12 Dicas de Como Tirar Hematomas Mais Rapidamente

Os hematomas fazem parte da vida de todo mundo. Quem nunca sofreu uma queda acidental quando criança ou até mesmo depois de adulto que atire a primeira pedra!

Todos estamos sujeitos a sofrer machucados. No entanto, dependendo do local do hematoma – como no rosto, por exemplo – a marca pode ficar desagradável. Além disso, todos nós queremos nos curar o mais rápido possível, independentemente do problema.

Vamos conferir então diversas dicas de como tirar hematomas mais rapidamente para evitar situações embaraçosas ou simplesmente para eliminar logo as marcas roxas que podem surgir na pele após uma pancada. As soluções mencionadas a partir de agora prometem que sua pele volte a ser o que era antes o mais rápido possível.

Hematomas

A menos que seja algo muito leve, ao sofrer uma lesão, o nosso corpo provavelmente ficará com alguma marca. Um hematoma é uma dessas marcas que se manifesta quando acontece o rompimento de pequenos vasos sanguíneos por causa de uma lesão. Quando não há corte na pele, esse sangue vazado dos vasos sanguíneos não tem para onde ir e se distribui nos tecidos ao redor, permanecendo alojado na região da pancada até que o machucado seja curado.

Um hematoma não é nada sério, no entanto, a demora para curar pode incomodar, principalmente devido ao fato de o hematoma ficar mudando de cor até completar o processo de cura.

Em um primeiro momento, o sangue fresco no local deixa a área avermelhada. Em seguida, o sangue vai ficando mais “velho” e mudando de cor, fazendo com que a pele fique com aspecto azulado ou preto e depois mudando mais uma vez para um tom amarelado ou esverdeado até sumir por completo, quando o corpo finalmente reabsorve esse sangue.

Algumas pessoas não ligam para hematomas e inclusive gostam de exibi-los como se fossem um troféu. Outras preferem não mostrar as marcas e buscam soluções que possam suavizar esse tipo de lesão ou fazê-las sumir mais rapidamente.

Apesar de ser relativamente fácil esconder um hematoma com roupas ou até mesmo com maquiagem, nem sempre essas opções são suficientes para disfarçar totalmente o machucado.

Para resolver esse problema, várias dicas de como eliminar hematomas de maneira rápida e eficaz serão dadas mais abaixo. Vamos nessa?

Dicas de como tirar hematomas

A seguir, você vai encontrar várias dicas de métodos caseiros e de compostos que podem ser aplicados diretamente sobre a pele para aliviar a dor, reduzir a inflamação e suavizar a aparência de hematomas, fazendo com que eles se curem mais rápido do que você imagina.

1. Gelo

A aplicação de gelo ou de uma compressa fria logo após a lesão reduz o fluxo sanguíneo na área lesionada. Esse resfriamento causa a contração dos vasos sanguíneos, o que resulta na redução da quantidade de sangue que vaza no tecido circundante. Além de evitar que a inflamação se espalhe, o hematoma formado será muito menor.

O gelo deve ser aplicado envolto em um pano ou toalha e nunca diretamente sobre a pele, para evitar queimaduras. Outras opções incluem bolsas térmicas ou pacotes congelados.

É indicado resfriar a região lesionada por 10 minutos com pausas mínimas de 20 minutos entre as aplicações.

2. Compressa quente

Essa é uma dica que só deve ser usada depois de 2 ou 3 dias a contar da data da lesão. Isso porque a compressa quente faz o oposto da terapia com gelo – ela dilata os vasos sanguíneos e aumenta a circulação. Se isso for feito no momento da lesão, o aumento do fluxo de sangue vai expandir o sangue e fazer com que ele vaze ainda mais, deixando um hematoma maior.

No entanto, se a compressa quente for usada dias após a formação do hematoma, ela ajuda a limpar o sangue que ficou preso, a aliviar a dor e a relaxar os músculos.

É possível usar uma manta de aquecimento ou uma toalha previamente imersa em água quente.

3. Massagem

Essa técnica também só deve ser aplicada após os primeiros dias da lesão. A massagem suave ao redor do hematoma melhora o fluxo sanguíneo na região, o que estimula o movimento do sangue preso.

Se estiver doendo sobre o hematoma, massageie apenas ao redor bem suavemente. Se conseguir, massageie também o local exato do hematoma. Para reduzir o desconforto, é possível usar um pente ou uma escova de dentes sem uso para massagear o machucado. Faça sempre movimentos leves e circulares.

4. Elevação da área machucada

No momento da lesão, elevar o local machucado para que ele fique acima do nível do coração é interessante para aliviar a dor e para ajudar na drenagem do fluido acumulado.

Isso porque quando a lesão está abaixo do nível do coração, o sangue se acumula mais facilmente no local e ao redor. Já quando a área lesionada é posicionada acima do nível do coração, o sangue tende a fluir de volta para o coração, o que reduz o fluxo sanguíneo na região da lesão e evita o vazamento de grandes quantidades de sangue.

5. Descanso

O descanso é muito importante para quem busca como tirar hematomas, pois reduz o fluxo sanguíneo para a região do hematoma, especialmente no dia em que ocorre a lesão.

Além de dar tempo para o seu corpo se recuperar, o descanso evita que a lesão se torne mais grave, já que limita a inflamação apenas para aquela região. Continuar em movimento logo após uma lesão vai fazer com que o sangue se espalhe para os tecidos ao redor, deixando a lesão com um aspecto ainda pior.

6. Compressão

A aplicação de uma bandagem de compressão na lesão pode auxiliar na redução do fluxo sanguíneo e na diminuição da inflamação, o que contribui para que hematomas menos visíveis sejam formados.

7. Bromelaína

A bromelaína é uma mistura de enzimas encontrada no abacaxi que ajuda a remover o fluido preso no tecido logo depois de uma lesão. Assim, ela reduz a gravidade do hematoma e diminui a inflamação e o inchaço.

É possível obter a bromelaína ingerindo o abacaxi, suplementos de bromelaína ou na forma de cremes de uso tópico que contêm a substância.

A bromelaína também é encontrada na forma de suplementos de uso oral, mas é possível a ocorrência de efeitos adversos indesejados como problemas na digestão e aumento da frequência cardíaca.

8. Aloe vera

O Aloe Vera ajuda a reduzir a dor e a inflamação na área lesionada. É possível usar um gel com Aloe vera ou o gel encontrado dentro de folhas frescas de babosa.

9. Confrei

Confrei é uma planta muito usada para o tratamento de doenças de pele e para reduzir a inflamação. Devido a propriedades como essas, cremes de confrei começaram a ser produzidos para o tratamento de contusões.

O creme pode ser aplicado várias vezes ao dia de acordo com as instruções da bula ou de um médico. Outra forma de usar o confrei é fazendo uma compressa de folhas secas da planta que devem ser fervidas em água por pelo menos 10 minutos e em seguida envoltas em um pano ou toalha para aplicação no local do machucado.

10. Vitamina C

A vitamina C apresenta propriedades anti-inflamatórias que ajudam a promover a cicatrização mais rápida de feridas. Ela pode ser facilmente encontrada em produtos como géis, cremes ou soros de uso tópico.

Ingerir frutas e legumes ricos em vitamina C também ajuda quem busca como tirar hematomas mais rapidamente.

11. Arnica

Arnica montana ou apenas arnica é uma erva que contém flavonoides em sua composição. Esses flavonoides ajudam a reduzir a inflamação e o inchaço na região da lesão.

É possível encontrar géis e pomadas contendo arnica em qualquer farmácia. O produto deve ser aplicado topicamente sobre a lesão algumas vezes ao dia ou de acordo com orientação da bula ou de um médico. É importante que o produto utilizado contenha ao menos 20% de arnica na composição para que os resultados sejam satisfatórios.

12. Vitamina K

A vitamina K ajuda o organismo a formar coágulos sanguíneos e parar o sangramento. Estudos indicam que o uso de cremes contendo vitamina K ajudam a reduzir a gravidade dos hematomas.

Segundo estudo publicado no periódico Journal of Drugs in Dermatology em 2009, pessoas que usaram um gel de vitamina K após um procedimento cosmético apresentaram menos hematomas do que as que não usaram o composto.

