6 Tipos de Alface – Benefícios e Características!

Especialista:
atualizado em 30/07/2020

Alface americana, alface lisa, alface roxa e alface romana: conheça todos os tipos de alface e seus respectivos benefícios!

Sem graça para alguns, presença marcante nas refeições de outros, a alface é uma folhinha que pode aparecer no nosso dia a dia em receitas de saladas, em lanches naturais, sanduíches de fast food ou rolinhos recheados – aprenda como fazer essas receitas de wrap de alface low carb.

No entanto, você sabia que existem diversos tipos de alface? Vamos falar sobre os que podemos encontrar e conhecer seus benefícios e características específicas.

6 principais tipos de alface

  1. Alface americana;
  2. Alface lisa;
  3. Alface roxa;
  4. Alface crespa;
  5. Alface frisada;
  6. Alface romana.

Benefícios e características dos tipos de alface

1. Alface americana

Tem um formato mais arredondado, que se assemelha a um repolho. Suas folhas ficam dispostas em camadas, uma sobre a outra. É considerada uma variedade com baixo valor nutritivo, se comparada a outros tipos de alface. É bastante rica em água e dura mais tempo na geladeira que os outros tipos de alface.

2. Alface lisa

Tem folhas lisas, soltas e macias. O miolo da alface lisa, que tem folhas menores, possui um sabor suave, enquanto as suas folhas externas e escuras contêm um gosto mais forte no paladar. A alface lisa é fonte de nutrientes como fibras, fósforo e vitamina C.

3. Alface roxa

Tem uma coloração levada para o roxo e um sabor suave. Possui a antocianina, que é classificada como um antioxidante. Os antioxidantes são compostos que bloqueiam parte dos danos provocados pelos chamados radicais livres, substâncias que danificam o DNA e que, ao serem acumuladas ao longo do tempo, podem contribuir com o processo de envelhecimento e com o aparecimento de problemas de saúde como doença no coração, câncer e artrite.

4. Alface crespa

Ela é parecida com a alface lisa – as suas folhas também são soltas e macias, com a diferença de ter curvinhas ou ondinhas nas extremidades. Suas folhas ainda são compridas e a alface crespa costuma aparecer em saladas e sanduíches com carnes e frios.

Considerada uma fonte rica em fibras, nutriente que auxilia a nossa digestão, a alface crespa também possui fósforo e cálcio em sua composição.

5. Alface frisada

Também conhecida como alface frisée, é fonte de nutrientes como cálcio, fósforo, ferro, vitamina A e vitamina C. Ela tem folhas mais finas e rígidas, uma cor que varia do verde ao amarelado e um leve amargor em comparação aos outros tipos de alface.

6. Alface romana

Tem folhas compridas e firmes, sabor intenso e uma textura rugosa e agradável. O teor de fibras encontrado na alface romana torna o alimento um bom suplemento para um trato digestivo limpo. A variedade romana da alface ainda é composta por potássio, vitamina C e vitamina K.

Como usar na dieta!

  • Alface americana: Cai bem em sanduíches quentes e costuma ser muito utilizada por redes de fast-food;
  • Alface frisada: Combina com saladas compostas, feitas com ingredientes como queijo de cabra, molho de mostarda e nozes, e com o sabor adocicado de frutas;
  • Alface romana: Utilizada refogada pelos italianos, esta variedade também pode ser usada no preparo de sopas ou nas tradicionais saladas, como a famosa salada Caesar.

Mais opções: Conheça receitas de salada de alface com frutas light, de suco de alface, de sopa de alface light e de pizza de alface light.

Você costuma consumir quais tipos de alface com mais frequência? Tem preferência por algum deles? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 3,78 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “6 Tipos de Alface – Benefícios e Características!”

  1. Acho que em outra vida fui uma lagarta, gosto de todas as verduras sem exceção de nenhuma, todas mesmo 😂

  2. Plantei um pacotinho de sementes de alface lisa dia 9/8 que havia comprado a unsua 2 meses. Estão nascendo todas as sementes, vou ter alface por um bom tempo.

  3. Por falta de opção uso alface crespa ou hidropônica , mas provavelmente passarei a consumir a alface roxa …