Como Evitar Enganações na Busca da Perda de Peso

Especialista:
atualizado em 10/06/2015

Com tanta gente acima do peso ou obesa, enganações de perda de peso prevalecem mais do que nunca. Se você precisa perder peso, seja bastante cético quando se trata de produtos e programas de emagrecimento.

Muitos dos anúncios para programas e produtos de perda de peso são bem convincentes. Eles prometem perda de peso rápida e fácil e possuem testemunhos de clientes satisfeitos e fotos inspiradoras do antes e depois.

A verdade é que a maioria dos anúncios são enganadores. As alegações feitas neles não são apoiadas por nenhuma evidência científica. Os testemunhos são falsos e as fotos de antes e depois manipuladas.

Mas esse tipo de propaganda enganosa não é ilegal? Certamente é, mas a Comissão Federal do Comércio (FTC), responsável nos Estados Unidos por regular os programas de perda de peso e marketing dos produtos, não tem recursos suficientes para regulamentar adequadamente os inúmeros anúncios por todos os diferentes produtos de perda de peso no mercado. A realidade é que esse meio é virtualmente desregulado.

Então, como evitar perder seu dinheiro em enganações de emagrecimento quando tantos anúncios e produtos são puras farsas? Na verdade é bem fácil, não compre nenhum dos produtos que alegue coisas do tipo:

“Perca 13 kg em 30 dias”

Você pode conseguir perder 13 kg em 30 dias ou perder uma grande quantidade de peso em pouco tempo, mas a perda de peso será primeiramente de água e músculo, não gordura. É fisiologicamente impossível perder tanta gordura corporal assim em tão pouco tempo. Uma perda de peso realista é perder 2 kg por semana de gordura corporal ou até 1% do peso total se você for extremamente pesado.

“Perca peso sem dieta ou exercícios”

Programas ou produtos que oferecem perda de peso sem esforço algum são furados. Se você quer perder gordura corporal e se manter assim, você precisa fazer mudanças no seu estilo de vida. Você tem que cortar as calorias em excesso, comer uma dieta saudável e aumentar sua atividade física.

“Perca peso comendo o que quiser”

Perder peso requer uma alimentação saudável, dieta de calorias reduzidas consistindo de uma mistura de proteínas magras, carboidratos complexos e gorduras saudáveis. Você nunca irá perder gordura se estiver comendo alimentos densos em calorias e cheios de açúcar, gordura saturada ou gordura trans.

“Bloqueie a absorção de gordura, carboidratos ou calorias”

Não há evidências científicas de que qualquer pílula ou suplemento possa bloquear a absorção de calorias, gorduras ou carboidratos. Concluindo, ao evitar enganações como essas você está um passo mais perto de alcançar seus objetivos de perda de peso.

Você já foi enganado por algum programa ou produto que foi vendido dizendo facilitar a perda de peso? Como foi essa experiência? Comente abaixo e ajude a alertar possíveis novas vítimas!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário