Glucosamina e Condroitina: Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Dicas

Especialista:
atualizado em 28/01/2020

Glucosamina e condroitina são substâncias fundamentais para o tratamento de doenças como artrite, artrose, dores nas juntas e articulações. Você aprenderá a seguir sobre tudo que envolve a glucosamina e a condroitina. Descobrirá para que ela serve, se a suplementação vale a pena e quais seus efeitos colaterais, além de dicas importantíssimas para quem consome esse suplemento.

Naturalmente presente no organismo, a glucosamina é encontrada em grandes concentrações nas articulações e cartilagens. Caso esteja começando uma dieta para perder peso e esteja precisando usar a glucosamina, vai gostar de saber se a glucosamina engorda, antes de comprá-la.

Dores no corpo são muito comuns nos dias de hoje. Podem ser por alguma deficiência, por uma cama ruim, excesso de peso, postura ao sentar na cadeira do trabalho e até por exercícios mal feitos. Uma das mais comuns é a dor no joelho. Quando aguda, pode paralisar qualquer pessoa, impossibilitando que a mesma se mova. Caso tenha dores no joelho constantes, é importante conhecer os 13 melhores remédios para dores no joelho mais usados no mercado. 

Mas cuidado, dores agudas nas juntas pode ser sinal de artrose. Esta doença crônica atinge cerca de 20% dos brasileiros e já é a terceira maior causa de afastamento do trabalho do nosso país. Também conhecida como osteoartrite ou artrite degenerativa, a artrose afeta as cartilagens e pode até mesmo levar à incapacitação. Se você tem essas dores ou conhece alguém com esses sintomas, precisa se informar se a artrose tem cura, seus sintomas e melhores tratamentos.

Por muito tempo, houve discussões acerca do tratamento de osteoartrite com suplementos compostos por glucosamina e condroitina. A osteoartrite é uma complicação que causa problemas fora do normal nas superfícies lisas da cartilagem das articulações. Essa complicação gera muita dor, inchaço e deformações.

Para ajudar nesse processo, você também precisa conhecer os 13 alimentos para as articulações. Eles podem conter ômega-3, como alguns peixes, ou até mesmo bactérias ótimas para as juntas, como alguns iogurtes. Conhecer esses alimentos é indispensável.

O que são glucosamina e condroitina?

Glucosamina é a parte de moléculas chamadas glicosaminoglicanos, utilizadas para a formação e reconstrução da cartilagem. A condroitina é a glicosaminoglicana mais abundante na cartilagem e é responsável por sua resiliência.

A glucosamina nada mais é do que uma proteína que ajuda o organismo a produzir colágeno e que é o componente principal da cartilagem das articulações. Ela é encontrada em fungos e também em conchas de frutos do mar como lagostas, caranguejos e camarões. A condroitina, por sua vez, está presente na composição dos ossos e da cartilagem e é obtida da cartilagem animal para compor os suplementos. Ela ajuda a manter os fluidos e a flexibilidade nas articulações.

Há ainda outro composto chamado MSM, ou metilsulfonilmetano, um suplemento utilizado para tentar ajudar diversas condições, as quais incluem artrites, alergias e até ronco. MSM é um inodoro, insípido e natural enxofre encontrado em todas as coisas vivas. Enxofre é necessário para a saúde das articulações e é comumente associado à propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

MSM é encontrado em diversos alimentos, como carne, peixe, algumas frutas, vegetais e grãos, mas é destruído quando estes são industrializados. Muitos suplementos de glucosamina contêm o MSM.

Para que serve

Glucosamina e condroitina são duas moléculas que fazem parte do tipo de cartilagem encontrada nas articulações. Dentro destas, a cartilagem adentra-se em um constante processo de quebra e reparação. No entanto, para de fato se reconstituírem, os elementos responsáveis por isso devem estar presentes e disponíveis para o uso. Pessoas que possuem problemas com essa disponibilidade de elementos que ajudem na reconstrução da cartilagem, encontram na suplementação com glucosamina e condroitina uma saída.

De acordo com informações disponibilizadas pela Arthritis Foundation, a condroitina ou sulfato de condroitina pode evitar a quebra da cartilagem e ajuda a cartilagem que envolve as articulações a reter água. Quando combinada com a glucosamina, a condroitina pode até mesmo reverter a perda de cartilagem. 

A glucosamina é conhecida por promover o crescimento, o reparo e a manutenção da cartilagem. Tudo isso também ajuda a reter água, mantendo as articulações lubrificadas e evitando a perda da cartilagem.

