Home » Dieta » Alimentos Para Dieta » Como Fazer Chá de Hibisco com Canela – Receita, Benefícios e Dicas

Como Fazer Chá de Hibisco com Canela – Receita, Benefícios e Dicas

Chá de hibisco

O hibisco é uma planta originária da África tropical e começou a ser cultivada em outras regiões como a Ásia e América Central, e então se popularizou. O hibisco é utilizado em alguns pratos da culinária brasileira, principalmente na região Nordeste, e como chá para perder peso em outros estados.

  Continua Depois da Publicidade  

O chá de hibisco com canela pode trazer vários benefícios para a saúde. Um deles é evitar o acúmulo de gordura, mas existem outras também importantes para a saúde em geral. O preparo de chás com plantas variadas vem sendo bastante utilizado pela população que busca uma vida mais saudável. Isso porque muitas são as propriedades de muitas frutas e plantas que quando consumidas no chá, pelo método de infusão, podem trazer incríveis benefícios para a saúde. Confira mais sobre como fazer o chá de hibisco com canela, seus principais benefícios à saúde e boa forma e algumas receitas para preparar em casa.

Benefícios do chá de hibisco com canela: Para que serve?

O chá de hibisco com canela é termogênico e diurético, portanto é uma bebida que ajuda a acelerar o metabolismo e reduzir a barriga através da eliminação da retenção de líquido. Também é rico em vitaminas B1 e B2, que são excelentes para estimular o metabolismo do oxigênio dentro das células.

O hibisco também ajuda a manter a saúde do cérebro estável, mantendo sua funcionalidade e prevenindo algumas doenças neurológicas. Para quem sofre de hipertensão, é importante saber que o hibisco também ajuda a diminuir a pressão arterial. Ainda pode ajudar a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom.

O chá de hibisco com canela contém várias substâncias antioxidantes que protegem o coração e tem ação diurética e anti-inflamatória no organismo. O hibisco contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar, o que leva à perda de gordura quando aliado a atividades físicas.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja também:

Como fazer chá de hibisco com canela – Receitas e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de hibisco com canela. Aprenda como fazer chá de hibisco com canela para o máximo em benefícios, sabor e propriedades. 

1. Receita de chá de hibisco com canela

Ingredientes:

  • 200 ml de água;
  • 5 gramas de flor de hibisco seca;
  • canela em pau.

Modo de preparo:

Leve a água para ferver então, desligue, acrescente a flor de hibisco e canela e deixe tampado por 5 minutos em infusão. Coe e consuma quente ou morno.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Receita de chá de hibisco com canela e gengibre

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de água filtrada;
  • 2 colheres de chá de hibisco;
  • 1 canela em pau;
  • 1 colher de chá de lascas de gengibre.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

Em uma xícara adicione a canela de pau e lascas de gengibre, bem como o hibisco. Ferva a água, despeje na xícara, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Coe e sirva.

Dicas

A dica é consumir de uma a duas xícaras por dia, sendo que cada xícara contém em média 200 ml, e a quantidade não deve ultrapassar de 400 ml. A combinação com a canela torna a bebida termogênica e funciona muito bem em substituição ao chá verde, caso você não goste do sabor deste.

Gestantes ou mães em fase de amamentação devem evitar seu consumo, pois pode causar mutações nos genes dos bebês em mulheres grávidas e diminuir o leite em lactantes. O seu consumo em excesso também é contraindicado, pois por ter ação diurética pode causar a eliminação de sais minerais importantes para o funcionamento e bem estar do organismo, levando à desidratação e perda de cálcio, potássio, magnésio e sódio.

Pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais. Evite comprar os chás prontos para consumo em supermercados ou lojas, pois geralmente muitos deles já vêm adoçados.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

O que você achou dessas formas de como fazer chá de hibisco com canela que separamos acima? Já conhecia todos esses benefícios da bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (87 votos, média: 4,13 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

11 comentários

  1. achei maravilhosa a receita!! e muito legal também as dicas sobre benefício e alertas.

  2. Muito boa a matéria , dicas e explicações de grande valia.

  3. Será q eu posso consumir o hibisco apenas colocando na água?è esperar pra consumir no dia seguinte?

  4. Luiz Marcos Dos Santos.

    Excelente artigo e dou os parabéns até porquê sou Químico e posso avaliar bem o que foi explicado.

  5. adriana paula de brito pereira

    amei os beneficios

  6. Ana kessia dos santos souza

    Vou começar a tomar hoje pra ve se funciona

  7. Evanir de Fatima Ramos

    Evanir de Fatima Ramos comecei a tomar está semana.pois tenho umas gordurinhas indesejáveis. E tenho um probleminha na coluna e o peso não me faz bm.e aprendi como toma-lo. Obrigada.15/02/2019.

    • Maria dos Anjos Araujo das Chagas

      Estou amando o cha de hibiscos porque estou no periodo da Menopausa e fazia muitos dis que não conseguia dormir depois que comecei a tomar estou dormindo maravilhosamente bem.

  8. Maria José TAVARES

    Bom dia gostaria de saber quantos dias devo tomar esse chá…toma direto ou tem um prazo de tomar e descansar alguns dias e volta tomar fico no aguardo obrigada…Mary

  9. Estou amando o cha de hibiscos porque estou no periodo da Menopausa e fazia muitos dis que não conseguia dormir depois que comecei a tomar estou dormindo maravilhosamente bem.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*