Chá de buchinha-do-norte – Como fazer, benefícios e efeitos colaterais

Especialista da área:
atualizado em 16/11/2020

A buchinha-do-norte é uma planta nativa encontrada facilmente no Brasil e é também conhecida como buchinha paulista, cabacinha, purga e abobrinha do norte.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela é conhecida por ser uma planta tóxica quando consumida em excesso, por isso é necessário cuidado ao consumi-la, sendo indicada apenas a inalação do chá.

O seu chá tem a propriedade de ser abortivo, sendo perigoso o seu uso indiscriminado, mas suas propriedades expectorantes, antissépticas e adstringentes ajudam a tratar alguns problemas respiratórios e outras condições médicas importantes.

Buchinha-do-norte

Confira mais detalhes, benefícios, curiosidades e como fazer chá de buchinha-do-norte para melhores resultados.

Para que serve o chá?

  • O chá é indicado como excelente expectorante, auxiliando no tratamento de sinusite, rinite, bronquite, asma e outros problemas respiratórios;
  • Também ajuda a tratar problemas de dores de cabeça, herpes, oftalmias, curar feridas, hematomas;
  • Tem propriedades vermífugas, adstringentes e antissépticas.

Porém, seu consumo deve ser orientado por um profissional da saúde, por ser considerada uma planta tóxica e que pode causar reações adversas quando ingerida.

Receita de chá de Buchinha do Norte

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de buchinha-do-norte. Aprenda como fazer chá para o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

O chá é feito com água e a planta seca, sendo necessário seu preparo por infusão. Evite incorporar outros ingredientes ao preparo, uma vez que seu consumo é via inalação.

Ingredientes:
  • 1 buchinha-do-norte;
  • 250 ml de água filtrada.
Modo de preparo:

Utilize a planta seca, descasque e coloque numa panela com a água. Leve ao fogo até ferver, então desligue e inale o vapor do chá, sem ingerir.

Dicas e precauções importantes

O chá de buchinha paulista é um conhecido abortivo e, por isso, é contraindicado seu uso em caso de suspeita de gravidez. Deve-se ter todo o cuidado com o seu consumo, pois ingerir o chá de forma indiscriminada pode trazer problemas para a saúde.

Quando ingerido, ele poderá causar hemorragias internas e outros efeitos colaterais, por isso indica-se sua utilização apenas por inalação, em uma quantidade mínima de 25 a 30 gotas por dia.

  Continua Depois da Publicidade  

A recomendação é de inalação do vapor exalado pelo chá enquanto ainda está quente. Em caso de qualquer reação adversa, consulte um médico.

Crianças devem evitar seu uso. Quando consumido em excesso pode causar irritação na mucosa, além de hemorragias, cólica, diarreia e náuseas. O ideal é consultar um médico antes de se automedicar inalando esse chá.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia as propriedades, como utilizar e como fazer chá de buchinha-do-norte? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (343 votos, média 3,92)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

371 comentários em “Chá de buchinha-do-norte – Como fazer, benefícios e efeitos colaterais”

  1. Meninas cha de buchinha nao desce!
    O que desce é remedio misoprostol, comprei 4 e desceu em 3 horas ,
    Facebook ta Silvia alves da cidade de bauru
    Ela ta de vestido preto e oculos escuros

    Responder
  2. meninas eu adquiri 8 comprimidos com a Danica1994@hotmail.com (quem ja pesquisou sobre ela sabe da idoneidade), mas infelizmente antes de chegar, constatei por ultra que estava de mais tempo do que imaginava, agora desejo repassar eles a quem interessar ,pois precisarei desse dinheiro para comprar coisas ao baby. email de contato: ana.rodriguex@outlook.com

    Responder
  3. Tomei varios desses chas e nao adiantou nada, graças que consegui achar uma pessoa que me enviou, chegou em 7 dias o remedio.

    Responder