Como Emagrecer Com Saúde e Rápido – 7 Dicas

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Todo mundo busca como emagrecer com saúde, com formas fáceis e rápidas, e o mercado da perda de peso geralmente está muito disposto a anunciar dietas da moda e golpes perigosos. Muitas vezes eles funcionam por um tempo, mas geralmente falham a longo prazo, e frequentemente, aqueles que os experimentam recuperam todo o peso que perderam e mais – o chamado efeito sanfona.

Ser magro não necessariamente significa ser saudável. Buscar seu melhor peso é uma parte importante de ser saudável, mas deve ocorrer como resultado de um estilo de vida saudável, não como resultado do desejo de entrar em um biquíni no verão.

Dito isso, há como emagrecer com saúde de formas simples, eficazes e fáceis de implementar no seu dia a dia. Aqui estão 7 dicas para perder peso rápido e melhorar sua saúde rapidamente.

Não Beba suas Calorias

Calorias líquidas, quer elas venham na forma de refrigerantes diet, isotônicos ou sucos de fruta são a maior fonte de açúcar na sua dieta, são extremamente viciantes, e simplesmente desaceleram seu metabolismo. Elas fazem com que você coma mais, seu corpo não gasta energia para metabolizá-las, o que quer dizer que sua taxa metabólica em repouso diminui, e elas são cheias de frutose, que seu fígado transforma em gordura.

A Fundação Robert Wood Johnson descobriu que, se as pessoas tomassem água ao invés de refrigerantes, elas iriam consumir 225 calorias a menos por dia (equivalente a 1 refrigerante). Em um ano, isso soma 82.123 calorias a menos. Isso quer dizer uma perda de peso de 12 quilos por ano apenas ao trocar bebidas doces por bebidas não adoçadas.

Quer saber como emagrecer com saúde e rápido, e não recuperar esse peso? Pare de beber refrigerante e nunca mais beba um.

Elimine as Ameaças Brancas

Depois das bebidas, a segunda maior fonte de açúcar na sua dieta são as chamadas “ameaças brancas”: farinha branca, arroz branco, batata branca. De um ponto de vista metabólico, há pouca diferença entre eles e açúcar. Quando você está no supermercado, nos corredores de pão, macarrão, biscoitos e bolos, você deve pensar “Isso é puro açúcar” e ficar longe! Mesmo itens que se anunciam como “integrais”, frequentemente não são.

Comer muitos carboidratos refinados faz com que seus níveis de insulina subam muito, e isso causa um caos na sua saúde e na sua cintura. Estabilizar seus níveis de insulina e açúcar no sangue pode ser a coisa mais importante que você pode fazer para minimizar seu risco de doenças crônicas como diabetes, doença cardíaca, hipertensão, Alzheimer, câncer e mais. Também é importante para ficar magro e em forma. Evite esses carboidratos ruins e você terá caminhado em direção a essas duas metas.

Substitua Carboidratos Refinados por Grãos Integrais e Vegetais

Para alguns, eliminar esses dois itens pode fazer parecer que não há mais nada para comer! Isso está longe de ser verdade. Basta escolher os alimentos que seu corpo foi feito para receber. No fim, pode ser que os alimentos mais importantes que você pode comer são carboidratos saudáveis.

Isso quer dizer grãos integrais (arroz integral, quinoa, milhete e outros); vegetais (qualquer coisa verde, vermelha, amarela ou roxa no hortifruti é bom); feijão; castanhas; e sementes.

Para cada porção de macarrão e pão que você elimina, adicione uma porção de espinafre. Livre-se do ruim, coloque o bom no lugar. Acentue o positivo, elimine o negativo. Você não tem que passar fome. Você só precisa fazer escolhas diferentes. Então encha metade do seu prato com carboidratos saudáveis em cada refeição.

Concentre-se em Gorduras Saudáveis

A gordura ganhou uma reputação terrível nos últimos 40 anos. As dietas com poucas gorduras se tornaram populares nos anos 1970 e são uma grande parte do que causou a epidemia de ganho de peso e doenças crônicas. Quando a gordura foi eliminada, ela foi substituída por carboidratos refinados. Isso causou muitos problemas. Gordura aumenta a saciedade, não tem impacto nos níveis de insulina e toda célula do seu corpo é feita dela.

Dietas com poucas gorduras fazem com que você sinta mais fome, geralmente aumenta seu nível de ingestão de carboidratos refinados e dos problemas de insulina resultantes, e você priva suas células de um nutriente essencial. A maioria das pessoas não percebe que, se eliminassem toda a gordura de suas dietas, iriam morrer. Ácidos graxos essenciais são chamados “essenciais” por uma razão: Você deve ingeri-los para sobreviver.

