10 Benefícios do Boldo-do-Chile – Para Que Serve e Indicações

Especialista da área:
atualizado em 25/12/2019

Quem nunca recorreu às folhas de chá de boldo para aliviar aquela dor de estômago? Então, o boldo-do-chile é uma planta muito disponível usada medicinalmente há séculos. Ele demonstra potencial para tratar distúrbios digestivos, promove a boa saúde do fígado, ajuda o intestino e muitos outros problemas, pois sua composição é repleta de antioxidantes, anti-inflamatórios, antibacterianos e antissépticos.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora o seu sabor não seja um dos mais agradáveis entre os chás, o que justifica as caretas na hora de beber, quando é ingerido na quantidade e frequência certa, é capaz de ajudar e muito a saúde.

Você conhece o boldo-do-chile e seus benefícios? Vamos falar sobre eles, além de abordar para que serve e as suas indicações.

Informações sobre o boldo-do-chile

O boldo é nativo do Chile, mas também é encontrado em muitos outros países, inclusive aqui no Brasil. As folhas da planta costumam ter um aroma forte e são usadas para fins culinários e medicinais. Elas geralmente são colhidas, secas e utilizadas para preparar um chá de ervas, cataplasmas, emplastros e é possível encontrar o boldo como um extrato em lojas de produtos naturais e farmácias.

Embora não seja o mais comum, o uso da folha fresca costuma ser muito utilizado e geralmente seus efeitos são bem mais potentes. Enfim, o boldo pode ser ingerido sozinho ou combinado com outras ervas, o que agradar mais o seu paladar.

Para que serve?

O boldo-do-chile é popular para reduzir os desconfortos digestivos, mas historicamente falando ele já foi usado para tratar insônia, reumatismo, cistite, gonorreia, sífilis, resfriados, prisão de ventre e dor de ouvido.

Atualmente, o seu uso está mais relacionado ao tratamento de problemas do fígado, vesícula biliar, digestão e sistema imunológico, pois ele é capaz de ajudar a eliminar cálculos biliares, estimular a produção da bílis, o que beneficia o corpo de várias maneiras, além de ajudar a digestão e eliminar a constipação.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, as folhas de boldo-do-chile são repletas de antioxidantes que são conhecidos por combater os radicais livres, prevenindo o aparecimento de várias infecções e doenças, e também contêm propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antissépticas, o que tem muitas utilidades.

O boldo-do-chile se mostra muito versátil e serve para tratar diversos problemas e isso pode trazer resultados valiosos para a saúde.

Benefícios do boldo-do-chile

Diversas pesquisas e estudos são constantemente realizados para evidenciar os benefícios do boldo-do-chile e alguns resultados promissores já são constatados, mostrando que essa planta pode ajudar a impulsionar a sua saúde.

1. Melhora a digestão

O boldo-do-chile é popular por ajudar de forma efetiva a melhorar a digestão. Isso acontece porque sua composição é repleta de antioxidantes que estimulam a produção da bílis no fígado. A bílis ajuda a digestão, quebrando os alimentos, principalmente as gorduras.

Além disso, os óleos essenciais das folhas de boldo podem tratar indigestão, vômitos, diarreia e intoxicação alimentar, pois elas agem como um agente antimicrobiano, que ajuda a aliviar esses sintomas.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Contribui com a saúde do fígado

O fato das folhas de boldo estimularem a produção da bílis costuma beneficiar absurdamente o fígado. Ele é um órgão responsável por centenas de funções no corpo, mas uma das principais é a eliminação de resíduos e toxinas, impedindo um acúmulo que pode viabilizar o surgimento de algumas doenças.

Muitas pesquisas também já foram realizadas e comprovaram que o boldo-do-chile ajuda a proteger as células do fígado quando há um excesso de toxinas, além de impedir os danos provocados pelos radicais livres.

Além disso, o óleo essencial aumenta a micção, para ajudar a drenar toxinas, como ácido úrico, sais mineiras, gorduras, água, bílis e qualquer depósito nos rins, mantendo-os limpos. Por fim, seu poder anti-inflamatório pode desinflamar o fígado, facilitando a cicatrização, regeneração e funcionamento.

Esse efeito costuma ser mais potente quando o chá é preparado com as folhas frescas da planta.

3. Ajuda a eliminar cálculos biliares

  Continua Depois da Publicidade  

Como a produção da bílis aumenta com a ingestão do boldo, essa condição ajuda a reduzir os cálculos na vesícula biliar. Ele é capaz de promover o esvaziamento da vesícula frequentemente e esse movimento pode estimular a eliminação antes que os cálculos causem danos mais sérios para a saúde.

