Como Fazer Chá de Cebola – Receita, Benefícios e Dicas

A cebola é rica em vitamina A, B6, C e E, bem como sais minerais, fósforo, enxofre, ferro, magnésio, cálcio, silicatos, iodo, flúor e sódio. É um dos alimentos mais benéficos para a saúde, e por isso, é muito utilizada em quase todas as receitas.

Muito utilizada para refogados ou até mesmo consumida pura em saladas ou frita como petiscos, a cebola faz a cabeça de muitas pessoas. Existem diferentes tipos de cebola no mercado e todas trazem excelentes benefícios para a saúde.

Uma forma no mínimo diferente de consumir e se beneficiar de suas propriedades é através do chá de cebola. Confira como fazer chá de cebola, ainda mais indicado para extrair todas as propriedades do alimento e evitar uma série de problemas médicos.

Benefícios do chá de cebola: Para que serve?

Além do fato conhecido de que a cebola previne doenças do coração, sabe-se que a cebola também atua como expectorante, ajudando a tratar doenças respiratórias. Atua também como anti-inflamatório, melhorando a digestão de alimentos e prevenindo o envelhecimento precoce causado por radicais livres.

Devido ainda ao seu potencial anti-inflamatório, pode ser usada para tratar problemas de pele, ossos, estômago, intestino, etc. O fato de ajudar em doenças respiratórias faz com que o chá de cebola seja indicado para tosses persistentes, doenças cardiorrespiratórias, gripes e resfriados.

O chá de cebola também ajuda a curar a rouquidão e ajudar na liberação de catarro. Também ajuda a diminuir colesterol ruim do sangue e proteger os rins. O chá ainda funciona como diurético, regulariza o estômago e influencia no apetite. Outras propriedades conhecidas são seus efeitos antidiabético, anticâncer, antialérgico, antiúlcera, além de grande quantidade de quercetina, que ajuda na melhor circulação do sangue. A presença de silício ajuda a impedir o envelhecimento de veias, artérias e coágulos sanguíneos que causam trombose.

O chá de cebola também pode ajudar na luta contra anemia, pelo alto teor de ferro. Também é usado como antitérmico. Mulheres grávidas podem ingerir o chá devido à excelente quantidade de folato que ajuda no crescimento e desenvolvimento do feto nas primeiras semanas de gestação. 

Como fazer o chá de cebola – Receitas e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de cebola. Aprenda como fazer chá de cebola para o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

Não existe mistério para saber como preparar o chá. Esse ingrediente é facilmente encontrado em qualquer mercado, feira ou hortifruti. A única coisa é que é necessário escolher cebolas frescas, de preferência orgânicas. Repare na casca da cebola, que deve estar preservada e dourada. Saiba como preparar abaixo.

1. Receita de chá de cebola

Ingredientes:

  • 1 cebola;
  • 1 xícara de água;
  • mel a gosto.

Modo de preparo:

Retire a casca da cebola, lave com cuidado e pique. Separe uma colher de sopa de cebola picada. Ferva a água, em seguida coloque a cebola e deixe em fogo baixo por alguns minutos. Espere amornar, coe e sirva com mel. Pode ser tomado até 3 vezes ao dia.

2. Receita de chá de casca de cebola

Ingredientes:

  • casca de 1 cebola;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Leve a água para ferver com as cascas durante 10 minutos. Repouse por mais 5 minutos, coe e sirva. Se quiser adoce com mel ou adoçante.

3. Receita de chá de cebola com alho

Ingredientes:

  • 1 cebola média;
  • suco de 1 limão;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Descasque a cebola e divida em duas partes. Descasque alho e esprema o suco do limão. Leve todos os ingredientes para o fogo. Deixe por 10 minutos em fogo baixo, coe e beba em seguida. 

Dicas

O chá de cebola em excesso pode aumentar a acidez estomacal e gases, portanto, pessoas com estômago sensível devem evitar consumir esse chá. Além de melhorar a gripe, essa mistura ainda fortalece o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória, evitando novos sintomas.

Vídeo:

Gostou das dicas?

O que você achou dessas formas de como fazer chá de cebola que separamos acima? Pretende experimentá-las para aproveitar os benefícios da bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (56 votos, média: 4,02 de 5)
Loading...

7 comentários em “Como Fazer Chá de Cebola – Receita, Benefícios e Dicas”

  1. Foram ótimas as dicas, muito obrigado. Mas, eu preciso saber quanto tempo o chá da casca de cebola pode ser guardado, mantendo a mesma qualidade inicial. Desde já agradeço pela atenção dispensada.

  2. Olá! Tenho muitas infecções urinárias e por causa disso tenho que acabar tomando muitos antibióticos. Ouvi fala dos grandes beneficios do chá de cebola, e venho tomando ja faz uns 3 dias desde que começou a crise de infecção urinária; e vem melhorando consideravelmente.

  3. Verdadeiramente o melhor remedio para tosse, sinusite, entre outras tomem muito bom msm, minhas crianças adoram fiz esse com cebola,alho e limao depois adocei com mel mas fiz tudo com casca perfeito obrigada.

Deixe um comentário