O tratamento com a combinação desses dois compostos é baseado na teoria de que o consumo oral da glucosamina e condroitina poderá elevar a taxa de formação de novas cartilagens, promovendo mais dos compostos responsáveis por essa função. Assim, pessoas que sofrem de condições de saúde como a artrite e a osteoartrite procuram por suplementos de glucosamina e condroitina com o intuito de fortalecer, preservar e renovar as estruturas ao redor das articulações e aliviar os sintomas de dor e inflamação.

Porém, há controvérsias sobre os efeitos desse suplemento; alguns estudos mostram que as mudanças são mínimas na cartilagem, mas que esses compostos ajudam a diminuir a dor da osteoartrite. Já outros como um estudo de meta-análise publicado em 2010 no periódico científico BMJ avaliou o uso dessas substâncias para o tratamento de osteoartrite no quadril e no joelho e constatou que não houve redução dos danos articulares e nem mesmo alívio da dor. Como os resultados dos estudos ainda são mistos, isso significa que mais estudos precisam ser feitos sobre o tema e que é preciso considerar vários fatores antes de comprar esse tipo de suplemento.

Sinais como cansaço, inchaço nas articulações, vermelhidão ou até mesmo rigidez articular pode ser sintoma de reumatismo. Vale a pena entender mais sobre o assunto e conhecer os 6 remédios mais usados para reumatismo.

Não há uma doença específica com o nome de reumatismo. Este termo é utilizado popularmente como sinônimo para a dor crônica causada por doenças como a fibromialgia, artrite, gota, febre reumática, artrose, lúpus eritematoso, entre outras. Mas será que as doenças reumáticas tem cura? Quais os sintomas e qual o tratamento? Não deixe de conferir.

Vale a pena tomar esse suplemento?

Os resultados das investigações dos estudos levaram esse suplemento a ser não muito bem avaliado e aceito para o tratamento da osteoartrite. Não deve-se ignorar, no entanto, que muitos pacientes sentiram que a dor e o desconforto da doença diminuíram. Com isso, é importante que mais estudos sejam feitos, pois, se de fato glucosamina e condroitina aliviam as dores, é importante que o suplemento seja regulamentado e vendido para a população de forma segura.

Há tratamentos eficazes para a osteoartrite e os pacientes devem reconhecê-los antes de utilizarem qualquer suplemento. Especificamente, os que abrangem o controle de peso, prática de exercícios, utilização correta de medicações e proteção das juntas são alguns desses tratamentos conhecidos por minimizar a progressão e sintomas da osteoartrite. 

É importante lembrar que no caso da glucosamina, o nome da substância que deve constar no rótulo do suplemento é sulfato de glucosamina. Existem outros compostos similares como a N-acetilglucosamina que não exerce o mesmo efeito clínico que o sulfato de glucosamina.

Segundo a Mayo Clinic, suplementos como a glucosamina são seguros para aliviar a dor em pessoas que sofrem de osteoartrite ou de artrite reumatoide, ainda que não tenha sido constatado em nenhuma pesquisa a redução da inflamação nas articulações. Apesar disso, o suplemento pode amenizar a dor crônica observada nessas condições e pode ser de ótima ajuda para quem não pode usar anti-inflamatórios comumente prescritos.

Efeitos colaterais

Pessoas com diabetes devem consumir com cautela o suplemento de glucosamina e condroitina, já que estes podem elevar a quantidade de açúcar no sangue. Pessoas que medicam-se com anticoagulantes devem consultar seus médicos antes de começar a tomar esse suplemento.

Pessoas que possuem alergia a mariscos também devem consultar seus médicos, já que a glucosamina é extraída desse fruto do mar.

Uma pesquisa publicada em 2013 no periódico JAMA Ophthalmology alerta que a glucosamina pode aumentar o risco de glaucoma, condição que pode prejudicar gravemente a visão se o problema não for tratado. Já a condroitina pode ser perigosa para quem usa algum tipo de medicamento anticoagulante como as varfarinas, por exemplo.

Apesar dos possíveis riscos, os principais efeitos colaterais que podem aparecer ao longo da suplementação são: 

  • Náusea; 
  • Diarreia ou constipação; 
  • Azia;
  • Dor abdominal;
  • Aumento dos gases intestinais;
  • Dor de cabeça;
  • Reações cutâneas;
  • Sonolência.

Glucosamina e condroitina também não são recomendadas para crianças e mulheres grávidas ou que estão amamentando. O suplemento também não é indicado para quem tem diabetes pois a glucosamina pode elevar os níveis de açúcar no sangue. 

Dicas

Não há cura para a osteoartrite, apenas medicamentos que irão retardar os efeitos dessa doença e algumas cirurgias para os estados mais avançados da mesma. Porém alguns medicamentos podem gerar efeitos colaterais, como é o caso da glucosamina e condroitina.

