Deer Antler Velvet – O Que é, Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Como Usar

Deer Antler Velvet é um suplemento produzido a partir dos chifres de veados e que se consagrou como um tratamento tradicional usado na medicina chinesa.

De acordo com usuários de Deer Antler Velvet, o suplemento é capaz de tratar várias condições de saúde, incluindo a osteoporose e o dano articular, além de melhorar o desempenho físico e elevar os níveis de energia.

Quer saber mais sobre esse suplemento? Vamos abaixo entender para que serve o Deer Antler Velvet, como ele deve ser usado e quais são os possíveis efeitos colaterais.

Deer Antler Velvet – O que é?

Trata-se de um tecido de veludo que cobre o osso e a cartilagem presente nos chifres de veados ou cervos jovens que é usado como suplemento.

Quando em desenvolvimento, esses animais apresentam um veludo que cresce acima dos chifres. Tal veludo contém propriedades medicinais que podem ser usadas para tratar vários problemas de saúde.

Eles também contêm cartilagem em sua composição, além de grandes quantidades de proteínas, gorduras, minerais, hormônios e outros compostos que podem ser benéficos para a saúde.

Além de hormônios como o estradiol, a substância contém o fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1), um hormônio do crescimento que estimula fatores como o crescimento e o desenvolvimento da musculatura e da massa óssea.

O suplemento também apresenta minerais como o cálcio, o zinco e o magnésio, além de vários aminoácidos e prostaglandinas anti-inflamatórias, além de ser uma fonte natural de condroitina, colágeno, glucosamina e diversas outras substâncias.

Para que serve

O Deer Antler Velvet ou apenas Deer Velvet é um suplemento utilizado para tratar diversos sintomas e condições de saúde como as mencionadas abaixo:

  • Osteoporose;
  • Anemia;
  • Dano hepático;
  • Redução da libido;
  • Dor articular;
  • Infecções;
  • Lesões;
  • Disfunção erétil.

Na medicina tradicional chinesa, o suplemento tem sido usado há mais de 2000 mil anos para melhorar a saúde dos ossos, reduzir o inchaço, tratar a impotência sexual, tratar problemas urinários, melhorar a saúde da pele e nutrir o sangue.

Devido aos seus níveis hormonais, o Deer Velvet também é utilizado por algumas pessoas para aumentar os níveis de hormônios sexuais como o estrogênio e a testosterona, para melhorar a fertilidade e para tratar problemas de desempenho sexual masculino. Outros usam o suplemento também como afrodisíaco.

Mulheres utilizam o suplemento para tratar problemas menstruais, corrimentos vaginais e sangramento uterino, além de usar como uma alternativa na terapia de reposição hormonal indicada durante a menopausa.

Alguns adeptos desse suplemento também afirmam que o suplemento é bom para:

  • Elevar os níveis de energia;
  • Melhorar o desempenho nos esportes e nas atividades físicas em geral;
  • Auxiliar no controle do estresse;
  • Acelerar a recuperação de lesões na cartilagem e nos tendões;
  • Melhorar a função imunológica.

Muitos outros benefícios são descritos por aí sobre o consumo de Deer Velvet, porém não há estudos realizados com seres humanos para apoiar todos esses supostos benefícios do suplemento, o que coloca o seu uso em xeque.

Algumas pesquisas pequenas sugerem que ele pode sim melhorar a resistência física, enquanto outras não indicam nenhum aumento na capacidade aeróbica após o seu uso. Há também um estudo que mostra que o Deer Antler Velvet não melhora a função sexual em homens de meia idade e em idosos.

Desta forma, a falta de evidências indica que o suplemento pode não ser tão bom quanto parece. Mais pesquisas ainda precisam ser realizadas para comprovar a eficácia do Deer Velvet.

Além disso, o Food and Drugs Administration (FDA) – órgão americano que regulamenta medicamentos e alimentos – não reconhece o Deer Antler Velvet pelas suas propriedades medicinais devido à falta de evidências.

Efeitos colaterais

Como o suplemento pode conter hormônios incluindo a testosterona, a androstenediona e a dehidroepiandrosterona, ele pode causar alguns efeitos colaterais indesejados relacionados à alta dosagem hormonal.

Assim, podem ser observados efeitos colaterais relacionados ao uso de esteroides anabolizantes, como:

  • Efeitos virilizantes;
  • Crescimento de pelos no rosto e no peito, inclusive em mulheres;
  • Engrossamento da voz;
  • Surgimento de acne;
  • Retenção de fluidos;
  • Calvície;
  • Alterações de humor e de comportamento;
  • Redução dos testículos nos homens;
  • Crescimento anormal das mamas nos homens.

Pessoas que são sensíveis ou que precisam evitar o consumo de hormônios como o estrogênio, a progesterona ou a testosterona não devem ingerir o suplemento. Além disso, mulheres grávidas ou amamentando devem evitar utilizar o Deer Antler Velvet.

O suplemento também pode interagir com alguns hormônios como o estrogênio e alguns remédios contraceptivos. Assim, é contraindicado o uso do Deer Velvet nessas condições.

Como usar

O Deer Antler Velvet é moído para ser transformado em pó e, em seguida, é colocado em cápsulas ou comprimidos que podem ser consumidos na forma de suplementos de uso oral.

A dose pode variar de acordo com a marca, mas as doses comuns variam de 1,0 a 2,5 gramas. De acordo com um estudo mais recente, é seguro usar de 2 a 6 cápsulas contendo 215 miligramas, o que equivale a uma dose máxima diária de apenas 1,3 gramas do produto.

Não é indicado tomar doses maiores do que essas ou do que estiver indicado no rótulo do produto.

Em alguns países asiáticos, o Deer Antler Velvet na forma de pó é usado no preparo de alimentos como em sopas com propriedades medicinais, por exemplo, mas em outros lugares do mundo essa prática não é comum.

Também é possível encontrar o Deer Antler Velvet na forma de extratos e chás.

Questões éticas envolvidas com o uso de Deer Antler Velvet

O fator de crescimento IGF-1 presente no Deer Antler Velvet é considerado uma substância proibida para atletas por instituições antidoping.

Tal hormônio só deve ser usado em casos de crianças ou adolescentes que apresentam distúrbios de crescimento ou pessoas com lesões graves relacionadas à atrofia, desde que indicados por um médico. Em outros casos, o uso de fator de crescimento IGF-1 pode causar gigantismo e outros problemas relacionados ao desenvolvimento excessivo de estruturas ósseas e musculares.

Além disso, existe a questão relacionada ao sofrimento desses animais durante a extração do tecido que recobre seus chifres. O processo de remoção pode ser doloroso, já que o local contém muitos nervos e pode sangrar bastante.

Algumas pessoas são a favor do uso de Deer Antler Velvet proveniente de veados mortos ou com chifres danificados que precisam ser removidos de qualquer jeito, mas é impossível saber qual é a real procedência dos suplementos encontrados nas prateleiras.

Embora os produtores do suplemento garantam que a remoção do tecido do chifre dos animais é feita por veterinários sérios com o animal sob efeito de anestesias, esse ainda é um assunto delicado que envolve o bem-estar animal.

Devo usar o Deer Velvet?

Além de todo o problema ético relacionado com a produção do suplemento, não há evidências suficientes sobre os benefícios do Deer Antler Velvet, nem sobre os possíveis efeitos colaterais do seu uso, o que faz com que os consumidores questionem a segurança do produto.

A grande verdade é que a comunidade científica ainda não sabe se o uso de Deer Velvet é seguro e nem se seus benefícios são realmente eficazes.

Nossa recomendação é que você pense bem antes de ingerir um suplemento pouco estudado e que não é aprovado para uso por órgãos de saúde e procure orientação médica sempre que necessário.

Referências Adicionais:

Você já usou ou conhece alguém que tenha tomado Deer Antler Velvet? Como foram os resultados do uso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...

Deixe um comentário