Como Fazer Chá de Noni – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Você sabe o que é noni? Trata-se de uma fruta que vem da região de Fiji, das ilhas dos mares do Sul, no Sudeste Asiático, Austrália e Índia e possui substâncias conhecidas por ajudar no emagrecimento e em melhorar a saúde. Seu nome científico é Morinda Citrifolia e há algum tempo vem sendo usada no tratamento e prevenção de algumas doenças devido à sua composição nutricional.

Por muito tempo, a noni foi usada como corante para as roupas e como medicamento de aplicação na pele. A fruta possui folhas, caules cascas e raízes que podem ser muito úteis no preparo de um chá. Vamos aprender como fazer chá de noni e seus principais benefícios para a saúde?

Benefícios do Chá de Noni: Para que Serve?

Ela é muito usada no tratamento de diabetes e de colesterol alto. A fruta é rica em diversos nutrientes e vitaminas e tem efeito antioxidante que ajuda a combater radicais livres associados com o envelhecimento precoce das células. Sendo assim, pode ajudar a prevenir câncer e outras doenças relacionadas ao envelhecimento.

As pessoas historicamente podem preparar o chá de noni para tratar e aliviar cólicas, convulsões, diabetes, tosse, dores ao urinar, aumentar fluxo menstrual, tratar febre, doenças do fígado, prisão de ventre, malária, náuseas, varíola, inchaço, asma, baço e até artrites. Aumenta a imunidade do corpo e graças à sua ação anti-inflamatória, pode tratar doenças como artrite, gota, abscessos, lumbago e mastite.

Seus benefícios se estendem também ao auxilio ao tratamento de constipações, cataratas, problemas digestivos e estomacais, úlceras e até problemas de depressão. Dependendo, também auxiliam no tratamento de infecções, distúrbios renais, hipertensão arterial, acidente vascular e tem efeito sedativo. As folhas têm sido usadas em medicamentos para dores reumáticas e inchaço das articulações, dor de estômago, diarreia e inchaço causado por vermes. A casca pode ser usada no chá para ajudar no parto.

O chá de noni ativa os receptores da serotonina no cérebro. A substância é eficiente na regulação do sono, tratamento de enxaquecas e até da depressão. De quebra, ainda contribui para diminuir tremores da doença de Parkinson e evitar o Mal de Alzheimer e outros problemas neurodegenerativos.

A fruta é rica em potássio, que previne depressão, prisão de ventre, diminui a fadiga e fraqueza muscular e combate insônia. Possui também arginina, que inibe o crescimento de tumores, ajuda na cicatrização de feridas, evita perda de massa muscular, etc. A presença de flavonoides ajuda na absorção de vitamina C pelo organismo e combate hemorragias, inflamações e alergias.

Dizem também que ela pode ajudar no emagrecimento, pois reduz a gordura corporal e controla compulsão por doces. O seu potencial diurético também ajuda na eliminação de excessos do corpo.

Como fazer o chá de noni – Receitas e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de noni. Aprenda como fazer chá de noni para o máximo em benefícios, sabor e suas propriedades.

O chá de noni pode ser preparado com folhas secas ou naturais. As folhas secas são mais facilmente encontradas em produtos de lojas naturais, prontas para uso. Você pode incorporar com alguma fruta para melhorar seu sabor. Veja algumas sugestões de receitas e prepare em casa.

1. Receita de chá de noni

  • 1 xícara de água;
  • 2 colheres de folhas de noni.

Modo de preparo:

Ferva uma xícara de água, acrescente as folhas de noni secas. Desligue e deixe em infusão tampado por 10 a 15 minutos. Coe e beba imediatamente. 

2. Receita de chá de noni com abacaxi

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 2 rodelas de abacaxi picado;
  • 2 colheres de folhas secas de noni.

Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes ao fogo por 5 minutos. Desligue, tampe e deixe descansar por mais 2 minutos. Sirva coado. 

3. Receita de chá de noni com uva

Ingredientes:

  • 1 copo de água;
  • 5 uvas sem sementes;
  • 2 colheres de sopa de folhas de noni. 

Modo de preparo:

Deixe ferver todos os ingredientes por 10 minutos em fogo baixo. Adoce com mel e sirva morno. 

Dicas

Tem sabor amargo e indigesto e por isso pode ser misturada com outros ingredientes que ajudem a melhorar o sabor. Pode ser consumida uma hora antes do almoço e jantar, sendo ingerida duas vezes por dia.

As folhas secas de noni podem ser encontradas em lojas de produtos naturais. Alguns dos efeitos colaterais do chá são arrotos, alergias na pele como coceiras, diarreias, náuseas, gases. É difícil acontecer, mas caso um desses sintomas apareçam, vale a pena consultar um médico.

Algumas pessoas devem evitar esse chá, como é o caso de pacientes com insuficiência cardíaca que ingerem remédios anticoagulantes, pacientes com problemas renais pelo alto teor de potássio, gestantes e lactantes e pacientes transplantados por haver risco de rejeição do órgão. Em caso de dúvida, consulte seu médico.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de noni que separamos acima? Já conhecia os benefícios da planta para a saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (44 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

24 comentários em “Como Fazer Chá de Noni – Receita, Benefícios e Dicas”

  1. tomei o suco com goiaba e senti muito bem mas queria saber se posso fazer o cha com a fruta e o cha com a folha verde pode ele e bom para esmagrescer tambem

  2. Eu ja fiz o uso do noni com suco de uva,me indicaram as folhas para cha tomei e me senti muito bem.
    Estava com muita dor nas articulações e senti uma melhora muito grande.
    Eu gostaria que muitos usassem pois é um cha que não faz mal e ajuda a muitos que não podem comprar remedios alopatas que estão muitos caros e contem um monte de efeito colaterais.
    Eu me sinto muito bem e recomendo.

  3. faço uso do noni a mais de um ano. e muito bom estou elevando esse medicamento para os quatros cantos. e varios amigos ja estão fazendo uso. otimo e muito obrigado pelas receitas de uso do noni, abraços e continuem nos notificando de tudo sobre essa maravilha,

  4. BOM DIA

    NUNCA USEI ESSA FRUTA NEM CONHECIA , HOJE UM VIZINHO ME INDICOU FALO QUE MUITO BOM , ELE ME DEU A FRUTA PRA MIM FAZER , EU SO QUERO SABER SE VAI SER BOM PRA MIM , TENHO PROBLEMAS NOS OSSOS PRINCIPALMENTE NOS JOELHOS , DÓI MUITO ESTOU USANDO BENGALA PRA ANDAR , PRA SUBIR EM ÔNIBUS E DESCER E UM SACRIFÍCIO , SERA QUE VAI RESOLVER MINHA DOENÇA ? ESPERO QUE SIM .

  5. BOM DIA

    AINDA NÃO TOMEI , UM AMIGO QUE ME INDICOU , EU TENHO PROBLEMA NO JOELHO DÓI MUITO , ESTOU USANDO BENGALA , PARA ANDAR MELHOR . SO QUERO SABER SE EU VOU MELHORAR .

    • Vai sim Vera lucia,eu estava com mesmo problemas quase não podia fazer nada .tomei noni com suco de uva .hoje eu me sinto revencida

  6. Eu ganhei um pé de noni em uma garrafa pet, mudei no chão. Cresceu muito bem que já tem 2 frutos, como tenho dores nas articulações estou tomando um copo do chá da folha todo dia e não sinto nada de ruim no sabor, acredito muito na cura com noni.

  7. gostaria de saber se posso utilisar outros sucos no preparo do Noni,pois meu estomago não suporta bem o suco de uva devido a acides do mesmo. Qual outro suco posso usar?

  8. Eu estava com câncer de mama, e uma amiga recomendo bater nono no suco de uva e tomar. Fiz exames antes de tomar estava com anemia e a imunidade baixa, mas a partir do momento que comecei a tomar senti muitas diferenças e no próximo exame já não tinha mais nada. Eu recomendo e muito bom

  9. Gostei muito , na casa da minha sogra tem que estraga me dá muita dó aí resolvi pesquisar sobre o mesmo e achei suas dicas ? literalmente eu amei ???????

  10. Gostaria de saber se podemos fazer salada das folhas porque eu tenho um pé de Noni em minha casa e o chá das folhas eu já tomei e o sabor não é muito bom. Mas o sabor da salada e bem melhor. KKK

    • Eu ja fiz o uso do noni com suco de uva,me indicaram as folhas para cha tomei e me senti muito bem.
      Estava com muita dor nas articulações e senti uma melhora muito grande.
      Eu gostaria que muitos usassem pois é um cha que não faz mal e ajuda a muitos que não podem comprar remedios alopatas que estão muitos caros e contem um monte de efeito colaterais.
      Eu me sinto muito bem e recomendo.

    • Meu sogro tem um pé de noni na casa dele e da muito o ano todo, então ele guarda muitos pra mim aí eu congelo pra eu fazer suco, eu faço com suco de laranja ou manga é muito bom eu já emagreci 6 quilo eu pesava 70k e eu me sinto muito bem e é bom também pro estômago melhora o mal estar e as dores muscular também.

  11. A fruta vocês podem fazer com suco de uva integral, não pode triturar as sementes,beba 100ml.por 2veces ao dia,50ml de manhã e 50ml de noite.
    As folhas podem fazer do jeito que explica acima,Eu recomendo.