Suco de fruta engorda? Como é melhor consumir a fruta?

Especialista da área:
atualizado em 13/06/2021

Você não se surpreenderia em saber que comer um pacote de bolachas (ou biscoitos) por dia ajudaria você a acumular alguns quilos, mas será que um saudável e gostoso copo de suco de fruta engorda? Afinal, ele é natural e repleto de benefícios para a saúde, certo?

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Bem, o fato é que o suco de frutas pode ter tanto açúcar quanto alimentos altamente calóricos.

Uma pesquisa feita para o Mail Online demonstrou que o suco de frutas pode ter tanto açúcar quanto 13 bolachas cobertas de chocolate e uma garrafa pequena de suco engarrafado pode ter o mesmo açúcar de 3 e ½ rosquinhas (do tipo donuts).

Não apenas isso, uma porção de 250 ml de suco de frutas brancas (banana, coco, pera, dentre outros) pode conter a mesma quantidade de açúcar de 4 sonhos de padaria. Sim, suco de fruta engorda! Ele pode ter tanto açúcar quanto um refrigerante!

sucos de fruta

Sucos de frutas sempre foram vistos como uma opção saudável para as crianças. No entanto, é assustador descobrir que o suco de laranja recém-espremido pode ter tanto açúcar e calorias do que uma lata de refrigerante.

Um café do Starbucks tem tanto açúcar quanto 10 pratos de cereais matinais, um isotônico da marca Lucozade (pouco conhecida no Brasil) pode ter o mesmo açúcar que dois sorvetes Magnum. E essas calorias adicionais podem nos fazer engordar bastante.

Até recentemente, nós pensávamos que apenas bebidas gaseificadas como os refrigerantes eram “ruins” para a dieta, enquanto o suco de laranja era uma maneira saudável e saborosa de conseguir nossa dose diária de antioxidantes e fortalecer o sistema imunológico, sem engordar. No entanto, mais e mais especialistas estão descobrindo que qualquer bebida açucarada, inclusive suco de fruta, engorda.

Então por que está certo comer frutas, mas não tomar o suco?

Simplesmente porque as frutas contêm fibras. Quando nós comemos um pedaço de fruta, a fibra forma uma camada protetora que age como uma barreira no intestino. Isso torna a absorção de açúcar mais lenta, o que evita o acúmulo de gorduras no corpo.

Em bebidas gaseificadas, sucos de frutas e vitaminas, a barreira se foi, o que leva a uma sobrecarga do pâncreas, que tem que produzir muita insulina para lidar com esse excesso de glicose no sangue. Picos de insulina causam ganho de peso, e podem levar a problemas de saúde mais graves.

Portanto, as frutas tem um índice glicêmico (velocidade de absorção do açúcar) menor que os sucos feitos a partir delas, e portanto, são muito melhores para a dieta.

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Esses açúcares estão sobrecarregando nosso pâncreas e levando a problemas de saúde como diabetes e obesidade. Eles não afetam apenas a nossa qualidade de vida, mas também custam ao Sistema Único de Saúde (SUS) bilhões de reais por ano.

Conheça as 10 frutas com mais fibras e 8 frutas de baixo índice glicêmico.

O especialista norte-americano, Dr. Robert Lustig, tenta há algum tempo conscientizar as pessoas sobre os perigos do consumo excessivo de açúcar. Em seu novo livro “Fat Chance: The Bitter Truth About Sugar”, ele defende que não importa se o açúcar que você ingere vem do suco de fruta, vitaminas ou refrigerantes. O consumo excessivo de açúcar, até mesmo a frutose, é perigoso para a saúde, independente da fonte.

Alguns exemplos de bebidas que pode fazer com que você e seus filhos engordem. Muitas delas são difíceis de ser encontradas no Brasil, mas já dá para você ter uma ideia e passar a observar com mais cuidado os rótulos de produtos similares vendidos nos mercados.

