Conheça a Farinha de Grilo, Rica em Proteínas

Especialista:
atualizado em 11/03/2020

Os adeptos da malhação que buscam aumentar a massa muscular certamente conhecem o importante papel que as proteínas desempenham nesse processo: elas são responsáveis pela construção dos músculos e aceleram o metabolismo (deixando o processo de queima de gordura mais rápido também), além de serem fonte de energia.

E é exatamente por isso que quem quer ter ganho muscular não pode deixar de abastecer o seu organismo com proteínas, seja consumindo alimentos ou suplementos alimentares ricos na substância.

Pois parece que agora os marombeiros têm uma nova fonte de proteínas que pode ser incluída no cardápio: a farinha de grilos. O prato exótico foi criado por dois portugueses de Vila Nova de Famalicão, a bióloga Joana Cardoso e o especialista em marketing Tiago Almeida.

A farinha é um alimento altamente proteico, possuindo duas vezes mais proteínas que um bife. Também não é para menos: um grilo é composto em quase 70% por proteínas de alta qualidade.

O produto é fruto do projeto DelightBugs, (Insetos Deliciosos, tradução livre) que inicialmente trabalha com a criação de receitas à base de grilos. Os idealizadores não descartam utilizar outros tipos de insetos nos produtos, mas por enquanto preferem focar em produzir a farinha de grilo em grande escala.

O grilo já é uma iguaria exótica presente na culinária de países como China e Tailândia.

Portugueses não são os pioneiros

 Barrinha de grilo

Além de serem o ingrediente principal da farinha criada pela dupla portuguesa, os grilos também já foram utilizados na receita de barrinhas de proteínas. A ideia veio da empresa Exo, oriunda da Califórnia, nos Estados Unidos.

Feita com farinha de grilos secos e moídos, as barrinhas são disponíveis nos sabores chocolate, manteiga de amendoim com geleia e castanha com gengibre.

Você já tinha ouvido falar da farinha de grilo? Seria capaz de adicionar um alimento desse à sua dieta por causa da alta taxa de proteínas? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 3,71 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário