O chá de boldo é uma bebida bastante usada no brasil e em vários outros países, devido aos benefícios que ele pode trazer para a saúde.
A planta, de nome científico Plectranthus barbatus, também é conhecida como boldo-da-terra, boldo-de-jardim, tapete-de-oxalá, falso-boldo e boldo-brasileiro, e é facilmente cultivada em jardins e canteiros.
Então, a seguir vamos conhecer melhor os benefícios do chá de boldo para a saúde, além de aprender como prepará-lo.
O chá de boldo é um remédio natural usado há centenas de anos, em diversas culturas, e suas propriedades medicinais podem beneficiar o organismo de várias formas, como veremos a seguir:
O chá de boldo ajuda a melhorar o funcionamento gastrintestinal, e assim ajuda a prevenir e aliviar sintomas como:
Além disso, o boldo também melhora a digestão de gorduras, principalmente quando consumido na forma de chá, antes das refeições.
As folhas de boldo são ricas em compostos fenólicos, que são substâncias antioxidantes que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres.
Por isso, o consumo do chá de boldo pode ajudar a prevenir alguns problemas de saúde, como:
A ação antioxidante do boldo ajuda a prevenir o estresse oxidativo no fígado, protegendo o órgão contra os danos causados pelas toxinas.
Outro efeito do chá de boldo é a prevenção de alguns tipos de infecções. Isso acontece porque ele tem um efeito antibacteriano, e assim o seu chá pode ser uma ótima forma de prevenir a proliferação de bactérias patológicas no intestino.
O chá de boldo pode ser preparado tanto com as folhas secas, quanto com as folhas frescas, normalmente sem a adição de outras ervas. Além disso, ele é facilmente encontrado em mercados, farmácias e lojas de produtos naturais, e ainda pode ser cultivado em casa
Ingredientes:
Modo de preparo:
Observação: Evite ferver o boldo na água, para não amargar.
Apesar do chá de boldo ser indicado para pessoas que querem melhorar a digestão e a saúde do fígado, ele é contraindicado para mulheres grávidas, pois pode provocar má formação do feto, principalmente quando usado nos primeiros 3 meses da gestação.
Além disso, ele deve ser evitado também por mulheres estejam amamentando, assim como por pessoas com obstrução das vias biliares. Então, na dúvida, consulte um profissional de saúde para esclarecer qualquer questão.
Confira também o que a nossa nutricionista tem a dizer sobre o chá de boldo no vídeo a seguir.
Veja Todos Comentários
Tenho um pé de boldo em casa e sempre preparo o chá de boldo macerado. Pico as folhas em uma tigela, macero, acrescento água fria e tomo, depois torno a colocar água e ponho na geladeira, aí vou bebendo durante o dia. Fica amarguinho mas eu gosto muito e sinto que o efeito é mais potente e mais rápido.
Tenho um pé de boldo plantado num vaso e comecei a utilizar as folhas frescas e adicionar uma xícara de agua fervente 2 vezes ao dia.Sempre tinha ouvido falar desse chá porem nunca havia utilizado porque no preparo eu fervia as folhas e ficava muito amargo. Atualmente deixo 10 minutos em infusão na agua fervente uma folha de boldo média picada com a xícara tampada e fora da chama do fogão. Me sinto muito bem utilizando esse cha.
À alguns anos tinha muitas dores de estômago e má digestão, já tinha tomado vários remédios manipulados e remédios caseiros sem nenhuma solução, quando comecei a tomar chá de boldo foi um verdadeiro sucesso, pois acabou com as dores e todo o má digestão que provocava o mal estar. Mas sempre preparava ele sem ferver a água, deixava um pouquinho e depois bebia pequenos goles, sem exageros, mas um dia minha língua ficou dormente não sei por quê, após tomar o bolso, fique o com medo e não tomei mais, as dores voltaram mas mais suaves e o mal estar também aí me indicaram uma pastilhas chamada pepsamar e Tonho tomado ela desde então e tem sido muito bom.
Esse chá de bordo pra mulher que tá grávida faz a mulher abortar
O chã de boldo é muito bom ,tudo o que fala nesta receitas eu já sei desde dos meus avós ,não deixe de tomar esse chã