Suco de maçã
Sucos de maçã são tão açucarados quanto os refrigerantes
  • Suco de laranjas espremidas da Pret (500 ml) – 229 calorias, 0,6 g de gordura, 51 g de açúcar. Este suco de laranja contém o mesmo tanto de açúcar de 13 biscoitos Hobnob da McVities.
  • Groselha Ribena (500 ml) – 215 calorias, 0 g de gordura, 52,6 g de açúcar. Ribena tem a mesma quantidade de açúcar do que 13 biscoitos Oreo.
  • Vitamina de romãs, mirtilos e açaí da Innocent (250 ml) – 171 calorias, 0,5 g de gordura, 34,3 g de açúcar. Esta vitamina da Innocent tem tanto açúcar quanto 3,5 donuts açucarados da marca Krispy Kreme.
  • Milk-shake grande de chocolate – 612 calorias, 12 g de gordura, 102,4 g de açúcar. O Milk-shake grande de chocolate do tem a mesma quantidade de açúcar que uma torta de creme e morangos inteira, que serve quatro pessoas!

Vídeo do especialista

Você já imaginava que suco de frutas engorda ou foi uma surpresa? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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9 comentários em “Suco de fruta engorda? Como é melhor consumir a fruta?”

  1. Tudo é bem relativo, cada caso deve ser avaliado e nem tudo ao extremo…mas faço um depoimento, emagreci 5kg em 10 dias apenas retirando o suco da minha dieta. Eu era viciada em suco natural, tomava uns 6 copos por dia, alguns com açucar e outros sem, de frutas variadas, mas na maioria das vezes era laranja, maracuja, limao, e acerola. Vou regular meu peso e depois volto a tomar meus sucos naturais moderadamente e sem nenhuma adiçao de açucar. Mas, cada organismo/metabolismo reage de uma forma e tbm é um combinado de outras açoes e distúrbios, acredito eu.

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  2. Muito precipitado afirmar este tipo de coisa, suco é algo tão abstrato e pode ser feito de tantas formas, inclusive com fibras, diluído, pode conter frutas de baixo indice glicemico, ou seja, estas pesquisas sobre nutrição são muito incipientes, mas com certeza há açúcar e tem menos nutrientes que a fruta em si. Agora dizer que tomar suco vai te engordar é muito precipitado. Você pode tomar suco com a comida e ingerir fibras da alimentação sólida, obtendo o efeito alcalino da fruta. Melhor que qualquer outra bebida industrializada com certeza vai ser, ainda mais se for orgânico.

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  3. aff…gzuisss qta besteira…induzindoas pessoas a consumir refrigerante e rosquinhas ..mil vezes a caloria saudavel de uma laranja do que um copo de refrigerante…todo vitamina de frutas 2 a 3 x ao dia coloco 6 a 7 frutas diferentes e ao contrario naum sou gorda…depois que comecei a consumir as vitaminas estou com o intestino regular…desinchei…minhas unhas e cabelos estao mais bonitos so beneficios…

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  4. Uma observação, existe suco que não é industrializado, não é de caixa e não muito açúcar. Basta você mesmo comprar a fruta e fazer. Simples assim, aparentemente pra algumas pessoas só existe o suco de caixa, lamentável.

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    • Nos sucos naturais, feitos da fruta em casa. É o mesmo processo. Ao transformar em suco, quebra se a fibra o que causa o acumulo de gordura. Bjus

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    • Sucos de fruta caseiros podem ter menos açúcar que os industrializados (além de não ter outros aditivos), mas ainda assim podem ter muito açúcar. O suco é fruta diluída, de modo que a maioria fica sem gosto, então adicionamos açúcar ou adoçantes neles.

      Suco é basicamente muita água, açúcar dissolvido (a não ser que você tome sem açúcar) e pouca fruta de verdade. Melhor comer a fruta de verdade, que contém as fibras e muitos outros nutrientes.

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  5. Claro que sim. Já estou fazendo isso. O que me enoja é em meio a tantos argumentos sobre ingestão de frutose, e açúcares, aí você ainda encontra muitas que aconselham a ingestão de sucos e comer fruta à vontade… Que tristeza!

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