Como Perder Gordura da Barriga de Verdade

Especialista:
atualizado em 23/03/2015

Vamos dar uma olhada em algumas das concepções errôneas sobre como seu corpo acumula e como perder gordura da barriga de verdade. Esse assunto provavelmente tem um nível maior de mal entendidos do que praticamente qualquer outro tópico de boa forma.

Redução Localizada

A primeira concepção errônea é que há como perder gordura da barriga ao trabalhar seus músculos abdominais. Isso é baseado em uma crença errada de que a gordura é eliminada de uma parte do seu corpo se você trabalha os músculos embaixo dessa gordura. É a mesma ideia de que você perde gordura das pernas se você as trabalhar o dia todo. A verdade é que seu corpo decide onde colocar a gordura e de onde tirá-la, e é um sistema que é determinado em grande parte pela genética. Seu corpo quer distribuir a gordura baseado em algumas estratégias inteligentes exploradas pelos seus ancestrais.

Primeiro, seu corpo armazena gordura no seu abdômen, quadril e nádegas, devido a biomecânica básica. A parte central do seu corpo é o melhor local para armazenar energia extra porque é preciso menos energia para carregá-la. Lembre-se, o armazenamento de gordura é uma estratégia de sobrevivência, então seu corpo quer maximizar a eficiência enérgica na criação, armazenamento e uso da gordura abdominal.

Não faria sentido ter muita gordura extra nos seus dedos das mãos e pés porque você teria que movê-los frequentemente, e para isso você precisaria de mais gasto de calorias. Então, dado que seu corpo quer armazenar gordura como forma de ter energia portátil, faz perfeito sentido que ele prefira armazenar aquela gordura na sua área central.

Diferenças de Gênero

Segundo, de um ponto de visto antropológico, a localização da gordura do corpo também tem algumas implicações para a seleção de parceiros. Isso é especialmente verdade em mulheres, onde a gordura é armazenada em locais como o quadril, nádegas e seios para criar um corpo físico mais atraente para um parceiro potencial. Dessa forma, a gordura é armazenada em locais predeterminados no seu corpo pela mesma razão que um pavão macho tem penas coloridas – é parte do jogo de acasalamento, por assim dizer.

Exagero de tratos físicos é uma estratégia evolucionária comum para atração de parceiros em primatas, incluindo humanos. E a gordura do corpo pode ser usada de forma cosmética para essa estratégia. (É claro, isso tudo acontece automaticamente. Você não tem que “pensar” sobre onde colocar sua gordura mais do que você tem que “pensar” sobre por que você pode se sentir atraído por outra pessoa.)

Acúmulo de Gordura – Primeiro Que Entra é o Último Que Sai

Terceiro, seu corpo armazena gordura onde quer que você tenha células de gordura. Homens e mulheres acumulam mais gordura em lugares diferentes do corpo. Mas existe uma verdade universal. A gordura que você ganhou primeiro é a ultima a sair. Tanto homens quanto mulheres costumam acumular gordura na barriga quando começaram a engordar. Dessa forma, quando estiverem buscando como perder gordura da barriga, será necessário perder anteriormente a gordura de vários lugares do corpo para que se perceba a diminuição da barriga, que foi a primeira a se acumular.

Como Perder Gordura da Barriga Então?

Agora vamos falar sobre perder a gordura abdominal. Muitos livros e produtos falam sobre reduzir gordura abdominal, dizendo que “se você comer assim você perderá gordura abdominal primeiro”. Absurdo. Não há alimento, exercício ou erva que fará seu corpo remover gordura de um local ao invés de outro.

Se você quer reduzir a gordura, você precisa começar a consumir menos calorias do que você gasta diariamente. Em outras palavras, ter um déficit de calorias. Com o tempo, seu corpo irá começar a converter a gordura em energia, e ao fazer isso, os depósitos de gordura irão começar a desaparecer do seu corpo. Mas eles não irão desaparecer magicamente de um lugar em particular.

Se você é homem, a gordura abdominal é provavelmente a última gordura que irá desaparecer do seu corpo. Primeiro, seu corpo irá remover a gordura do seu rosto e extremidades, como seus braços e pernas, então irá remover a gordura da parte superior do seu torso, seu peito, parte superior das coxas e nádegas, e por fim ele irá usar a gordura armazenada no seu abdômen. Não há uma forma de alterar esse padrão de redução de gordura usado pelo corpo humano (exceto usar os chamados “gel tópico de queima” que são solventes de gordura altamente tóxicos que não devem ser usados por pessoas que querem proteger a saúde).

Isso quer dizer que não há como perder gordura da barriga sem perder no corpo todo anteriormente. Você terá que se acostumar com a ideia de que a gordura abdominal provavelmente será a última a sair. Isso não é o que você queria ouvir, mas é a verdade.

Para mulheres, isso quer dizer que o último lugar que você provavelmente irá perder gordura é o quadril e nádegas. Isso é uma coisa que você já pode ter observado se já tentou perder gordura, ou se fez algum progresso, mas não conseguia se livrar daquela chamada gordura “teimosa”.

Pode ser extremamente difícil eliminar os últimos 5 quilos de gordura, e especialmente se você consome quaisquer dos alimentos e bebidas populares na dieta ocidental (que promove obesidade e acúmulo de gordura).

