Correr Todo Dia Faz Mal?

Especialista:
atualizado em 14/01/2020

Saber se correr todo dia faz mal ou não, é uma tarefa não tão simples e pronta, pois depende de alguns fatores e detalhes. Na verdade, a melhor resposta para esse questionamento é que depende do seu nível atual de condicionamento físico e seus objetivos.

A frequência dos seus treinos de corrida depende dos seus objetivos principais, que podem ser perda de peso, melhora da resistência, etc. É importante seguir um programa de treinamento que seja projetado para combinar com seu atual nível de aptidão e que irá, de forma eficaz e segura, ajudá-lo a melhorar suas habilidades.

Alguns especialistas podem argumentar que correr todo dias faz mal, especialmente devido ao fato de que a corrida é um movimento extremamente repetitivo. Ao realizar a mesma atividade todo dia, você pode aumentar o risco de uma lesão de esforço, envolvendo muitas vezes os mesmos músculos e articulações. Porém, se você já estiver em um nível avançado e estabelecer um programa com algumas pausas entre os treinos para recuperação, dificilmente haverá algum problema em correr todos os dias se você quiser.

Em outras palavras, se você equilibrar a intensidade dos seus treinos diários com a recuperação entre seus dias de treinamento mais intensos, certamente correr todos os dias não trará nenhum problema. Mas se você gosta de correr a toda velocidade e quase nunca incorpora exercícios mais lentos em sua rotina, dessa maneira, correr todos os dias não será uma boa ideia.

Isso porque o foco na recuperação é importante pois vai beneficiar a saúde mental, equilibrar os hormônios e permitir que o tecido muscular seja reparado. Entenda melhor o que está envolvido nesse assunto e vamos esclarecer de uma vez por todas se correr todo dia faz mal ou não, logo abaixo.

Correr todo dia faz mal?

Se você está tentando perder alguns quilinhos incômodos e precisa desse resultado rápido e as corridas três vezes por semana não estão trazendo os resultados esperados, você pode decidir por correr todos os dias, mantendo um ritmo frenético, mas será que essa é a melhor opção? Será que o corpo não precisa de descanso?

Treinar regularmente fornece enormes benefícios para o seu corpo e para acelerar a perda de peso, especialmente porque os especialistas sugerem a realização de exercícios durante 30 a 60 minutos, cinco dias por semana, se o objetivo for perder peso. Correr é uma excelente forma de exercício, mas deve-se ter cuidado para não sobrecarregar os músculos e articulações, pois isso pode levar a uma lesão e inviabilizar toda sua programação de treinos.

Ao invés de manter um ritmo acelerado de corridas por sete dias na semana, você pode intercalar diferentes tipos de exercícios, e não só corridas, como bicicleta (normal o ergométrcia) e até mesmo musculação, assim o mesmo grupo muscular não ficará sobrecarregado de uma só vez e diariamente.

Faça caminhadas, se inscreva em uma academia, realize aulas de zumba ou ciclismo indoor, faça passeios de bicicleta, pule corda, dance com movimentos sincronizados, nade, etc. Dessa forma, você vai acabar queimando calorias a cada dia sem nem perceber e de forma menos extenuante. Além disso, variar atividades aeróbicas pode trabalhar outras partes do corpo que você não trabalharia se estivesse só correndo, o que irá evitar lesões e tornar seus músculos mais definidos.

Lembre-se de praticar musculação em paralelo a todas as atividades aeróbicas, pois as duas andam de mãos dadas. Diferente do que muitas pessoas pensam, a musculação também ajuda na perda de peso, e mais importante do que isso, ajuda a tornear músculos e evitar fadiga muscular e lesões. Quando não estiver treinando, lembre-se de ter um tempo para descansar e, durantes os treinos, estabeleça intervalos para descanso.

Tenha em mente que também é importante ouvir o seu corpo. Por isso, se em certos dias seu corpo não estiver disposto e pedindo descanso, talvez o melhor seja deixar a corrida de lado aquele dia. Se você forçar num momento em que não esteja bem fisicamente, correr todo dia faz mal.

O corpo precisa de um tempo para obter novamente energia e recuperar os músculos para que eles possam crescer ainda mais fortes e saudáveis. Não é a toa que é durante o sono que acontece a reparação e crescimento muscular, por isso, boas noites de sono são essenciais para qualquer corredor ou praticantes de atividades físicas de uma maneira geral. Nos dias que seu corpo estiver muito cansado, você pode realizar atividades mais leves como uma caminhada ou yoga.

Como correr de forma saudável?

1. Verifique se você está apto

Se você decidir começar a correr todos os dias, você deve estar em um nível moderadamente alto já e que consiga manter esse ritmo por um longo período de tempo e não por uma semana. Saiba qual seu condicionamento físico atual e não queira apressar seu corpo.

Se você ainda é iniciante em corridas, não pense que poderá começar a correr diariamente do dia pra noite com corridas intensas de média a longa duração. Sempre deve-se iniciar com caminhadas e ir aumentando o ritmo conforme as semanas vão passando.

Algumas pessoas podem se adaptar mais rapidamente podendo começar a correr com apenas poucas semanas de exercícios, já outras podem levar meses para se adaptar. Respeite o tempo do seu corpo e não faça nada para sobrecarregá-lo mais do que deveria.

2. Comece devagar

Pense pequeno em primeiro lugar. Muitas pessoas podem incentivar que deve-se sempre pensar alto, grande, mas no caso de atividades físicas essa não é uma dica muito inteligente. Deve-se começar timidamente e ir melhorando aos poucos, não pense que irá correr todos os dias da semana por um ano, pois isso é muita pressão para uma promessa logo de início.

Comece pensando pequeno, como correr todos os dias por 15 dias seguidos ou um mês e estabeleça metas. Você não necessariamente precisa aumentar o ritmo das corridas, pelo contrário, uma vez que irá correr todos os dias da semana, você pode manter o mesmo ritmo e distância que fazia em menos dias. Por estar realizando atividades mais dias do que antes, ou seja, por mais tempo, os resultados serão bem satisfatórios.

Apenas aumente a quilometragem quando se sentir preparado. Você também pode reservar um ou dos dias na semana para descansar completamente os músculos. Os especialistas advertem que isso é importante para o corpo e mente.

3. Tenha dias de descanso

É muito importante estabelecer uns dias de descanso para que o corpo se reestruture. A recuperação do corpo é essencial, pois durante as corridas você começa a trabalhar e forçar os mesmos músculos, articulações e ossos a cada dia. Nos dias de “descanso”, você pode realizar atividades mais leves ou corridas mais curtas e menos intensas. Esses dias menos pesados com relação aos treinos são importantes para que sua musculatura adquira a reparação necessária e possa ficar ainda mais forte para os próximos treinos.

Com dias de descanso, os dias de treinos se tornam muito mais produtivos do que treinar todos os dias com o corpo fadigado.

4. Previna lesões

A prevenção de lesões deve ser uma constante para corredores. Deve-se prevenir lesões e não tratá-las quando elas ocorrem, pois é sempre melhor evitar que aconteça, certo? Para isso, é preciso realizar musculação com certa frequência para fortalecer a musculatura, dormir pelo menos de 6 a 8 horas por noite, tomar cuidado com a postura durante o dia e fazer alongamentos com frequência. Pessoas que desejam emagrecer não podem dispensar o levantamento de peso, pois o treinamento de força ajuda também a queimar calorias e obter massa muscular magra.

5. Ouça o seu corpo

Escute o que seu corpo te pede, afinal de contas, a sua saúde e bem-estar devem ser mais importantes do que qualquer outro objetivo seu, seja condicionamento físico ou emagrecimento. Dessa forma, se você estiver com algum problema de saúde como gripe, coriza, febre ou dor de cabeça e seu corpo simplesmente não estiver disposto a realizar corridas, a melhor coisa a se fazer é se concentrar na recuperação do corpo com alguns dias de descanso.

Não adianta forçar, quando o corpo está debilitado, correr todo dia faz mal. Tudo que se pode fazer é respeitá-lo. Pessoas com problemas mais graves como doenças cardíacas, diabetes ou obesidade devem se consultar com seu médico para estabelecer um programa de treinos específicos, uma vez que corridas diárias geralmente não são opções indicadas para esses pacientes.

Se você tiver sofrido alguma lesão ou estiver se recuperando de alguma cirurgia esqueça as corridas por um bom tempo. Até que você esteja completamente curado, seja uma tendinite ou algo mais sério, não se pode abusar. Questões como problemas de ossos podem demorar para voltar ao normal e qualquer atitude mais precipitada pode atrapalhar a recuperação e provocar muita dor, por isso, saúde em primeiro lugar.

Você já imaginava que correr todo dia faz mal? Mesmo assim, faz de tudo para fazer exercícios diariamente, ou dá alguns dias de descanso ao seu corpo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 3,70 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

18 comentários em “Correr Todo Dia Faz Mal?”

  1. Bom dia, tenho 21 anos e o objetivo é perder gordura corporal perincipalmente abdominal, faço musculação de seg a sexta, diferentes grupos musculares por dia, e após o treino faço hit na esteira de 20 a 25 min todos os dias, esta correto ?

    • Bom dia, tenho 56 anos até os 53 o sedentarismo me causou dor nas juntas principalmente nos joelhos dores nas costas falta de ar colesterol alto. Após quase 3 anos entre caminhada e corrida desapareceu todos os sintomas.

  2. Olá me chamo Cristina tenho 45 anos e já eliminei 44 kl e agora comecei a correr para eliminar o restante do peso. Já estou acostumada com exercícios faço musculação e ando de bike, mesmo assim quando corro fico sem fôlego (ainda) será que correr todos os dias vai me causar problemas? Ainda não consigo fazer 5km correndo o tempo todo mas estou quase lá , falta pouco.

  3. Bom dia meu nome é Roberto de Cuiabá MT . Obgdo pela publicação me ajudou muito ,aproveitando a oportunidade gostaria de perguntar o seguinte faço diariamente (seg a seg) 45 minutos de esteira velocidade de 8.0 começo os cinco primeiros minutos mais lento estou fazendo exercícios faz 30 dias tenho 39 anos tenho 1,74 e peso 87 kL , objetivo é perder mais 7 kL pois 3 eu ja perdi graças a Deus !
    Me sinto ótimo e tenho uma resistência otima mas acinte que sou fumante , isso prejudica algum resultado do treino?
    Obrigado !

  4. Olá, meu nome é Renata tenho 27 anos. Pela manhã vou para academia onde faço 30 min de cardio e 60 min de musculação e a tarde costumo caminhar e correr uns 50min. Será que tem problema?

      • Tenho 61 anos , ando em media 6 km e dou um pique de 1.5 km todos os dias, é o suficiente? ou ta muito pra minha idade?

  5. Olá meu nome é Suellen, tenho 32 anos de idade, faço uma hora e meia de caminhada e corrida intercalados, faço 10 voltas sendo 3 são de corridas. Acredito que tenho que fazer musculacao. Vc acha que meu treino está bom?!

    • Da parte aeróbica, está até um pouco exagerado. Você pode reduzir um pouco e introduzir a musculação também no dia a dia.

  6. Olá, me chamo Edson, tenho 20 anos, eu sempre gostei de praticar exercícios físicos, mas não todos os dias, hoje está fazendo uma semana que corro todos os dias, corro um pouco mais de 10km em 01:10 hrs, sinto cansaço apenas no final da corrida, pois é uma subida, e após o término, quando acordo de manhã já estou 100% como se não tivesse corrido nada, minha unica preocupação, como é movimentos repetitivos, tenho medo que haja desgaste nas articulações, isso pode acontecer?

    • Talvez todos os dias 1 hora de corrida seja exagerado. Reduza um pouco o tempo ou encaixe ao menos um dia de descanso.

  7. Olá,meu nome é Matheus tenho 40 anos e treino desde os 18 anos,sou bem acostumado com academias,meu treinamento hoje Seia 90:00 min de cardiorespiratorio e 40:00 de musculação,hoje viso totalmente minha resistência física. Heveria algum problema em meu treinamento. Obrigado.

  8. Olá, sou Fábio, tenho 33 anos , excelente post, tirou muitas dúvidas, corro entre 4 e 5 dias na semana, não sou um velocista, começo devagar e aumento gradualmente a velocidade dura em média 30 min dia, o rim e que por motivos maiores paro de correr e retorno após 1 tempo, e tenho que recomeça tudo de novo até obter aquele ritmo

  9. Tenho cinquenta nove anos corro todos os dias mesmo chovendo ou frio, faço 10Km por dia faço minha corrida 6.30h,da manhã e depois vou pra escola pra dar aula Ed.Fisica,trabalho o dia inteiro,mas de manhã sempre estou na praia bem cedinho,para correr.
    Todo mês aumento 1km.
    A corrida virou um vício pra mim.
    Pretendo correr até fim ano ,30km.
    Esse é o desafio, que tenho.
    Marco os meus tempo todo dias.
    A noite ando de bicicleta.
    Eu acho que estou no caminho certo.
    Só pra dizer que fazer exercícios é melhor,coisa
    Do mundo.

    • Parabéns Reinando, você é espelho pra muita gente, fico muito admirado pela sua garra e determinação, e com meus 25 anos me sinto na obrigação de seguir um treino e não reclamar de estar cansado, mais uma vez parabéns!

  10. Bom dia, me chamo Marcos tenho 46 anos e a 5 meses comecei treinar em uma academia a fim de baixar colesterol, triglicérides e fortalecer a musculatura. Atualmente estou correndo em dias alternados 6km com um tempo de 45minutos e musculação, ou seja em um dia corro e no outro faço hipertrofia. Está forma de exercício está correta?

    • Marcos, antes de qualquer coisa parabéns pela tua iniciativa em cuidar da saúde. Quanto ao teu treino a primeira vista esta bom, pois esta trabalhando tanto a parte cardiorrespiratória e vascular como fortalecendo tua musculatura.
      Para dizer mais seria preciso saber qual teu programa de musculação. A parte de corrida esta boa, mas para dizer se teu treino de hipertrofia esta adequado depende de como esta dividindo os grupos musculares, as series e repetições, lembrando sempre busque a orientação de um profissional ou até quem já malha a bastante tempo, mas tome cuidado tem muito marombeiro que não sabe nada e da pitaco.
      Não deixe de fazer treino de pernas na musculação, isso fortalece os membros inferiores e previne lesões na corrida.