Chá de buchinha-do-norte – Como fazer, benefícios e efeitos colaterais

atualizado em

A buchinha-do-norte é uma planta nativa encontrada facilmente no Brasil e é também conhecida como buchinha paulista, cabacinha, purga e abobrinha do norte.

Ela é conhecida por ser uma planta tóxica quando consumida em excesso, por isso é necessário cuidado ao consumi-la, sendo indicada apenas a inalação do chá.

O seu chá tem a propriedade de ser abortivo, sendo perigoso o seu uso indiscriminado, mas suas propriedades expectorantes, antissépticas e adstringentes ajudam a tratar alguns problemas respiratórios e outras condições médicas importantes.

Buchinha-do-norte

Confira mais detalhes, benefícios, curiosidades e como fazer chá de buchinha-do-norte para melhores resultados.

Para que serve o chá?

  • O chá é indicado como excelente expectorante, auxiliando no tratamento de sinusite, rinite, bronquite, asma e outros problemas respiratórios;
  • Também ajuda a tratar problemas de dores de cabeça, herpes, oftalmias, curar feridas, hematomas;
  • Tem propriedades vermífugas, adstringentes e antissépticas.

Porém, seu consumo deve ser orientado por um profissional da saúde, por ser considerada uma planta tóxica e que pode causar reações adversas quando ingerida.

  Continua Depois da Publicidade  

Receita de chá de Buchinha do Norte

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de buchinha-do-norte. Aprenda como fazer chá para o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

O chá é feito com água e a planta seca, sendo necessário seu preparo por infusão. Evite incorporar outros ingredientes ao preparo, uma vez que seu consumo é via inalação.

Ingredientes:
  • 1 buchinha-do-norte;
  • 250 ml de água filtrada.
Modo de preparo:

Utilize a planta seca, descasque e coloque numa panela com a água. Leve ao fogo até ferver, então desligue e inale o vapor do chá, sem ingerir.

Dicas e precauções importantes

O chá de buchinha paulista é um conhecido abortivo e, por isso, é contraindicado seu uso em caso de suspeita de gravidez. Deve-se ter todo o cuidado com o seu consumo, pois ingerir o chá de forma indiscriminada pode trazer problemas para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando ingerido, ele poderá causar hemorragias internas e outros efeitos colaterais, por isso indica-se sua utilização apenas por inalação, em uma quantidade mínima de 25 a 30 gotas por dia.

A recomendação é de inalação do vapor exalado pelo chá enquanto ainda está quente. Em caso de qualquer reação adversa, consulte um médico.

Crianças devem evitar seu uso. Quando consumido em excesso pode causar irritação na mucosa, além de hemorragias, cólica, diarreia e náuseas. O ideal é consultar um médico antes de se automedicar inalando esse chá.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia as propriedades, como utilizar e como fazer chá de buchinha-do-norte? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

469 comentários em “Chá de buchinha-do-norte – Como fazer, benefícios e efeitos colaterais”

  1. Eu não conhecia a buchinha do norte conheci esta semana mais vou experimenta a fazer o vapor ver se funciona mesmo quantas vezes devo fazer pra que tem sinusite

    Responder
  2. Tomei,passei muito mal e não adiantou nada,a solução foi 5 comprimidos que comprei número do vedendor 61996360079

    Responder
  3. Olá meninas gostaria de agradecer a Flávia pelo número que a mesma deixou, realmente entregaram certinho e chegou tudo ok, muito obrigado!!

    Responder
  4. Bom dia garotas vou conta meu testemunho, a 1 mês e meio não descia estava mais que desesperada sabe, então encontrei o contato com a Flávia que me deu uma luz no fim do túnel, quero de coração agradecer muito obrigado!!

    Responder
  5. Pessoal, Bom dia comprei com o contato que o Dani deixou e quero agradecer, graças a ele deu tudo certo no procedimento já estava desesperada, para quem tiver dúvidas podem comprar com confiança eu comprei e deu certo essas duas pessoas que disseram que não entregaram só podem ter comprado com outro vendedor obrigada Dani por me ajudar!!

    Responder
  6. Meu Pai, fazia eu beber o chá bem forte quando eu passava mal do estômago o chá nem descia pro estômago e eu já estava vomitando
    🤢,(🧽☠️)🤮😣😳🤪🙂🙃.
    Depois começava a melhorar.

    Responder
  7. Oi meninas, tomei a buchinha do norte para ver se descia só que não desceu, e então procurei um pessoal que me deram todo o suporte necessário e o remédio a preço justo, quem quiser é só entrar em contato com o email deles ajudaimediata60@gmail.com

    Responder