Como Fazer Geleia de Tamarindo para Soltar o Intestino

Especialista:
atualizado em 28/05/2020

Aprenda como fazer geleia de tamarindo para soltar o intestino, conheça benefícios e propriedades dessa fruta e cuidados ao consumi-la.

Ainda que seja uma fruta calórica, principalmente se for consumida em quantidades elevadas, já que apresenta 287 calorias em uma porção correspondente a uma xícara ou 120 g de polpa, o tamarindo é um alimento que pode contribuir com a nutrição do nosso organismo.

Isso porque essa mesma xícara ou 120 g da polpa da fruta é composta por nutrientes como a vitamina C, carboidratos, fibras, magnésio, potássio, ferro, cálcio, fósforo, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3, além de quantidades pequenas de selênio, cobre, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9 e vitamina K.

Por isso que existem vários benefícios do tamarindo para a nossa saúde e boa forma e, portanto, muitas pessoas procuram receitas de suco de tamarindo para fazer em casa, entre outras, como a geleia de tamarindo para soltar o intestino.

Você já ouviu falar na geleia de tamarindo para soltar o intestino?

De acordo com informações da nutricionista e mestra em nutrição clínica Rachael Link, um dos pressupostos benefícios do tamarindo é amenizar a prisão de ventre.

Segundo a nutricionista, o alimento tem sido empregado há séculos como um remédio natural para promover a regularidade intestinal e prevenir a prisão de ventre possivelmente por conta do seu teor de fibras. Cada xícara de polpa crua do alimento é composta por 6,1 g de fibras.

Uma revisão constituída de cinco estudos, publicada no World Journal of Gastroenterology (Jornal Internacional de Gastroenterologia, tradução livre) mostrou que o aumento na ingestão de fibras pode elevar a frequência de fezes para aqueles que têm prisão de ventre.

Por outro lado, o site WebMD informou que as evidências a respeito da utilização do tamarindo para lidar com a prisão de ventre são classificadas como insuficientes.

Receita – Como fazer geleia de tamarindo para soltar o intestino

Se mesmo com a contestação da eficiência do tamarindo para lidar com a prisão de ventre, você quiser dar uma chance à fruta para testar na prática se ela pode promover algum efeito neste sentido, a receita a seguir pode ser útil para você:

Ingredientes:

  • 500 g de tamarindo;
  • 3 copos de água;
  • 5 xícaras de açúcar mascavo.

Modo de preparo:

Descascar os tamarindos, entretanto, não remover os caroços. Colocar as frutinhas de molho dentro de um recipiente com três copos de água ao longo de quatro horas.

O próximo passo é transferir a mistura para uma panela e levá-la ao fogo, adicionando o açúcar mascavo e mexendo bem; Na sequência, retirar a panela do fogo, passar a geleia para outro recipiente, esperar esfriar e armazenar tampada dentro da geladeira.

Atenção às contraindicações e aos cuidados

Como a receita de geleia de tamarindo para soltar o intestino é preparada com açúcar, ela não deve ser consumida pelos pacientes que sofrem com a diabetes e pelas pessoas que têm o objetivo de emagrecer.

Além disso, quem não está acostumado a consumir muitas fibras – nutriente presente no tamarindo – precisa aumentar a ingestão do nutriente aos poucos para que o organismo tenha tempo para se acostumar com essa elevação no consumo de fibras.

Enquanto aumenta o aporte de fibras ao corpo, a pessoa também precisa certificar-se de consumir uma quantidade considerável de água.

Segundo especialistas, fornecer uma quantidade excessiva de fibras ao organismo não é uma boa ideia porque a ingestão de mais de 70 g de fibras diariamente pode provocar efeitos colaterais desagradáveis, sendo que algumas pessoas já experimentem reações adversas quando consomem 40 g diárias do nutriente.

Esses efeitos podem incluir: inchaço, sensação de estar cheio demais, cólicas estomacais, diarreia, desidratação, má absorção de nutrientes essenciais, ganho ou perda de peso, náusea e, em casos raros, prisão de ventre.

Mas, além de todas essas reações, um consumo excessivo de fibras pode causar a prisão de ventre, que é justamente o que se pretende evitar com o auxílio do tamarindo. Portanto, quem deseja utilizar a geleia à base da fruta para tentar amenizar o problema precisa certificar-se que não está consumindo fibras em excesso na dieta.

Caso a sua prisão de ventre não passe com a geleia de tamarindo para soltar o intestino ou outra receita que você resolver testar, procure o auxílio médico para saber do que se trata o problema e receber o tratamento mais completo e necessário para a sua condição.

Se você já sofrer com uma prisão de ventre recorrente ou uma doença ou problema de saúde mais grave que provoque a prisão de ventre, é recomendável que consulte o médico antes de aderir ao tamarindo para tentar amenizar o sintoma.

Da mesma forma, se o tamarindo te provocar qualquer tipo de efeito colateral, também é aconselhável que você informe ao médico a respeito do problema, para saber o que fazer em relação a isso e abandone o consumo da fruta, ao menos por um tempo, sempre conforme as recomendações médicas.

Tenha em mente que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as orientações profissionais e qualificadas de um médico.

Referências Adicionais:

O que você achou dessa receita de geleia de tamarindo para soltar o intestino? Pretende experimentar em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário