DHEA: O Que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Suplementos de DHEA são usados por pessoas que querem aumentar o desejo sexual, criar músculos, combater os efeitos do envelhecimento e melhorar algumas condições de saúde, mas não há evidências suficientes de que esses benefícios sejam verdadeiros. A seguir você encontra o que a ciência sabe sobre esse suplemento, para que serve, quais são seus benefícios e efeitos colaterias, e o que mais você precisar saber.

O que é DHEA?

DHEA (desidroepiandrosterona) é um hormônio produzido pelas glândulas adrenais do corpo. Os suplementos de DHEA são produzidos a partir de soja ou inhame selvagem.

Não se sabe ainda tudo o que a DHEA pode fazer, mas sabe-se que é um precursor dos hormônios sexuais masculinos e femininos, incluindo testosterona e estrogênio.

A produção de DHEA no corpo atinge seu pico depois dos vinte anos e começa a diminuir depois dos trinta. A diminuição é mais rápida nas mulheres do que nos homens. Níveis mais baixos de DHEA também podem ser encontrados em pessoas com transtornos hormonais, HIV/AIDS, Mal de Alzheimer, doenças cardíacas, depressão, diabetes, inflamação, transtornos no sistema imune e osteoporose. Corticosteroides, anticoncepcionais orais e agentes de tratamento de transtornos psiquiátricos também podem diminuir os níveis de DHEA.

O suplemento de DHEA é geralmente usado para tratamento de desequilíbrios hormonais, mas fabricantes começaram a anunciar o produto como uma cura mágica para muitas coisas, como perda muscular, perda de peso, osteoporose e depressão. A DHEA também foi ligada a uso por atletas como doping. Atualmente, a DHEA é rotulada desde “fonte da juventude” até fraude.

Qual a verdade? Para que serve a DHEA? Continue lendo e descubra.

Benefícios da DHEA

Há poucos estudos bem formulados que testam os efeitos dos suplementos de DHEA. Não há evidências suficientes da eficácia de DHEA no tratamento de insuficiência adrenal, síndrome metabólica, depressão, HIV/AIDS, síndrome da fadiga crônica, sintomas da menopausa, doença cardíaca, câncer de mama, infertilidade, diabetes ou Mal de Parkinson.

Além disso, também não há evidências que apoiam o uso de suplemento de DHEA como medicamento anti-idade ou para ajudar na perda de peso. O suplemento também parece não ter efeito para aumentar a libido, aumentar a força muscular ou proteger contra o Mal de Alzheimer.

Entretanto, há pesquisas que apoiam a utilidade dos suplementos de DHEA em certas condições. Aqui estão algumas delas.

Osteoporose

Tomar DHEA em forma oral parece aumentar a densidade óssea em mulheres e homens mais velhos com osteoporose. Um estudo de 2002 publicado no Chinese Medical Journal relatou que após seis meses de tratamento, 44 homens com osteoporose experimentaram um aumento significante na densidade óssea em comparação ao grupo de controle.

Esquizofrenia

De acordo com um estudo de 2003 do Archives of General Psychiatry, aumentar os níveis de DHEA pode ajudar a diminuir sintomas de ansiedade e depressão em pessoas com esquizofrenia. De acordo com os autores do estudo, DHEA também pode ajudar a melhorar o humor, aumentar o bem-estar e a energia em pessoas com esquizofrenia.

Disfunção Erétil

A suplementação com DHEA pode ajudar com a disfunção erétil, mas não se ela for causada por diabetes ou problemas nos nervos.

Embora sejam poucos os estudos que testaram a DHEA em pacientes com disfunção erétil, um deles mostra que homens que receberam uma dose diária do suplemento por seis meses tiveram uma melhora significativa na habilidade de alcançar e manter uma ereção. Os pacientes do grupo de controle não tiveram nenhum tipo de melhora.

Efeitos Colaterais da DHEA

A DHEA é um hormônio, e portanto, deve ser tomado sob a supervisão e recomendação de um médico. Crianças e mulheres grávidas ou lactantes não devem usar DHEA.

Os efeitos colaterais incluem acne, insônia, fadiga, pele oleosa, dor abdominal, perda de cabelo, congestão nasal, aumento dos níveis de colesterol, batimento cardíaco rápido ou irregular e palpitações.

Em mulheres, a DHEA também pode causar mudanças no ciclo menstrual, crescimento de pelos faciais e engrossamento da voz. Em homens, pode ocorrer aumento dos seios, assim como sensibilidade na região, e agressividade.

Interações Medicamentosas

Suplementos de DHEA podem aumentar os efeitos de medicamentos como AZT (para tratamento do HIV), barbitúricos, medicamentos de câncer, estrogênio, anticoncepcionais orais, testosterona e benzodiazepinas. Os suplementos também podem ter efeitos inprevisíveis com medicamentos como corticosteroides, insulina, lítio, medicamentos para alergia, medicamentos anti-fungais, medicamentos para câncer e colesterol.

Como Tomar DHEA

A necessidade e dosagem do suplemento deve ser determinado por um médico, de acordo com a condição a ser tratada e as necessidades do paciente. O uso de suplementos de DHEA quando não há necessidade ou em doses indiscriminadas pode ser prejudicial, podendo causar os efeitos colaterais mencionados anteriormente.

Embora haja algumas evidências de que o suplemento de DHEA pode ajudar com determinadas condições de saúde, ele não deve ser usado de forma indiscriminada, substituindo o tratamento indicado pelo médico, já que isso pode trazer sérias consequências à sua saúde, não apenas com os efeitos colaterais, mas também com um possível agravamento da condição, se ela não recebe tratamento.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já experimentou por algum motivo a suplementação de DHEA, ou conhece alguém que a tenha utilizado? Como foram os resultados? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2.057 votos, média: 3,76 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

598 comentários

  1. Eu achei muito bom ,esse suplemento,tenho cada ereção potente ,potencializou ainda mais ,e melhorou o cansaso , disposição nos treinos ,eu indico .

  2. Acabei de comprar pelo site Amazon.com, para entrega nos EUA, embalagem de 100mg com 100 capsulas da marca “Pure DHEA – 100 mg Max Strength – 100 Capsules – Supports Balanced Hormone Levels for Women & Men, Healthy Metabolism, Libio, Brain, Immune Function & Energy” e resolvi não tomar. Moro em Curitiba, se alguém tiver interesse em comprar, estou à disposição.

  3. CASSIA ELIZABETE DE OLIVEIRA

    O DHEA aumentou minha libido, melhorou o meu sono e dores musculares. Mas deve ser tomado de manhã pq a noite ele tira o sono.

    • Qual a dosagem diária do Dhea?

      • Dosagem correta segundo dr lair ribeiro conaiderado pai da medicina moderna atual e de 12.5 mg so que frascos so vem de 50 e de 100 mg JAMAIS COMLRE 100MG CAUSARA ENORMES EFEITOS COLATERIAS comlre de 50 mg e use metade comprimido depois um inteiro … PRQ MULHERES EFICACIA E DOBRADA DONQUE NO HOMEM desde que ; ( nao se use junto com anticoncepcional que e simplesmente oposto o contrarrio do efeito um e positivo e outro negativo entao numca juntos …. alias anticoncepcinal e um crime comtra saude publica …. uaando mes sim mes nao vc ja estara protegida e DHEA E MELHOR PRODUTO DO PLANETA MELHORA TUDO ANIMO DISPOSICAO REJUVENESCE

      • CASSIA ELIZABETE DE OLIVEIRA

        Eu tomo 24’5 mg. Quando começo a ter queda de cabelo diminuo para 12,5, ao dia.

  4. Pra mim o DHEA foi excelente, vigor físico, libido, organização mental e muita disposição para malhar, é ótimo,.Terminei meu primeiro frasco com 90 cápsulas, estou meio receioso dos efeitos colaterais, devo dar um tempo de um mês para continuar a tomar!
    Alguém tem alguma sugestão/conselho para me dar?

  5. Tenho 55 anos e tenho sentido que estou com mais libido. Outro dia acordei com tesão pensando na minha professora de pilates. Fazia tempo que eu não acordava assim. Tomo duas doses de 25mg por dia.

  6. Edson Gomes da Silva Marques

    Tomei Dhea por cinco anos,nao tive nenhum efeito colateral,melhou tudo,sexo,fisico e mental,os últimos anos tomei de 100mg,neu neduco que me receitou esse suplemento fou Dr.Eduardo Gomes de Oliveira

  7. Tenho fadiga adrenal e já reponho cortisol. Todas as vezes que comecei a tomar Dhea, não pude continuar. Tive os efeitos que mencionam referentes ao homem: agressividade, dor nos seios. Agora vou tentar novamente, diminuindo ainda mais a dose, dia sim, dia não. Tomara que dê certo.

  8. tomo dhea 50mg 1 vez ao dia pelas manhãs há mais de 2 anos. melhorou a capacidade física, libido, ânimo geral. tudo de bom. não tenho nenhum efeito colateral. tenho dúvida se precisa dar uma pausa periódica anual, por exemplo ficar 30 dias sem usar. alguém pode dar uma luz?
    obrigado

  9. Eu comecei com o dhea 50 Mg por 6 meses sempre pela manha em jejum, e recomento sem medo, so tive melhoras em tudo, mente, libido, esportes, fiquei mais jovem de pele, musculos se destacaram pois ganhei massa magra e perdi a gorda, inclusive virei ciclista de montain bike e tenho 54 anos. agora to tomando 12,5 Mg e vou continuar pra sempre

  10. Rosy Brasília DF
    Tomo DHEA 25 mg a seis meses, o resultado é ótimo. Melhora em tudo. Uma cápsula de manhã. A marca que tomo é o eurovital. Nota 10 para o médico que me receitou.

  11. Favor me informar DHEA, contém SOJA?

    Se não tem qual a dosagem devo tomar dia.

    Este hormonio, cai cabelo.

    att,

    alexandre,

  12. Faço tratamento de Hipotireoidismo, não tenho ânimo e estou acima do meu peso, porém perdi massa magra por não malhar, pois sempre fui de pedalar e malhar. Tomo pela manhã medicamento para a tireoide. Posso tomar o DHEA para melhorar minha VIDA?????

  13. Tenho 54anos,sou do sexo feminino, faço academia, ganhei um pode DHEA de 100mg importado. Como devo tomar?

  14. eu tomo 25mg, acabou com minha depressão, hoje tenho orgasmos incríveis, tenho mais força, eu corro e faço exercícios na praça, e recebo indicação do Dr. Lair Ribeiro e Dr. Dayan ,tenho 40 anos

  15. Comprei o Dhea de 50mg, e vi relatos que para mulher tem que ser a metade, como posso fazer? pois são capsulas?

  16. Dra lizianne bona reprodução humana me receitou, não entendi sei que vou tomar, durante 3 meses, alguém sabe me dizer pq?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*