fome mais cedo.

Esses altos e baixos de glicose constantes no sangue podem causar danos no metabolismo, então é melhor optar por carboidratos complexos e fibras, que lentificam a liberação de açúcar na corrente sanguínea para que os níveis estejam estáveis e você tenha como diminuir o apetite indesejado por mais tempo.

Coma com horário

Pesquisas mostraram que os níveis de grelina sobem e descem nos seus horários de refeição, então, comer no horário previne picos de grelina. Se você está fazendo atividades e está longe da cozinha no horário de sua refeição, leve um pequeno saco de amêndoas ou outras nozes com você – você pode comer pouco para manter seu estômago satisfeito até chegar em casa e comer.

Priorize os alimentos de alto volume e baixas calorias

Os níveis de grelina permanecem altos até a comida alargar as paredes do estômago, te fazendo sentir-se satisfeito. Comidas de alto volume e baixa caloria como saladas e sopas reduzem os níveis de grelina antes de você comer demais. Todos os vegetais verdes e qualquer alimento com alta concentração de água contam como alimentos de alto volume e baixa caloria.

Coma proteína

Alimentos ricos em proteína podem diminuir os níveis de grelina – eles ajudam a criar a sensação longa de satisfação. Tente adicionar Whey protein em um shake de baixa caloria.

Se você é sensível a glúten, certifique-se de checar a lista de ingredientes, pois alguns produtos Whey Protein contém glúten. Um recente estudo descobriu que o Whey trouxe uma supressão prolongada da grelina.

Vídeo: 4 Dicas para Diminuir o Apetite Naturalmente

Dicas da nutricionista Patricia Leite sobre reduzir o apetite naturalmente

Legal, não é? Vamos botar em prática?

Você anda preocupado com a quantidade de comida que bem ingerindo e pensa em como diminuir o apetite indesejado antes da hora do almoço naturalmente? O que você achou das dicas acima? Você já costuma realizar alguma delas no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário