Especialista da Área:

Como Tratar uma Contusão no Pé?

Saiba como tratar uma contusão no pé, qual é o melhor tratamento e quando precisar falar com o seu médico.

Uma contusão acontece quando um vaso sanguíneo é lesionado e vaza sangue para a área circundante.

  Continua Depois da Publicidade  

Geralmente, quando uma pessoa pensa em uma contusão, provavelmente pensa em manchas roxas ou avermelhadas na pele, porém você também pode desenvolver uma contusão no osso, que é chamada de contusão óssea.

Assim como o resto do seu corpo, seus ossos são feitos de tecido e vasos sanguíneos e qualquer lesão neste tecido pode fazer com que um ou mais vasos sanguíneos vazem sangue.

Embora o termo contusão possa parecer sério, é apenas um termo médico para um hematoma comum. Há várias maneiras para tirar hematomas rapidamente, assim como para cuidar de uma contusão no pé.

Sintomas de uma contusão no pé

Uma contusão no pé se desenvolve quando pequenos vasos sanguíneos do seu pé ou tornozelo se abrem devido à força de um impacto, vazando sangue para as áreas em sua volta.

As contusões geralmente são o resultado de algo que atingiu o seu pé com força e esses tipos de lesões podem acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar, mas são mais frequentes durante atividades esportivas, tanto no caso dos adultos como das crianças.

Os sintomas de uma contusão no pé incluem:

  • Inchaço ou caroço perto da contusão;
  • Uma mancha de cor vermelha, preta e/ou azul que com o passar do tempo pode mudar para verde ou amarelo;
  • Sensibilidade ao toque que pode ser mais dolorosa conforme o movimento;
  • Dificuldade para mexer a parte que sofreu a contusão.

É importante observar que alguns desses sintomas podem não aparecer até várias horas após a contusão ter ocorrido.

Tratamento para contusão no pé

Normalmente, as contusões não são consideradas lesões graves e a maioria dos hematomas desaparecem em uma semana ou mais.

Porém, a mancha na pele pode permanecer por muito mais tempo, mesmo quando a contusão no pé já foi curada.

O seu médico irá determinar se há ou não a necessidade de enfaixar ou engessar o seu pé e se é necessário algum tratamento adicional.

  Continua Depois da Publicidade  

Tratamento caseiro

Algumas coisas que você pode fazer como tratamento caseiro para a contusão no pé são:

– Eleve o seu pé para reduzir a dor e o inchaço

Sente-se ou deite-se com o pé levantado na altura do seu coração o máximo de tempo que puder. Fazer isso é ainda mais importante durante as primeiras 48 horas após a contusão.

– Envolva seu pé em gelo para ajudar a reduzir a dor e o inchaço

Enrole algo gelado em seu pé como uma bolsa de gelo ou cubos de gelo em um saco plástico ou enrolados em uma toalha fina.

Durante o primeiro dia, aplique na área que sofreu a contusão por 20 minutos a cada 1 ou 2 horas.

Continue fazendo isso de 3 a 4 vezes por dia até que a dor e o inchaço desapareçam.

– Descanse

Você precisará descansar o seu pé por cerca de 1 ou 2 dias após a lesão, pois isso ajuda a diminuir o risco de causar ainda mais danos.

– Exercite o seu pé

Embora ele possa estar doendo, você pode fazer exercícios suaves para melhorar o movimento do pé e ajudar a diminuir a rigidez.

Fale com o seu médico para saber quando você pode retornar às suas atividades ou praticar esportes.

A menos que outro medicamento tenha sido prescrito por um médico, você pode tomar medicamentos como o paracetamol, ibuprofeno ou naproxeno para controlar a dor.

Mas se você tem doença renal ou hepática crônica ou já teve sangramento gastrointestinal ou úlcera no estômago, fale com seu médico antes de tomar esses medicamentos.

Como evitar outra contusão no pé

Para evitar outra contusão no pé:

  1. Se você derrubar no chão algum líquido ou algo em que você possa tropeçar ou escorregar, limpe imediatamente.
  2. Certifique-se de que sua casa esteja bem iluminada ao acordar durante a noite, pois isso irá te ajudar a evitar machucar o pé ou tropeçar em algo no escuro.
  3. Use um equipamento para se proteger quando for praticar esportes, como por exemplo um protetor de pé.
  4. Certifique-se de que seus sapatos se encaixam corretamente em seus pés.
  5. Sempre use sapatos quando for andar nas ruas ou calçadas.

Quando falar com o seu médico

Fale imediatamente com o seu médico se o inchaço aumentou, se você está sentindo fortes dores ou se não é capaz de mexer o pé.

  Continua Depois da Publicidade  

Nunca tente drenar o sangue de uma contusão no pé com uma agulha ou outro objeto pontiagudo. Isso não irá te ajudar a curar mais rápido e também o colocará em risco de desenvolver uma infecção.

Agora que você já sabe como tratar uma contusão no pé, siga essas dicas e se não notar nenhuma melhora em sua dor ou inchaço após alguns dias, entre em contato com o seu médico para que ele possa recomendar o melhor tratamento para você.

Referências Adicionais:

Você já sabia como tratar uma contusão no pé? Já passou por isso alguma vez? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é médico ortopedista formado pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário