Ceramidas

Ceramidas Para Cabelo – O Que é, Benefícios e Dicas

Sempre estamos em busca de algum ingrediente que deixe os cabelos mais bonitos e saudáveis. Dentre tantas opções disponíveis no mercado, fica cada vez mais difícil escolher um produto para esse fim. A ceramidas é um componente de diversas formulações de produtos para cabelo. Trata-se de uma alternativa natural para cuidar dos cabelos e deixá-los hidratados, macios e saudáveis.

Continue lendo para saber quais são os benefícios da ceramidas para o cabelo e aprender algumas dicas para deixar seu cabelo cada vez mais bem cuidado.

Ceramidas – O que é?

Ceramidas é uma substância natural que promete diversos benefícios para a saúde dos cabelos. Esse produto é um dos três tipos de lipídios (gorduras) encontrados naturalmente no interior da cutícula dos fios. Os outros dois ácidos graxos que compõem a cutícula são o ácido metileicosanoico e o colesterol. As ceramidas ficam dentro das cutículas para agir como uma espécie de proteção para o cabelo.

A cutícula é uma camada externa muito fina no cabelo que serve para proteger componentes mais internos dos cabelos como o córtex e a haste capilar e dar força aos fios. Ela é composta por diversas camadas que se sobrepõem umas às outras, reforçando essa porção externa. A presença de ceramidas faz com que as várias camadas que compõem a cutícula fiquem sempre unidas promovendo mais força e saúde para os cabelos.

Ceramidas para cabelo

Apesar de ser encontrada naturalmente nos fios, nem sempre temos quantidades adequadas de ceramidas no nosso cabelo. Isso acontece porque de forma natural, o cabelo acaba se desgastando devido à exposição ao calor, a processos químicos de coloração ou escovas progressivas e até mesmo pela lavagem com shampoo e condicionador e manuseio dos fios.

Ao usar produtos que contenham ceramidas, os cabelos vão estar sempre nutridos e os danos causados por esses processos serão minimizados.

Benefícios

As ceramidas são responsáveis por diversos benefícios para os nossos cabelos, tais como: força, elasticidade, retenção de umidade, nutrição, redução da porosidade, brilho, maciez e resistência. Os principais benefícios das ceramidas para cabelo são descritos a seguir.

1. Umidade e hidratação

Se o cabelo não apresenta umidade suficiente, ele se torna quebradiço. As ceramidas são capazes de atrair e reter moléculas de água, mantendo o cabelo sempre hidratado. Além disso, as cutículas seladas ajudam a manter a integridade dos fios e a nutrição adequada.

2. Força e brilho

Sem força, o cabelo fica fraco e mais propenso à quebra e ao frizz. A aplicação de ceramidas para cabelo reforça a estrutura da cutícula, restaurando propriedades naturais do cabelo como força e brilho. Quando as cutículas não estão bem seladas e unidas, o cabelo fica com aspecto seco e quebradiço, podendo causar pontas duplas, queda e opacidade.

3. Maciez e suavidade

Por reter nutrientes e umidade nos fios, o cabelo fica mais macio e suave quando você usa algum produto que contém ceramidas. Isso resulta também em um cabelo mais liso.

4. Elasticidade

A elasticidade dos fios é muito importante para que você possa pentear e manusear o cabelo sem causar danos.

5. Porosidade

Como a ceramidas ajuda a selar as cutículas, a porosidade do cabelo diminui. Isso significa que os fios ficam mais protegidos e menos ressecados.

6. Redução de danos do ambiente

Como já mencionado, a ceramidas reduz o coeficiente de atrito do cabelo, ou seja, reduz a porosidade do cabelo. Isso significa que o tratamento com ceramidas para cabelo reduz os danos causados por processos abrasivos e intemperismo diário como sol, chuva, calor, vento, dentre outros.

Estudos científicos indicam que a perda de ceramidas e de outros lipídios presentes no cabelo resulta em danos aos cabelos.

7. Crescimento

Um estudo publicado na revista científica Biochemical and Biophysical Research Communications em 2017 indica que o uso de ceramidas pode promover o crescimento capilar. O estudo usou folículos capilares humanos e de animais e mostrou resultados promissores.

8. Prevenção à queda

Uma cutícula fortalecida resulta em menos frizz, menos quebra e menos perda de cabelo por queda. Isso acontece porque os cabelos ficam mais bem nutridos e a probabilidade de cair é bem reduzida. Existem até estudos sobre o uso de ceramidas para a prevenção e tratamento de calvície.

Dicas

As ceramidas estão presente em vários produtos sintéticos na forma de ampolas de nutrição, condicionadores e cremes que oferecem uma grande concentração da substância. Porém, se você preferir obter os benefícios das ceramidas para cabelo através de fontes naturais, separamos algumas dicas de produtos naturais ricos no composto e também algumas dicas quanto aos efeitos de ceramidas para certos tipos de cabelo.

– Cabelos sensíveis

Existem pessoas que têm cabelos sensíveis a condicionadores ou cremes que contøem proteínas em sua composição. Nesse casos, a ceramidas é uma ótima solução, por ser uma gordura.

– Cabelos danificados por procedimentos químicos

Prefira sempre os produtos naturais de ceramidas se você tem cabelos naturais. Os produtos sintéticos também podem ser usados, mas são mais benéficos para cabelos mais danificados e que passaram por processos químicos desgastantes como relaxamento, escovas progressivas ou descoloração e tinturas.

Isso acontece porque os produtos sintéticos apresentam uma concentração maior de ceramidas em sua formulação, apresentando melhores resultados em cabelos mais danificados. Porém, se seu cabelo não costuma ser exposto a condições muito desgastantes, a cutícula natural do cabelo não deve estar tão danificada, o que resulta em bons resultados mesmo com produtos naturais com concentração menor de ceramidas.

Além disso, estudos indicam que cabelos naturais absorvem muito pouco da ceramidas proveniente de produtos sintéticos. Provavelmente isso acontece porque os cabelos naturais foram expostos a menos danos e já contêm bastante ceramidas nas suas cutículas. Mas isso não impede que quem tem cabelos naturais use ceramidas, já que seu uso pode ajudar a desembaraçar os fios com maior facilidade.

Ceramidas natural

Um dos principais componentes da ceramidas é o ácido linoleico. Abaixo, segue uma lista de alguns óleos naturais que contêm mais de 30% de ácido linoleico em sua composição e que, consequentemente, são ricos em ceramidas. Eles são ótimos para quem busca uma fonte natural de ceramidas.

  • Óleo de semente de cânhamo: Esse óleo apresenta cerca de 63% de ácido graxo e deixa os cabelos macios e sedosos.
  • Óleo de gérmen de trigo: Apesar de conter apenas 55% de ácido linoleico, o óleo de gérmen de trigo promete nutrir e hidratar os cabelos de forma natural.
  • Óleo de milho: O óleo de milho é capaz de nutrir o cabelo e fornecer uma concentração de até 59% de ácido linoleico para os cabelos.
  • Óleo de amendoim: Apesar de conter apenas 32% de ácido linoleico, o óleo de amendoim parece ajudar a evitar a perda de proteína dos fios, deixando os cabelos mais saudáveis.
  • Óleo de soja: O óleo de soja é um produto bem barato que pode ser usado nos cabelos para ajudar na retenção de umidade. Ele fornece aproximadamente 51% de lipídios para os fios.
  • Óleo de farelo de arroz: O óleo de farelo de arroz apresenta apenas 39% de ácido linoleico, mas mesmo assim fornece hidratação profunda para os fios e pode ser usado como uma máscara de hidratação natural.
  • Óleo de nozes: Esse óleo é ótimo contra caspas e apresenta um teor de 51% de ácido linoleico promovendo cabelos mais fortes e sedosos.
  • Óleo de gergelim: O óleo de gergelim contém cerca de 45% de ácido linoleico em sua composição. Além disso, ele parece ser capaz de escurecer os cabelos grisalhos, ajudando a disfarçar o envelhecimento.
  • Óleo de girassol: O óleo de girassol, além de ser um ótimo hidratante para os cabelos, contém cerca de 68% de ácido linoleico.
  • Óleo de semente de uva: Com uma concentração de 73% de ácido linoleico, o óleo de semente de uva é ideal para tratamento de condicionamento e hidratação profundo.
  • Óleo de cártamo: O óleo de cártamo apresenta cerca de 78% de sua composição em ácido linoleico. Ele é ótimo para recuperar a ceramidas perdida pela cutícula do cabelo através de processos de coloração das madeixas.
  • Óleo de semente de papoula: O óleo de semente de papoula apresenta até 70% de ácido linoleico. Além dos benefícios da ceramidas para cabelo, esse óleo é bom para quem tem problemas com caspas.

Outros tipos de ingredientes que apresentam ceramidas em sua composição incluem o azeite de oliva, o óleo de canola, o óleo de coco, a gema de ovo, o óleo de linhaça e o óleo de macadâmia.

Os produtos que contêm ceramidas podem ser usados a qualquer momento e na frequência desejada, seja esta uma vez por semana ou diariamente. Mesmo após o uso de produtos químicos, a aplicação de ceramidas par cabelo não prejudica nem anula o efeito do tratamento anterior. Mesmo seu uso diário pode ser realizado sem causar danos ou aquele aspecto pesado no cabelo que alguns produtos deixam após o uso, deixando seus cabelos nutridos, bonitos e hidratados.

Referências adicionais:

Você já utilizou algum produto com ceramidas para cabelo? Percebeu os benefícios e teve bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*