Como Fazer Chá de Alface – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

O verde da alface aparece como protagonista de muitas saladas. Seu sabor neutro faz com que seja combinada com diferentes verduras, compondo um prato colorido e saudável. A alface costuma ser uma das primeiras verduras que as crianças aprendem a comer, devido à sua coloração chamativa e seu sabor suave. A partir da alface, muitas delas podem adquirir o hábito de consumir verduras e legumes.

A alface é bastante nutritiva e outra excelente forma de consumi-la é em chás. Você já pensou em aprender como fazer chá de alface? Pode não ser a primeira coisa que vem à cabeça ao pensar na verdura, mas definitivamente irá trazer benefícios para sua saúde e qualidade de vida. Confira!

Benefícios do chá de alface: Para que serve?

Um benefício de comer alface muito conhecido é a facilidade da folha de ajudar no emagrecimento, pois 100 gramas de alface possuem apenas 15 calorias, menos que o tomate e pepino, que são ricos em água.

Trata-se também de uma rica fonte de vitaminas e minerais como a vitamina C, que ajuda a aumentar a defesa do corpo contra doenças e invasores que levam a resfriados e gripes. Também é rico em magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro. O cálcio, como muitos já sabem, ajuda a melhorar a densidade dos ossos.

Por ser um vegetal alcalino, também ajuda a melhorar problemas estomacais, pois reduz a acidez do estômago, até mesmo em pessoas com gastrite.

A alface também é importante para desintoxicar o organismo, por isso é frequentemente indicada para pessoas que querem largar vícios como o cigarro ou a compulsão por doces.

Chá de alface para dormir melhor

Um outro benefício talvez pouco conhecido é que a alface ajuda a melhorar a qualidade do sono, diminuindo as chances de insônia, e quando preparado como chá, isso é especialmente eficaz, pois a bebida quente tem efeito relaxante e induz ao sono quando tomada antes de dormir.

A alface é rica em letucarium, que ajuda na indução do sono, relaxamento da mente e bom humor.

Lista rápida de benefícios

  • Rica em vitaminas A, C, E, K;
  • Livre de gorduras e baixa em calorias;
  • Rica em minerais como ferro, potássio, zinco, magnésio;
  • Baixo índice de carboidratos;
  • Ajuda a melhorar a visão;
  • Combate radicais livres;
  • Aumenta defesa do corpo;
  • Melhora cicatrização do corpo;
  • Previne casos de anemia;
  • Ajuda no bom funcionamento muscular;
  • Promove sensação de saciedade;
  • Melhora qualidade do sono;
  • Fortalece vias respiratórias;
  • Melhora densidade dos ossos;
  • Ajuda na formação de células sanguíneas;
  • Ajuda no metabolismo.

Como fazer chá de alface – Receitas e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de alface. Aprenda como fazer chá de alface para o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

Existem varias formas de como preparar o chá. Algumas pessoas podem usar apenas as folhas, outras os talos e folhas e outras, ainda, a raiz. Pode ser servido quase frio, mas o ideal é servir a bebida morna.

O tempo de infusão é necessário para que as folhas liberem os nutrientes. Quer saber como se beneficiar das propriedades da alface na forma de chá? Confira algumas receitas.

1. Receita de chá de alface

Ingredientes:

  • 5 folhas de alface;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Aqueça a água em uma panela, adicione as folhas e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe e sirva morno ou se quiser, leve para gelar.

2. Receita de chá de alface com maçã

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • cascas de maçã;
  • 1 folha de alface.

Modo de preparo:

Aqueça a água e adicione os outros ingredientes. Deixe em infusão por alguns minutos com a panela tampada. Coe e sirva morno.

3. Receita de chá de alface lisa

Ingredientes:

  • 7 folhas de alface lisa;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Deixe cozinhar no fogo baixo por 15 minutos. Quando estiver com coloração amarelada, pode desligar. Espere amornar e sirva. Se quiser, adoce.

Dicas

É essencial escolher uma alface de qualidade para o preparo do chá. E por qualidade, o ideal é escolher uma que seja livre de agrotóxicos, plantada em hortas orgânicas. As folhas devem estar firmes e sem manchas escuras, com uma coloração verde intensa. É importante higienizá-las bem, lavando com água corrente.

A bebida pode ser indicada para bebês e crianças, ajudando no relaxamento e induzindo ao sono. Se for consumido logo após o preparo, o chá de alface preparado por infusão pode ser tão saudável quanto o seu consumo puro e cru. A única coisa que pode fazer com que perca nutrientes e propriedades é o seu consumo muito tempo depois de pronto, por isso, lembre-se de nunca guardar para mais tarde, prepare a medida exata para consumo imediato. Consuma de 2 a 3 xícaras por dia.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de alface para maiores benefícios? Qual receita foi sua preferida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (93 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

12 comentários em “Como Fazer Chá de Alface – Receita, Benefícios e Dicas”

  1. Estou tomando o chá de alface para insonia. Quando adolescente lembro minha mãe fazendo também.Parece ser bom.

  2. Vou tentar o chá de alface com camomila e erva doce para induzir o sono.
    Tenho muita dificuldade para pegar no sono.🙈

  3. Quando meus filhos estão agitados ou com cólicas, faço chá de alface combinado com camomila e erva doce eles dormem rapidinho !