4. Promove um sistema imunológico mais saudável

O sistema imunológico saudável tem a capacidade de formar uma proteção contra agentes nocivos capazes de provocar doenças. O boldo-do-chile pode apoiar esse sistema, pois ele é um antimicrobiano e antibacteriano que impede que vírus, bactérias e outros se alojem e desenvolvam infecções.

Outro benefício é que seus efeitos anti-inflamatórios podem combater a inflamação excessiva em qualquer parte do corpo e os antioxidantes combinados com os fitoquímicos, como limoneno, cânfora, boldina, cumarina e beta-pineno combatem os radicais livres, minimizando os danos celulares. Tudo isso ajuda o sistema imunológico, porque ele fica menos vulnerável as infecções.

5. Pode tratar a prisão de ventre e parasitas intestinais

A constipação é muito desconfortável e costuma trazer inúmeros sintomas para aqueles que são acometidos pela situação. Já vimos que o boldo-do-chile pode ajudar o aparelho digestivo de várias formas e ele pode dar uma força para esse problema também. Ele contém um óleo que possui efeitos laxativos, que promovem os movimentos intestinais, diminuindo os esforços para evacuar.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o ascaridol, que é um composto orgânico presente no boldo, supostamente possui propriedades antiparasitárias capazes de ajudar a eliminar os parasitas intestinais.

Se você sofre com esses problemas, vale a pena tomar um chá feito com as folhas ou usar seus extratos.

6. Ajuda as infecções do trato urinário

As folhas de boldo-do-chile podem ser usadas para as infecções do trato urinário. Isso é possível porque elas são antimicrobianas e antissépticas, que no corpo trabalham para expulsar as infecções. São capazes de combater cistite e até a sífilis e gonorreia, que são consideradas doenças sexualmente transmissíveis de natureza bacteriana. Beber o chá de boldo é uma maneira natural de tratar, prevenir e restaurar a saúde do trato urinário.

7. Estimula a circulação sanguínea

O boldo-do-chile pode ter um efeito estimulante sobre a circulação sanguínea e essa condição faz com que o corpo potencialize a circulação e a taxa de respiração. Além disso, ele promove a circulação sanguínea em áreas afetadas pelo reumatismo e artrite, que são doenças que sofrem com essa obstrução, promovendo um alívio e diminuição da dor. Ele também atua na vesícula biliar, secreção de suco gástrico, fígado, baço, glândulas endócrinas, hormônios e enzimas.

8. Ajuda a acalmar os nervos

Os óleos provenientes do boldo podem ter efeitos relaxantes, o que acalma os nervos, reduz o estresse e tranquiliza. Porém, para essa finalidade ele deve ser usado em doses bem pequenas, que já são capazes de promover fortes efeitos intoxicantes ou narcóticos no sistema nervoso.

Atenção: doses altas provocam sintomas como náuseas, dores de cabeça, convulsões e até coma.

9. Ajuda a tratar ferimentos

Quando estamos com machucados e feridas na pele, ficamos totalmente vulneráveis à aproximação de bactérias que podem provocar uma infecção. O boldo-do-chile contém óleos que ajudam a evitar a proliferação de germes e bactérias, evitando que eles se multipliquem nos machucados. Além disso, pode ajudar a combater a infecção e prevenir a sepse e o tétano, que geralmente são desenvolvidos por causa das bactérias.

10. Pode potencializar a perda de peso

O boldo-do-chile emagrece? A resposta é não, mas o fato dele melhorar outros sistemas pode contribuir consideravelmente e potencializar os seus esforços para perder peso. Como vimos, ele ajuda a melhorar a digestão, estimula a produção da bílis, que faz o fígado eliminar mais toxinas e resíduos, impulsiona os movimentos intestinais para funcionar corretamente e mantém o sistema imunológico saudável, além de melhorar o metabolismo.

Com todas essas funções operando plenamente, o corpo será capaz de responder mais eficazmente a uma dieta para perder peso.

Indicações

O boldo-do-chile costuma ser usado como uma bebida por pessoas que buscam proporcionar esses benefícios para o corpo, porém cada um dos problemas requer um indicação de uso específica. Por esse motivo, trouxemos algumas recomendações sugeridas pela medicina Ayurveda.

  • Fígado: Utilize as folhas frescas de boldo para preparar um chá e beba uma xícara diariamente.
  • Cálculos biliares: Utilize 15 gramas de folhas de boldo e 1 litro de água para preparar um chá. Misture os dois e leve ao fogo, após levantar fervura espere 2 minutos e desligue o fogo. Coe e beba duas xícaras por dia. Essa indicação também pode ser usada para tratar litíase biliar.
  • Distúrbios estomacais:Faça um chá com folhas e água, deixe em infusão e beba ainda quente, de preferência após as refeições.
  • Colecistite: Faça um chá utilizando 15 gramas de folhas de boldo-do-chile e 1 litro de água. Misture a água e o boldo, leve ao fogo e depois de ferver deixe por mais 2 minutos. Coe e beba duas xícaras por dia.
  • Inchaço: Prepare um chá usando as folhas secas de boldo-do-chile. Beba antes das refeições.
  • Infecção do trato urinário: Misture na mesma proporção flor de neve, folhas de bérberis e folhas de boldo secas. Moa os ingredientes e acrescente meia colher de chá em uma xícara de água. Tome uma xícara diariamente.
  • Dor reumática e Neuralgia:Faça uma pasta com as folhas e misture com uma pequena quantidade de água. Aplique sobre a área e pressione com um pano limpo. Deixe por alguns minutos e remova. Você também pode tomar um banho com água de boldo, é bom acalmar a dor reumática.
  • Relaxar os nervos:Faça um chá com folhas e água, deixe em infusão e beba ainda quente, de preferência após as refeições.

Formas de usar o boldo-do-chile

  • A forma mais comum de usar o boldo é fazendo um chá. Ele pode ser feito adicionando 2 gramas de folhas secas em água quente e ingerido 15 minutos antes de cada refeição.
  • As cápsulas de boldo-do-chile e o extrato seco também são boas opções e podem funcionar como um complemento da dieta.
  • Você também pode fazer compressas, misturando 20 gramas de folhas secas com água quente. Elas podem ser aplicadas nos locais com a ajuda de uma toalha limpa.
  • Para os cataplasmas e emplastros basta misturar folhas secas com um pouquinho de água quente até obter uma pasta. Na sequência aplique-o na área afetada e pressione com um pano.
  • As folhas podem ser adicionas aos alimentos, da mesma maneira que às folhas de louro.
  • O extrato de boldo pode ser inserido em bebidas alcoólicas, para fins aromatizantes.
  • Folhas e casca são podem ser usadas como um condimento, após serem devidamente moídas.

Contraindicações

  • Você não deve usar o chá boldo por períodos prolongados de tempo, e grandes doses de boldo podem causar paralisia e até a morte.
  • Pacientes que sofrem com distúrbios renais, doenças do fígado, cálculos biliares e outras condições médicas não devem usar o boldo-do-chile sem falar com um médico.
  • Ingerir muito boldo-do-chile pode provocar irritação nos rins e trato urinário.
  • O ascaridol pode desencadear a menstruação. Dessa forma, as mulheres grávidas ou amamentando não devem usar o boldo, até porque o chá de boldo-do-chile aborta e pode causar defeitos congênitos.
  • Pessoas que estão usando medicamentos para diluir o sangue não devem consumir o boldo-do-chile.
  • Aqueles que sofrem de trombocitopenia ou hemofilia não devem ingerir.

Efeitos colaterais

Há alguns efeitos colaterais desagradáveis ​​de beber muito chá de boldo, incluindo:

  • Intoxicação por ascaridol, uma substância química que ocorre naturalmente em boldo.
  • Quando aplicado na pele, o boldo pode provocar uma irritação. Se perceber esse efeito colateral retire imediatamente.
  • Boldo-do-chile pode causar bloqueio do ducto biliar. Há uma preocupação de que o fluxo extra de bile estimulada pelo boldo-do-chile possa ser prejudicial em pessoas com ductos biliares bloqueados.
  • O boldo pode retardar a coagulação do sangue. Se for passar por algum procedimento cirúrgico pare de usar para evitar uma possível hemorragia durante e após a cirurgia.

Conclusão

Embora o boldo-do-chile apresente alguns efeitos colaterais, quando utilizado corretamente e pelo tempo certo ele é capaz de potencializar a sua saúde e ajudar a tratar algumas condições. Ainda que seja um produto natural, se o seu objetivo é utilizar como um coadjuvante de seu tratamento, converse com o seu médico e avalie com ele todos os benefícios e riscos do consumo do boldo-do-chile.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já experimentou o chá de boldo-do-chile ou alguma outra forma de consumo desta planta para algum propósito? Teve bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média 4,25)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

4 comentários em “10 Benefícios do Boldo-do-Chile – Para Que Serve e Indicações”

  1. usei pra vesícula e rins tenho a vesícula preguiçosa é sa um certo alivio do mal estar mas o caso é que usei dessa x e acabou os sintomas do oclusescuros sumiu os sintomas totalmente foi ótimo,

    Responder
  2. Tive um cão atacado pela doença do carrapato, que afeta os rins. O animal foi desenganado e uns nativos me indicaram a pasta de folhas de boldo. Masseradas produzem um caldo grosso, verde escuro, que através de uma seringa grossa aplicamos na goela do bicho, fazendo engolir .Salvou-se.

    Responder
  3. Tomo uma xícara de chá vfe boldo seco, para tratar gordura no fígado, e sempre que tenho indisposição digestiva

    Responder