É sabido também que é praticamente impossível perder gordura se você não faz exercícios regularmente. E musculação está inclusa nesses exercícios. Ao fazer musculação, você acaba queimando gordura por horas e até dias após sua sessão de exercícios. Também há muitas coisas que você pode fazer em termos de controlar seu consumo de carboidratos e alterar os níveis naturais de hormônios no corpo para ajudar a reduzir a gordura.

Algumas pessoas falam sobre hormônio de crescimento e usar suplementos desse hormônio, e eles certamente podem ajudar com a redução de gordura ao, de certa forma, moderar o envelhecimento biológico que acontece no seu corpo. Mas você nunca terá sucesso total com a perda de gordura a menos que você também faça exercícios físicos regulares e tenha uma dieta saudável.

Lembre-se, não há uma forma de eliminar aquela gordura sem ter uma abordagem de corpo inteiro. Em outras palavras, não há atalhos para perda de gordura. E mesmo se você tentar tomar um atalho com lipoaspiração, por exemplo, você ainda vai acabar armazenando gordura em algum outro lugar que irá parecer ainda pior do que seu abdômen ou quadril.

Então se você quer saber como perder gordura da barriga, a maneira certa é com dieta e exercícios, e não com cirurgias cosméticas ou soluções que alegam eliminar a gordura de uma área específica do seu corpo. Perda de gordura requer esforço, e mesmo que haja algumas ferramentas úteis de controle de apetite disponível, não há pílulas mágicas que farão o trabalho por você.

Isso não é o que você irá ouvir daqueles vendedores de suplementos de perda de gordura e pílulas de dieta, é claro. Mas é a verdade. Talvez veremos uma abordagem revolucionária para a perda de gordura em algum ponto do futuro, mas as chances são grandes de que os pesquisadores continuarão a ficar perplexos com os mecanismos redundantes e múltiplos de acúmulo de calorias que até hoje fazem com que seja impossível desenvolver um medicamento seguro e eficaz para perder gordura.

Quais esforços você está acostumado a fazer para perder gordura? A barriga é a parte do corpo que mais te incomoda por isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

9 comentários em “Como Perder Gordura da Barriga de Verdade”

  1. Muito bom este post,é bom falar da verdade,nada de sofismas.
    Encarar um novo hábito alimentar, é difícil, mas com boa força de vontade vc consegui.Traçar novas metas,alimentação saudável e exercícios que vc mesmo possa realizar, sem qualquer gastos, como academias, vc obterá resultados. Vale lembrar que cada organismo reagi de uma forma diferente, uns a curto prazo,logo se percebe uma diferença, outros a longo prazo.O lance é não desistir. Bora perseverar até alcançar a meta desejada.
    Fiquem todos na santa paz de Cristo Jesus.

  2. Tenho 14 anos, emagreci 15 quilos em três meses pulando corda e estou insatisfeito com a minha barriga, a mesma diminuiu mas não sumiu. Estou muito decepcionado com isso, eu mudei meus hábitos alimentares, como significativamente menos do que antes… devo continuar pulando corda e me alimentando assim? Estou desesperado com essa barriga que não sai, o que devo fazer?? Me ajudem! 🙁

  3. É o que mais me incomoda sim, amei seu texto, vou tentar seguir as dicas!
    Ainda fiquei com uma dúvida (acho que não entendi), preciso consumir menos do que gasto, mesmo que consuma coisas que sejam calóricas, mas saldáveis e eu vá trocando a gordura do corpo por músculos? ou independente do tipo de calorias de fato precisarei perder primeiro para depois ganhar em músculos?

  4. Tracem metas de longo prazo, kkkk… dieta e exercícios é melhor opção.. reduzir os “carbos” sem cortá-los 100% é melhor opção, aumente as proteínas mais saladas somado com 45 minutos de aeróbicos 4 vezes por semana vc vai ver resultados. caso entre em fase em que corpo estacionou e parou de queimar gordura não desista, mude a dieta. e a carga de exercícios, vc pode diminuir e fazer uma dieta cetogênica de uns 3 dias. daí retoma a dieta normal e carga de exercícios anterior mais intensa. Mas maior erro das pessoas são essas metas curtas de semanas. Faça disso um hobby em um ano vc vai ver mudança enorme em seu corpo. Claro aprenda a dar descanso para seu corpo recompensas , tire um único dia da semana para vc poder comer algo fora da dieta sem exageros, como beber um whisky, cerveja comer alguns pedaços d pizza.. mas td com controle. retome td no dia seguinte.. Comigo deu certo quando comecei em janeiro de 2015 tinha bf 23% de gordura, hoje tenho 14 % gordura.. estou pensando em pegar uma academia esse ano.

  5. Cara o melhor texto que já li em toda minha vida sobre tema, parabéns, e ainda tem gente que não entendeu que é defict calórico que nos faz emagrecer, que devemos traçar metas longas , que devemos adotar novo estilo de alimentação, que devemos praticar exercicios como se fossem algo do cotidiano. simples assim, menos calorias no final do dia , menos gordura … não precisa passar forme basta comer direito de forma moderada o nosso corpo se acostuma a comer menos com tempo. dai vc adiciona ai uns termogenicos uns suplementos pra n perder muita massa magra e manda ver… kkk bom ai vai da meta de cada um.. no meu caso não é ficar trincado rasgado, apenas magro com barriga chapada e bf baixo sem perder muita massa. vlw pelo texto…

  6. A barriga é onde incomoda mais. eu quero tirar as gorduras na barriga para ficar com uma barriga elegante sem inchaço todo de gorduras. O que faço pra tirar esse sufoco de mim?