Suco de laranja

Suco de Laranja Solta o Intestino?

Você provavelmente deve conhecer o suco natural de laranja como uma bebida saudável, não é mesmo? E não é para menos – ele serve como fonte de vitamina C, ajuda a proteger contra inflamações e contribui com a melhoria da pressão arterial diastólica.

Mas você já parou para pensar em como a bebida pode afetar o seu intestino?

Será que o suco de laranja solta o intestino? 

Ficar com o intestino solto certamente não é algo muito agradável. Além de exigir ir mais vezes ao banheiro e atrapalhar o comparecimento em um compromisso fora de casa ou em um local que não tenha um banheiro por perto, um caso de diarreia pode provocar cólicas abdominais ou dor na barriga.

É possível dizer que o suco de laranja solta o intestino de pessoas que sofrem com distúrbios associados ao órgão, como é o caso de síndrome do intestino irritável, da má absorção de frutose e da doença de Crohn – uma condição inflamatória grave do trato intestinal, conforme a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD).

A explicação apresentada é que, para os indivíduos com a síndrome do intestino irritável e a doença de Crohn, o consumo de sucos cítricos – como o preparado a partir da laranja – piora os sintomas das condições.

Elas são conhecidas por inflamarem o trato gastrointestinal e um sinal dessa inflamação é justamente a diarreia.

No caso da má absorção de frutose, o que acontece é que o organismo não tem a habilidade de processar a frutose, um açúcar encontrado em frutas frescas como a laranja. Um dos sintomas da condição também é a diarreia.

Alergia ou intolerância alimentar 

Também é possível afirmar que o suco de laranja solta o intestino se estivermos falando de um caso de alergia ou intolerância alimentar. Os casos de alergia aos cítricos são raros, porém, um de seus sintomas pode ser a alergia.

Outros sinais da alergia aos alimentos cítricos podem ser: coceira ao redor da boca, asma, urticária, dor de estômago e vômito. No caso de uma alergia alimentar à laranja ou outros cítricos, os sintomas podem começar entre alguns minutos até uma hora depois do consumo do suco.

Uma intolerância alimentar ao suco de laranja também inclui a diarreia, além da dor abdominal, da náusea, do inchaço e dos gases. Quando se trata de uma intolerância alimentar, os sintomas localizam-se no sistema digestivo, ao contrário da alergia alimentar, condição em que os sinais encontram-se concentrados no sistema imunológico.

Bactérias 

Um caso de diarreia pode surgir quando uma pessoa consome um suco de laranja infectado por uma bactéria prejudicial ao organismo que causa problemas gastrointestinais.

Além da diarreia, esse tipo de infecção pode trazer outros problemas como febre alta, dor de cabeça, vômito, náusea e cólicas estomacais, que são desenvolvidos entre 12 a 72 horas depois da ingestão do suco.

Tendo esse perigo em vista, ao tomar o seu suco natural e fresco de laranja, seja ele comprado pronto, seja ele preparado em casa, certifique-se que ele foi feito com todo o cuidado, de maneira bem higienizada, com os ingredientes tendo sido bem limpinhos.

Fruta é laxante 

De acordo com informações do médico Drauzio Varella, a laranja é classificada como uma das frutas laxantes, ao lado de outros alimentos como melancia, melão, mamão, abacaxi, ameixa, uva e figo.

Para quem está sofrendo com um quadro de diarreia, uma das recomendações de Varella consiste em evitar a ingestão de frutas laxantes, como é o caso da laranja.

Considerações 

Como acabamos de aprender, existem, sim, alguns casos em que o suco de laranja solta o intestino. Portanto, se você já experimentou esse sintoma depois de consumir a bebida, vale a pena solicitar o auxílio médico para saber qual pode ter sido a causa do seu problema.

Como vimos, a diarreia após a ingestão do suco de laranja pode estar associada a diversos fatores e vale a pena investigar a qual deles o seu caso está relacionado para que o problema possa ser tratado da melhor maneira possível. Principalmente se o intestino tiver ficado mais solto em decorrência de uma doença que não se sabia que existia.

Nos casos de quem já foi diagnosticado com uma condição de saúde que afeta o intestino, vale a pena conversar com o médico responsável pelo tratamento a respeito dos alimentos e bebidas que podem ser consumidos e saber quais deles devem ser evitados para que a doença, assim como os seus sintomas, não sejam piorados.

Você já percebeu que para você, o suco de laranja solta o intestino? Tem o costume de tomar essa bebida com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

3 comentários

  1. Me identifiquei totalmente com o artigo. Parece q estava falando de mim. Fiquei preocupado… 🙁 Utilizo a laranja para ajudar a soltar o intestino, mas agora estou preocupado que esteja me fazendo mal… Socorro!

  2. Percebo que quando consumo a fruta in natura meu intestino solta rapidamente.

  3. Não tomo suco de laranja com a intenção de soltar o intestino…mas como gosto bastante..toda vez que tomo tenho diarréia que dura em torno de 24 a 48 horas…recomendei a algumas amigas que tem o intestino preso…porém com elas não resolvem….acho que vai de do organismo….só sei que comigo o suco de laranja é extremamente laxante…

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*