Tipos de limão e seus benefícios – Siciliano, Galego, Taiti e Cravo/Rosa

Especialista da área:
atualizado em 22/07/2021

O limão que tem origem no sul da Ásia, é uma fruta cítrica bastante presente na culinária mundial. Estima-se que existam mais de 100 espécies de limão pelo mundo, todavia, no Brasil, há quatro tipos mais populares, sendo eles: cravo, taiti, siciliano e galego.

  Continua Depois da Publicidade  

Tais variedades podem ser ingrediente principal ou complementares em chás, sucos, vitaminas, doces e molhos, por exemplo, além de serem usados no preparo de diversas bebidas alcoólicas, como a nacionalíssima caipirinha.

Quer saber a diferença entre os tipos de limão? Então confira abaixo todas as dicas e informações a respeito de cada espécie e aproveite para conferir algumas receitas com limão para emagrecer.

Os tipos de limão e suas características

1. Limão rosa ou limão-cravo

Limão rosa ou limão-cravo
Limão rosa ou limão-cravo

Esta variedade também recebe os nomes de limão caipira, limão cavalo, limão-francês ou limão-vinagre e é dona de uma aparência amarela e cheia de pintas e manchas irregulares, que se assemelha a uma laranja pequena.

O limão rosa ou limão-cravo não é exatamente um limão, é oriundo de um possível cruzamento desta fruta com a tangerina. O limão-cravo é originário da Índia, porém, pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil, e o seu suco é considerado riquíssimo em vitamina C.

Este limão é tido como o mais suculento e que apresenta o sabor mais marcante, ideal para preparar limonadas, marinar carnes e temperar alimentos.

2. Limão taiti

 Limão taiti
Limão taiti

O limão taiti é, na realidade, uma lima ácida, com sabor intenso e que apresenta uma casca fina e lisa, possuindo poucas sementes. Com uma polpa que contém uma grande quantidade de suco, a variedade é conhecida como o tipo de limão que possui a maior quantidade de vitamina C em sua composição.

O limão taiti, é o mais conhecido e mais facilmente encontrado no país e costuma ser utilizado para preparar sobremesas, limonadas e drinques como a caipirinha.

Uma dica bastante interessante na hora de escolher seu limão taiti e garantir um limão mais suculento e fresquinho é optar pelas frutas mais pesadas, que não estejam muito duras ou moles e com a casca mais lisa e brilhante.

3. Limão siciliano

 Limão siciliano
Limão siciliano

Trata-se da espécie de limão mais consumida na Europa e nos Estados Unidos, que também pode receber os nomes de verdadeiro, eureka ou Lisboa. Ele, que é considerado o mais antigo de todos os tipos de limão do mundo, possui uma casca grossa bem amarelinha, conta com um formato alongado e apresenta um sabor bem ácido.

  Continua Depois da Publicidade  

O limão siciliano não é tão suculento quanto os outros e aconselha-se utilizar esta variedade da fruta no preparo de molhos e para intensificar o sabor dos pratos como os risotos. Ele também pode servir de base para a produção de cosméticos e perfumes.

4. Limão galego

Limão galego
Limão galego

Assim como acontece com o limão taiti, o que temos aqui é uma lima ácida e não propriamente um limão, que quando madura, pode apresentar uma casca amarelada.

O limão galego é considerado suculento, sem uma acidez muito forte, e pode ser empregado no preparo de drinques, molhos, temperos e sobremesas como sorvetes.

Os benefícios dos limões

Não existem grandes diferenças nutricionais entre os diversos tipos de limão – as divergências referem-se mais ao nível de acidez e ao sabor.

Todos os limões contêm limoneno, uma substância com propriedades anticancerígenas e a casca de todos serve como fonte de fibras. Aliás, recomenda-se também que a casca seja utilizada nas preparações com os limões, visto que além do seu alto teor de fibras, a maior parte da vitamina C da fruta está concentrada nela.

O limão também é conhecido como uma fruta que auxilia a fortalecer o sistema imunológico, pois além das fibras e da vitamina C, possui outros nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo como: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, vitamina A e vitamina B9 (folato/ácido fólico).

E então, já escolheu o seu limão preferido? Muito bem, agora é só soltar a criatividade e utilizar a variedade selecionada nas suas receitas – de preferência saudáveis, é claro.

Vídeo

Você já conhecia os diferentes tipos de limão e seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Tipos de limão e seus benefícios – Siciliano, Galego, Taiti e Cravo/Rosa”

  1. Gosto do limão porque é excelente para curar a gripe.Percebo logo no primeiro dia.Os sintomas como:espiro,coriza,dor de cabeça desaparecem rapidamente.

    Responder