Basta aplicar um produto com vitamina K sobre o hematoma 2 vezes ao dia ou segundo recomendações médicas ou informações encontradas na bula.

13. Quercetina

A quercetina é um flavonoide derivado de algumas frutas que apresenta propriedades anti-inflamatórias naturais que ajudam quem procura como tirar hematomas.

Cremes e géis contendo quercetina podem ser usados 2 vezes ao dia ou de acordo com orientações médicas. Também é possível encontrar produtos que combinam a quercetina com outras substâncias benéficas para a cura da lesão como a vitamina K e a bromelaína, por exemplo.

Outras estratégias

Tratamentos a laser aplicam um feixe de luz na região machucada para atingir a hemoglobina, molécula proteica presente nos glóbulos vermelhos do sangue que dá cor à contusão. No entanto, o laser não é indicado para todos os tipos de pele e não traz resultados imediatos.

Prestar atenção na dieta também ajuda e muito um hematoma a desaparecer mais rápido. É muito fácil incluir alimentos ricos nas substâncias mencionadas acima que podem ajudar na cicatrização mais eficaz.

O abacaxi, por exemplo, fornece bromelaína. Frutas e vegetais como as maçãs, as frutas cítricas, as cerejas, as cebolas roxas e os vegetais verdes com folhas são fontes naturais de quercetina. Frutas cítricas como as laranjas, os limões e as tangerinas contêm diversos flavonoides que ajudam a melhorar os hematomas. Alimentos como couve, brócolis, alface, espinafre, morango, mirtilo e soja apresentam boas quantidades de vitamina K.

Por fim, a ingestão dealimentos ricos em zinco pode auxiliar o corpo na cicatrização devido ao suporte que esse mineral oferece ao nosso sistema imunológico e o consumo de fontes de proteína magra como peixes, carnes vermelhas magras, aves e tofu fortalecem os capilares sanguíneos, evitando que eles se rompam com facilidade prevenindo marcas na pele.

É possível prevenir um hematoma?

Sem seguir nenhuma dessas dicas, o hematoma geralmente cicatriza totalmente em cerca de 2 semanas. As dicas acima ajudam a acelerar a cicatrização, mas não são soluções milagrosas que irão eliminar os hematomas de um dia para o outro.

O jeito mais eficaz de tratar hematomas é tratar a lesão imediatamente após ela acontecer. Isso significa que, quanto mais rápido você aplicar essas dicas, mais rápida será a sua recuperação.

Um método que funciona sempre é a compressa fria. Basta aplicar gelo envolto em uma toalha ou pano limpo sobre o local lesionado por 10 a 20 minutos várias vezes ao dia. Se você conseguir fazer isso a partir do exato momento da lesão, melhor ainda. Como já reportado acima, isso acontece porque o frio faz com que os vasos sanguíneos sejam contraídos, o que faz com que eles se fechem mais rapidamente e parem de “vazar” o sangue. Esse é um ótimo método de prevenção para que seu hematoma fique o mais imperceptível possível.

Se você não tiver gelo disponível, uma técnica que também pode ajudar a prevenir o hematoma é elevar a área afetada por alguns minutos para tentar impedir que grandes quantidades de sangue fiquem acumuladas.

A prevenção de um hematoma só é possível se você não se machucar. E, infelizmente, nem sempre conseguimos ter um reflexo rápido o bastante para evitar uma queda ou um atrito acidental. Possivelmente, uma marca irá ficar no local da lesão mesmo que você trate a lesão imediatamente, mas o tempo de cura será bem menor ao tratar o machucado assim que for possível.

Em casos em que o hematoma demora mais de 2 semanas para desaparecer ou se você apresentar machucados constantes, pode ser sinal de um problema de saúde como uma deficiência nutricional, por exemplo, sendo indispensável visitar um consultório médico.

Referências Adicionais:     

Você costuma seguir essas dicas de como tirar hematomas assim que se machuca? Está com algum hematoma que incomoda há alguns dias? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

1 comentário em “12 Dicas de Como Tirar Hematomas Mais Rapidamente”

  1. Fiz um tratamento com laser e agora tudo que bate, no braço, fica roxo. Como proceder para eliminar este problema?, tenho 70 anos.

Deixe um comentário