Lista de 20 alimentos que contêm cafeína

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atualizado em 31/10/2021

A cafeína (1,3,7-trimetilxantina) é um composto químico que pertence ao grupo das xantinas, e pode ser encontrada em mais de 60 tipos de plantas. O composto é constituído na forma de um pó branco, solúvel em água quente, não tem cheiro e o seu sabor é muito amargo.

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Dentro do grupo das xantinas, a cafeína é a que mais atua sobre o sistema nervoso central ativando e aumentando a energia e o metabolismo do organismo.

No entanto, a cafeína deve ser consumida com moderação, e sua dose máxima não deve ultrapassar 400 mg por dia, o que corresponde a aproximadamente 4 xícaras de 200 ml de café, pois seu consumo excessivo pode causa efeitos negativos, como, insônia, ansiedade, tremores e dor de estômago.  

Quais os efeitos da cafeína?

CAFEÍNA

Os alimentos que contêm cafeína são absorvidos pelo intestino delgado e em poucos minutos a substância está presente em todos os órgãos do nosso corpo através da corrente sanguínea.

Os efeitos que podemos sentir em curto prazo são a aceleração dos batimentos cardíacos, o estímulo ao cérebro, aumento do fluxo urinário e a produção de ácidos digestivos.

A cafeína relaxa os músculos que controlam os vasos sanguíneos e as vias respiratórias e causa a sensação de revigoramento, diminuindo, temporariamente, a fadiga, a sensação de torpor e o sono.

Quando a cafeína é consumida regularmente, o organismo passa a desenvolver certa tolerância aos seus efeitos. Caso o consumo seja diário seus efeitos serão menos perceptíveis, no entanto, se você não a consome de forma regular, notará claramente os seus efeitos.

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Pessoas acostumadas ao consumo de cafeína, quando ficam em abstinência do produto por um período razoável, podem ter como efeito dores de cabeça, irritação e outros sintomas.

Pessoas com problemas cardíacos são aconselhadas a se absterem da cafeína, pois ela pode provocar palpitações e outras arritmias no coração.

Alguns possíveis benefícios da cafeína sobre a nossa saúde são o aumento temporário da capacidade mental e da concentração, além da melhoria do desempenho físico, aumentando a força e a resistência muscular.

Muito se fala sobre o efeito da cafeína sobre o sono. A cafeína inibe a ação da adenosina, hormônio associado ao sono profundo. Em média, o tempo que a cafeína se mantém no organismo é de 4 a 6 horas. Se bebermos uma xícara de café, no final da tarde, provavelmente teremos ainda vestígios de cafeína no sangue e isso pode influenciar a qualidade do sono durante a noite.

Alimentos que contêm cafeína

café e chocolate ricos em cafeína

Inúmeros fabricantes de alimentos e bebidas extraem a cafeína natural para uso em seus produtos, ou mesmo adicionam a cafeína de forma sintética. Bebidas energéticas e suplementos esportivos são os campeões de adição de cafeína.

Erva-mate e guaraná são algumas das plantas mais utilizadas para estes efeitos, em parte, porque são alimentos que têm cafeína, mas são fáceis de isolar o sabor e alterá-lo para a fabricação de um produto industrializado mais específico. Eles também são mais baratos do que os grãos de café ou folhas de chá.

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Café

A primeira coisa que pode vir à sua mente quando se pensa em cafeína é o café.

  • Um copo de Café coado em geral tem entre 95 a 165 mg de cafeína.
  • O café instantâneo tem de 60 a 80 mg.
  • Um copo de expresso tem de 47 a 64 mg.
  • Se você optar pelo café descafeinado, mesmo assim você não estará completamente livre de cafeína. Um copo de café descafeinado tem 2 a 4 mg de cafeína.

Chá

Algumas pessoas podem pensar que um simples chá não contém cafeína, mas existe sim, embora em baixos teores. Uma xícara de chá pode conter de 20 a 90 miligramas de cafeína e se o chá for importado, a tendência é que contenha ainda mais cafeína.

  • Chá Mate: Uma xícara de chá Mate contém em média 20 a 30 mg.
  • Chá verde: Uma xícara de chá verde contém de 25 a 40 mg.
  • Chá preto: Uma xícara de chá preto contém de 15 a 60 mg.

Todas essas medidas variam de acordo com o fabricante e também a procedência do produto. A recomendação é prestar sempre atenção às informações constantes na própria embalagem do produto para que seja feito um consumo saudável.

Chá verde

Refrigerantes

Os refrigerantes utilizam a cafeína para alterar o sabor, e outras vezes como “efeito viciante”. As quantidades variam de zero até 40 mg

  • Coca-Cola: Um copo de 350 mililitros contém cerca de 30 a 35 mg de cafeína.
  • Coca-Cola Zero: Um copo de 350 mililitros contém 35 mg de cafeína.
  • Guaraná Antártica: Um copo de 350 mililitros contém 2 mg de cafeína.
  • Guaraná Antártica Zero: Um copo de 350 mililitros contém 4 mg de cafeína.
  • Pepsi: Um copo de 350 mililitros contém cerca de 32 a 39 mg de cafeína.
  • Sprite: Não contém níveis significativos de cafeína em um copo de 350 mililitros.

Chocolate

Outros alimentos que contêm cafeína são os produtos de chocolate. Uma xícara de cacau pode ter 3-50 mg de cafeína. Uma porção de 100 g de chocolate ao leite pode conter de 3 a 30 mg, e 100g de chocolate amargo pode ter 15-70 mg de cafeína.

chocolate

Bebidas Energéticas

Bebidas energéticas são extremamente populares hoje em dia, tanto como a bebida em si, como misturada com algum tipo bebida alcoólica. Estas bebidas podem ter uma quantidade elevada de cafeína por porção.

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  • Burn: A medida de 250 mililitros possui cerca de 36 mg de cafeína.
  • Monster: A medida de 250 mililitros possui cerca de 90 mg de cafeína.
  • Red Bull: A medida de 250 mililitros possui cerca de 75 a 80 mg de cafeína.

Achocolatados

Achocolatados contêm cafeína porque são utilizados grãos de cacau em sua fabricação.

  • Achocolatado em geral: A medida de 250 mililitros possui cerca de 4 a 5 mg de cafeína.
  • Achocolatado Meio Amargo: A medida de 240 mililitros possui cerca de 17 a 23 mg de cafeína.

Medicamentos

Existem muitos medicamentos que utilizam cafeína em seus componentes para aproveitar seus efeitos sobre o corpo.

  • Dorflex: 1 comprimido contém 50 mg de cafeína.
  • Neosaldina: 1 comprimido contém 30 mg de cafeína.

Você está à procura de alimentos que contêm cafeína? Algum item dessa lista te surpreendeu? Pretende aumentar ou diminuir o consumo de cafeína? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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99 comentários em “Lista de 20 alimentos que contêm cafeína”

  1. Um médico no YouTube disse para quando for compra café vê se foi extraído o café através do faz carbono ou por água e não por produto quimico

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  2. Sou muito sensível à cafeína. E já havia observado a cafeína em alguns dos alimentos citados no texto. Estou tentando diminuir cafeína, pois parece que ela atrapalha a absorção do cálcio. Vc me recomenda estudos sobre o assunto? Obrigada!

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    • É verdade, Janaína. Produzido a partir da manteiga de cacau, o chocolate branco é rico em açúcar e gordura, sendo o tipo de chocolate com menos benefícios à saúde. Em alguns casos, a manteiga de cacau é substituída pela gordura vegetal hidrogenada, um tipo de ácido graxo que pode conter as gorduras trans, nocivas à saúde. Alguns especialistas chegam inclusive a afirmar que o chocolate branco não é chocolate, mas sim um doce altamente calórico que lembra o chocolate.

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  3. Eu sempre consumi muito café e chocolate, sempre fortes ou meio-amargo, e muitas vezes os dois juntos. Mas infelizmente, tinha bastante arritmia (aceleração no coração e batimento descompassado, extra-sístole. Quando tirei ou reduzi bastante os dois, melhorei muito, tô quase bom. Porém, quero conhecer mais alimentos, por ex. se a canela contém cafeína, etc.

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  4. Minha esposa tem um tipo de gastrite e o médico suspendeu o café dela e ela quer saber se os outros alimentos café, arroz , macarrão contém cafeína

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  5. O assunto me despertou interesse porque num tratamento de próstata me deram uma cartilha de procedimentos que, entre outras coisas, me aconselha a me abster de bebidas que contém cafeína.

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  6. um médico cardiopata me disse que qualquer chá contém cafeína. aí eu estou verificando se é verdadeira essa afirmativa, sem ter que levar amostras ao laboratório.

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  7. Eu comi bolo de chocolate, recheado de chocolate e esqueci que tinha cafeína, agora to aqui sem sono, pois sofro de ansiedade… Vacilei

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  8. Pesquisei sobre os alimentos que contém cafeína porque meu marido e eu vamos fazer o eletroencefalograma e no preparo foi indicado não consumir cafeína.
    Foram muito úteis e interessantes as informações acima.
    Muito obrigada por tudo o que foi passado!

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  9. Procurei saber porque vou fazer um exame médico e, para a realização deste eu preciso evitar a ingestão de cafeína por, pelo menos, 24 a 36 horas, e, nenhum produto listado me surpreendeu.

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