Como Joaquin Phoenix Perdeu 23,5 Kg Para Papel Vencedor de Oscar em ‘Coringa’ – E Quão Mal Isso Fez a Ele

Especialista:
atualizado em 10/02/2020

Na noite do último domingo (9), a 92ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, ou Oscars 2020, teve como um dos seus vencedores, como Melhor Ator Joaquin Phoenix, intérprete do lendário personagem Coringa no filme que leva o mesmo nome.

O ator chegou a perder mais de 23 kg para interpretar o Coringa e disse que a perda de peso lhe dava uma sensação de controle e confiança para se aprofundar na personalidade do anti-herói. No entanto, a dieta extremamente restritiva do ator vencedor do Oscar, que foi supervisionada por um médico, mesmo assim o trouxe alguns efeitos colaterais, segundo o próprio.

Alguns meses antes do início das filmagens, o ator de 45 anos leu o roteiro e se encontrou com o escritor e diretor Todd Phillips. Foi decidido que ele precisava “parecer faminto e doentio” para fazer justiça ao papel. E é a partir daí que começamos a entender por que essa perda de peso não foi saudável – ou seja, não tente replicar em casa.

Antes de seguir a dieta extremamente restritiva, Phoenix se reuniu com um médico para garantir que sua saúde não fosse posta em risco. “É algo que eu já fiz antes e você trabalha com um médico regulamentado, supervisionado e seguro”, disse ele ao Access Hollywood.

Essa é uma prática comum que atores fazem para interpretar determinados papéis em filmes, e por isso estão sempre supervisionados por médicos altamente capacitados durante todo o processo. O próprio ator já havia trabalhado com o mesmo médico em O Mestre, de 2012, que por coincidência também lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.

Aproveite e confira a verdade sobre os atores e os esteroides anabolizantes para ganhar massa muscular, um caminho inverso ao feito por Joaquin Phoenix, que é muito comum para aqueles que protagonizam heróis no cinema.

Como foi a dieta de Joaquin Phoenix?

Grande parte do processo de perda de peso baseou-se na restrição de calorias em um curto espaço de tempo para que seu personagem parecesse desnutrido, com as costelas e a coluna salientes – se você já assistiu ao filme, deve ter percebido tal aparência.

Havia rumores de que Phoenix comia apenas uma maçã por dia para se preparar para o papel, mas o próprio ator os refutou. “Não, não era uma maçã por dia. Eu também comia alface e feijão verde cozido no vapor”, disse ele.

Ainda assim, essa é uma dieta extremamente restritiva que não deve ser replicada. Veja outras dietas milagrosas mais perigosas que são famosas por serem extremamente restritivas.

Que problemas desenvolveu?

Phoenix admitiu que o processo foi fisicamente muito difícil e até subir lances de escadas “levava cerca de 30 segundos” para “se convencer”.

O ator foi claro sobre as implicações de tomar medidas tão extremas para Coringa: “Acontece que isso afeta seu psicológico”, disse ele, “e você realmente começa a enlouquecer quando perde tanto peso em um curto período de tempo”.

Joaquin Phoenix afirmou que acabou até mesmo desenvolvendo uma espécie de distúrbio mental. “Eu acordava e me pegava de vez em quando obcecado por cerca de 100 gramas”.

Por isso, vale a pena conhecer os principais sintomas da anorexia, sinais e cuidados e também os principais sintomas da bulimia, dois dos distúrbios relacionados à perda extrema de peso mais comuns, para saber diagnosticar, seja em si mesmo ou em uma pessoa próxima, e buscar ajuda o mais rápido possível.

Fontes e Referências Adicionais:

Você assistiu ao filme Coringa e percebeu que Joaquin Phoenix havia perdido muito peso para interpretar o papel? Já tinha ouvido falar da dieta altamente restritiva? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário