Equimose – O que é, causas e como tratar

atualizado em

Se após notar a presença de manchas roxas na pele que não doem e que você não faz ideia de como surgiram, você fez uma pesquisa e encontrou que pode ser equimose, é bem provável que você esteja se perguntando o que exatamente é isso.

Bem, a equimose é caracterizada pelo rompimento de vasos sanguíneos superficiais, deixando a pele roxa ou preta. Ela geralmente acontece devido ao extravasamento de sangue desses vasos sanguíneos para a pele e pode surgir logo depois de contusões, traumas e até mesmo por conta de efeitos adversos de certos medicamentos.

Normalmente, a mancha surge na cor roxa. Com o passar dos dias, ela vai mudando de cor e adota tons de verde e amarelo até desaparecer. 

Essa descrição te fez lembrar dos hematomas? Na verdade, existe uma diferença bem sutil entre equimose e hematoma. Apesar de ambos deixarem uma mancha roxa na pele, o hematoma surge após a ruptura de vasos sanguíneos mais profundos, podendo chegar aos músculos e às camadas mais internas, o que também causa inchaço e dor. 

Por outro lado, a equimose acontece após o rompimento dos vasos sanguíneos mais superficiais da pele, deixando apenas a marca na pele, sem causar dor ou protuberâncias.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando a equimose é frequente, é recomendado investigar a causa por meio de exames que ajudam a identificar problemas na coagulação sanguínea, como o hemograma completo, os fatores de coagulação e a dosagem de plaquetas

Já se houver suspeita de fratura óssea, o médico poderá pedir que seja realizado um raio-X ou uma ressonância magnética.

Causas da equimose

machucado na pele

A seguir, saiba mais detalhes sobre as principais causas da equimose.

Contusão

Uma queda ou uma lesão esportiva pode causar equimose. Até mesmo esbarrar em um objeto pode causar uma ruptura de vasos sanguíneos sob a pele que deixam uma marca roxa no local.

  Continua Depois da Publicidade  

Cirurgias

É possível ainda que a equimose surja durante o pós-operatório de cirurgias plásticas, por exemplo, lipoaspiração, abdominoplastia ou rinoplastia. 

Ela pode aparecer por conta de um trauma mecânico sobre a pele ou em procedimentos cirúrgicos que precisam envolver cortes ou incisões, resultando assim no rompimento de vasos sanguíneos e no extravasamento de sangue na pele.

Fraturas ósseas

Quando um osso se quebra, pode haver rompimento dos tecidos da pele no entorno desse osso, o que leva ao surgimento de uma equimose perto do local onde aconteceu a fratura.

Por exemplo, no caso de fraturas na base do crânio ou em ossos da face, pode ocorrer o aparecimento da chamada equimose periorbital (em volta da órbita): nela, a mancha roxa surge ao redor dos olhos, o que lhe rendeu o apelido de “sinal de guaxinim”.

Plaquetas baixas

A contagem baixa de plaquetas ou trombocitopenia pode causar sangramentos prolongados e manchas vermelhas, roxas ou marrons na pele. 

  Continua Depois da Publicidade  

De fato, as plaquetas são as células do sangue que evitam hemorragias e ajudam o sangue a coagular corretamente. Por isso, ter um nível baixo de plaquetas pode causar equimose e hematomas mais frequentes.

Varizes

As varizes são bem comuns e ocorrem quando as veias varicosas incham e ficam visíveis através da pele, principalmente nas pernas. No caso, a equimose ocorre quando essas veias se rompem, e extravasam o sangue sob a pele.

Na maioria das vezes, a condição é inofensiva. Mas é importante consultar um médico se houver dor e inchaço para saber como tratar as varizes

Uso de remédios

Certos medicamentos, como os anticoagulantes, podem aumentar o risco de equimose. Esses remédios atuam deixando o sangue “mais fino” e com menor capacidade de coagular. Desta forma, mesmo uma pancada leve pode causar um sangramento significativo abaixo da pele.

Dengue

A dengue é uma doença comum no Brasil causada pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas da dengue mais comuns são a febre e a dor no corpo. 

  Continua Depois da Publicidade  

Quando o sistema imunológico está fraco ou a pessoa não recebe o tratamento adequado, a versão hemorrágica da doença pode se desenvolver, já que a dengue reduz a contagem de plaquetas, elevando assim o risco de sangramentos e do aparecimento de equimoses.

Hemofilia

A hemofilia é um distúrbio hemorrágico hereditário que faz com que o sangue não coagule como deveria. Por isso, quem tem hemofilia costuma se machucar com mais facilidade e ter manchas roxas na pele.

Além disso, é importante ficar atento a outros sintomas da doença que podem incluir sangramento na gengiva e sangramento nasal sem causa aparente.

Leucemia

A leucemia é um termo usado para descrever os tipos de câncer que afetam o sangue, especificamente os glóbulos brancos. Nessa condição, os glóbulos brancos crescem em um ritmo descontrolado, podendo causar sintomas como fadiga, perda de peso inexplicável, dores, sudorese excessiva, febre e manchas roxas na pele. 

Além disso, esse crescimento descontrolado dos glóbulos brancos afeta a formação de plaquetas e, consequentemente, aumenta as chances de que apareçam equimoses.

Como tratar

Aplicar uma compressa de gelo assim que notar a lesão é o primeiro passo

Em geral, não é necessário tratar a equimose, já que ela não costuma causar dor nem inchaço. 

Mas, se as manchas ocorrem com frequência e você tiver outros sintomas, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico. Doenças como a hemofilia, a leucemia e a dengue, por exemplo, precisam de um tratamento específico e imediato para a condição em questão.

Quando não houver nenhuma doença associada à equimose, porém ainda assim existir incômodo com a mancha na pele, há algumas medidas que você pode tomar, como por exemplo:

  • Aplicar uma bolsa de gelo assim que notar a lesão para parar o sangramento interno.
  • Usar cremes contendo ingredientes como a arnica, a vitamina B3, a vitamina K ou a quercetina para a pele melhorar mais rapidamente.
  • Procurar elevar o local da lesão acima do nível do coração para facilitar a drenagem do sangue e o desaparecimento da mancha.

O tom natural da pele deve voltar ao normal depois de alguns dias. Entretanto, se a equimose perdurar por mais de duas semanas ou se novas manchas surgirem, é indicado procurar um médico.

Fontes e referências adicionais

Você já notou manchas roxas na sua pele? Você tratou de que forma? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário

2 comentários em “Equimose – O que é, causas e como tratar”

  1. Apareceram manchas na minha barriga cosa muito e agora tá e cada vez tá aparecendo mais oq faço tenho medo de procurar um médico

    Responder