Como fazer Chá de Boldo – Receita, benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 03/04/2021

O chá de boldo é uma bebida bastante usada no brasil e em vários outros países, devido aos benefícios que ele pode trazer para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

A planta, de nome científico Plectranthus barbatus, também é conhecida como boldo-da-terra, boldo-de-jardim, tapete-de-oxalá, falso-boldo e boldo-brasileiro, e é facilmente cultivada em jardins e canteiros.

Então, a seguir vamos conhecer melhor os benefícios do chá de boldo para a saúde, além de aprender como prepará-lo.

Benefícios do chá de boldo

chá de boldo

O chá de boldo é um remédio natural usado há centenas de anos, em diversas culturas, e suas propriedades medicinais podem beneficiar o organismo de várias formas, como veremos a seguir:

1. Melhora o funcionamento gástrico

O chá de boldo ajuda a melhorar o funcionamento gastrintestinal, e assim ajuda a prevenir e aliviar sintomas como:

  • Azia;
  • Dores estomacais;
  • Gases;
  • Cólicas abdominais.

Além disso, o boldo também melhora a digestão de gorduras, principalmente quando consumido na forma de chá, antes das refeições.

2. Tem efeito antioxidante

As folhas de boldo são ricas em compostos fenólicos, que são substâncias antioxidantes que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres.

Por isso, o consumo do chá de boldo pode ajudar a prevenir alguns problemas de saúde, como:

  • Inflamações, uma vez que os antioxidantes ajudam a regular o funcionamento do sistema imune;
  • Doenças cardiovasculares, pois contribui para a prevenção do acúmulo de placas gordurosas nos vasos sanguíneos.

3. Ajuda a proteger o fígado

A ação antioxidante do boldo ajuda a prevenir o estresse oxidativo no fígado, protegendo o órgão contra os danos causados pelas toxinas.

4. Pode prevenir infecções intestinais

Outro efeito do chá de boldo é a prevenção de alguns tipos de infecções. Isso acontece porque ele tem um efeito antibacteriano, e assim o seu chá pode ser uma ótima forma de prevenir a proliferação de bactérias patológicas no intestino.

  Continua Depois da Publicidade  

Folhas de boldo
Folhas de boldo

Como preparar?

O chá de boldo pode ser preparado tanto com as folhas secas, quanto com as folhas frescas, normalmente sem a adição de outras ervas. Além disso, ele é facilmente encontrado em mercados, farmácias e lojas de produtos naturais, e ainda pode ser cultivado em casa

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de chá de folhas picadas de boldo.

Modo de preparo:

  • Aqueça a água em uma panela e, quando começar a ferver, desligue o fogo;
  • Depois transfira a água para uma xícara e adicione as folhas de boldo picado;
  • Então, deixe descansar por cerca de 10 minutos;
  • Por fim é só coar e beber logo em seguida.

Observação: Evite ferver o boldo na água, para não amargar.

Dicas e cuidados

  • O boldo brasileiro, descrito neste artigo, é diferente do boldo chileno, ou Peumus boldus, e por isso são muito confundidos;
  • Evite beber o chá em grandes quantidades, pois em excesso ele pode causar desconforto gástrico;
  • Por isso, ele deve ser consumido até três vezes ao dia, antes ou após as refeições principais;
  • Tomar um chá de boldo antes de se deitar pode ser uma boa forma de conseguir uma digestão tranquila e uma noite de sono amena;
  • Por fim, evite adoçar o chá de boldo com açúcar refinado ou com adoçante artificial. Então, se quiser melhorar o sabor, você pode adicionar limão ou gengibre.

Contraindicações

Apesar do chá de boldo ser indicado para pessoas que querem melhorar a digestão e a saúde do fígado, ele é contraindicado para mulheres grávidas, pois pode provocar má formação do feto, principalmente quando usado nos primeiros 3 meses da gestação.

Além disso, ele deve ser evitado também por mulheres estejam amamentando, assim como por pessoas com obstrução das vias biliares. Então, na dúvida, consulte um profissional de saúde para esclarecer qualquer questão.

Você já sabia como fazer chá de boldo? Tem o costume de prepará-lo em casa para consumir frequentemente? Por que motivo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (107 votos, média: 3,97 de 5)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

33 comentários em “Como fazer Chá de Boldo – Receita, benefícios e dicas”

  1. Tenho um lindo pé de boldo em casa, também tenho intestino preguiçoso, costumo pegar as folhas lavar e espremer para tirar o sumo, coloco água natural, deixo uns minutos depois tomo. DETALHE: sou do interior e ouvia muito as pessoas dizerem para sempre pegar as folhas em nr IMPAR😁 não sei o porquê…