Então coma gordura. Concentre-se em gorduras saudáveis como ômega 3 nos peixes, castanhas e sementes, azeite de oliva e abacate. Quando você come esses tipos de gordura, você na verdade queima mais gordura, reduz a quantidade de inflamação no seu corpo e dá às suas células a matéria prima que elas precisam para construir paredes celulares saudáveis e melhorar a comunicação do seu corpo.

Coma Proteína o Suficiente

Quando a gordura foi demonizada, a proteína também saiu de moda. Esse problema se encaixa perfeitamente com as dificuldades acima sobre a redução de gordura na nossa dieta. Seu corpo é feito da proteína que você come. Toda proteína é feita de blocos de construção especiais chamados aminoácidos. A única função do seu DNA é pegar os aminoácidos que você consome na sua dieta e juntá-los às cadeias de proteína que criam literalmente todas as células do seu corpo.

Então imagine o que acontece quando você não consome aminoácidos suficientes, ou consome os tipos errados. Seu corpo não tem a matéria prima que precisa para formar suas células. Isso é destruição desde o começo, e é por isso que a parte mais importante de como emagrecer com saúde é saber escolher estas proteínas essenciais.

Hoje em dia suas escolhas na compra de proteína são especialmente importantes. A proteína geralmente é embalada com gordura, e a qualidade da proteína e gordura que você recebe é determinada pela fonte de onde elas vêm. Gado criado em confinamento tem perfis de gordura muito diferentes daqueles que são criados em pasto. O mesmo vale para frango e porco. Peixes de cativeiro podem ter recebido milho como alimentação, o que altera sua quantidade de gordura. Peixes pequenos de rios, por outro lado, são ricos em gordura saudável e são livres de mercúrio. Então você precisa tomar cuidado quando escolhe a proteína.

Compre a melhor proteína que seu orçamento permite. Procure por frango e porco orgânicos, gado criado em pasto, e peixe que não foi criado em cativeiro. Foque em frango e peixe magros com um pouco das outras. E nunca se esqueça das fontes vegetais de proteína, como feijão, sementes, castanhas e tofu.

Exercícios

Além de se alimentar corretamente, o exercício é um dos poucos elementos de como emagrecer com saúde e o mais rápido possível. Há muitos benefícios dos exercícios para contar. Eles melhoram sua saúde cardiovascular, sua função cognitiva, seu humor e sua cintura.

Você deve fazer de 30 a 60 minutos de exercícios intensos pelo menos 5 vezes por semana. Certifique-se de incorporar exercícios aeróbicos e musculação na sua rotina.

Relaxe e Conecte-se

Vivemos em uma sociedade estressada e isolada. Nosso senso de separação e nossos níveis crônicos de estresse são um dos fatores mais reconhecidos nos nossos problemas de saúde modernos. Um estudo no Journal of the American Medical Association descobriu que mesmo depois de controlar comportamentos e fatores de risco como status socioeconômico baixo, fumo, consumo de álcool, alimentos não saudáveis, obesidade e falta de exercícios, taxas maiores de doença e morte não poderiam ser explicadas apenas por esses fatores.

A chave, eles dizem, não era o comportamento, mas a percepção do lugar da pessoa no mundo. As descobertas chave que poderiam ser responsáveis pelo maior risco de doença e morte eram:

  • Falta de relacionamentos e suporte social.
  • Disposições pessoais (pensar que o copo está meio vazio), incluindo uma sensação perdida de maestria, otimismo, controle e autoestima, ou níveis mais altos de raiva e hostilidade.
  • Estresse crônico e agudo na vida e no trabalho, incluindo o estresse do racismo, classicismo, machismo e outros fatores relacionados á distribuição desigual de poder e recursos.

A resposta é se reconectar, relaxar e recriar seu relacionamento com seu mundo. Envolva-se com pequenos grupos e conecte-se com outras pessoas, tire uma folga e dê a si mesmo o presente de respirar fundo e outros exercícios de relaxamento, e reconsidere sua disposição. Você é uma pessoa que pensa no copo meio cheio ou meio vazio? Com o que você se sente conectado? O que dá sentido e propósito à sua vida? Respostas a perguntas como essas definem quem somos, não apenas mentalmente, mas fisicamente.

Todas essas dicas podem ser resumidas em três passos simples:

  • Livre do açúcar.
  • Coma alimentos integrais, reais e naturais.
  • Equilibre exercício e relaxamento.

Siga esses passos e você estará no caminho certo para saber como emagrecer com saúde, felicidade e de modo rápido como deseja.

Quais são as maiores dificuldades que você encontra ao tentar emagrecer com saúde? Quais foram os últimos recursos aos quais você recorreu? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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1 comentário em “Como Emagrecer Com Saúde e Rápido – 7 Dicas”

  1. Com artigos como este fica muito fácil perder peso, muito obrigado pelas dicas e parabéns por sua grande preocupação com os resultados de seus leitores.
    Desejo que Deus te abençoe para lhe da força e determinação para continuar nos ajudando hoje e sempre.