Sendo assim, existem algumas dicas para amenizar as dores de forma mais saudável e natural. A primeira é a perda de peso, principalmente se a pessoa estiver com alguns quilos a mais; isso irá ajudar na retirada sutil da pressão dos joelhos. A segunda dica é praticar atividades físicas, que irão ajudar a construir músculos que trabalham no suporte das articulações. Exercícios aeróbicos podem manter as juntas flexíveis e lubrificadas.

Outra dica é buscar apoio em outros aparelhos, como a bengala, muleta ou andador. Almofadas térmicas também servem para aliviar dores das articulações, além de diminuírem o inchaço. Acupuntura e massagem são outras técnicas que irão levar um maior conforto para as áreas afetadas pela osteoartrite.

Se você sente dores e desconfortos frequentes nas articulações, é importante detectar a causa da dor. Condições como a artrite reumatoide só melhoram com o tratamento medicamentoso adequado. Um médico é sempre a melhor pessoa para avaliar os seus sintomas e indicar a melhor abordagem de tratamento.

Suplementos, Onde Comprar e Preços

Existem muitos fabricantes de suplementos de glucosamina e condroitina e vamos mostrar algumas das suas opções. Diversas lojas online de suplementos vendem esse medicamento, dando liberdade ao consumidor de escolher a marca de sua preferência. Os preços irão variar de acordo com a quantidade de cápsulas. Mas já adiantamos que dificilmente você vai encontrar 120 doses por menos de R$ 100,00 no Brasil.

Os suplementos podem ser encontrados em farmácias, em lojas online ou podem ser produzidos em farmácias de manipulação em dosagens específicas prescritas por um médico.

Uma marca americana bem conhecida é a Puritan’s Pride que fabrica suplementos contendo uma combinação de glucosamina, condroitina e MSM. Uma embalagem com 240 cápsulas pode custar cerca de R$ 150,00. Mas é preciso ficar atento pois cada dose equivale a 2 cápsulas diárias, o que significa que o conteúdo do frasco rende 120 dias.

Outra marca importada é a Osteo Bi-flex que produz suplementos de glucosamina e condroitina de ótima qualidade. No Brasil, uma embalagem contendo 200 cápsulas que equivale a 100 dias de uso é vendida a R$ 200,00 reais em média.

Marcas como a Now Sports e a Piping Rock podem ser encontradas em valores mais em conta que variam de R$ 100,00 a R$ 150,00. Vale ainda fazer um orçamento em uma farmácia de manipulação, pois pode ser que você encontre um preço melhor. E se por acaso você for viajar para fora do Brasil, vale a pena trazer o suplemento na sua viagem para economizar.

Você precisa tomar algum medicamento para osteoartite? Já experimentou a glucosamina e condroitina? Sentiu algum resultado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (568 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

109 comentários em “Glucosamina e Condroitina: Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Dicas”

  1. Eu tomo condroitina e. Glucosamina com orientação médica ..estou me sentindo muito bem …farmácia manipulação farma.conde eu achei bem mais em conta lá…bom dia

  2. Bom.dia eu estou tomando condroitina fofíssima por orientação médica para a minha coluna e estou me sentindo bem …

  3. Cícerio José da Silva de Baresi, consulte a Farmácia de Manipulação Centro fórmula. Acho que lá é mais barato.

  4. eu cicero josê da silva tenho 70 anos e tomo este medicamento a 3 anos
    me dou muito bem apesar de ser muito caro., acabei de retira um pedido com 60 unidade na farmácia de manipulação biohervas de barueri pagei 207.00 reais, se alguem conhece outro lugar mais barato mi enforme por favor, ficarei agradecido eu tomo glucosamina 1,5g e condroitina 1,2g aroma morango 500,mg estuo me dando muito bem vou ate consultar o medico se posso aumentar a dose .

    • Seu Cicero tenho condromalacia grau 4 e tomo condroitina e glucosamina SMS da synergy e importada mesma miligrama q vc compra pago menos q cem reais compro pelo mercado livre e tomo colágeno uc2 estou livre das dores

    • Eu..compro na iherb é mais em conta ..as pessoas tem medo de compra na iherb devido ser taxado no alfândega..É só comprar menos de 50 dólares que não tem problemas..meus produtos chegaram em 13 dias..Comprei da marca Doctor’Best…glucosamine chondroitin msm +ácido hyaluronic 150 comprimidos por 110,00 …Comprei tbém 1kl de MSM por 100,00 reais dá pra mais de 1 ano.

  5. Eu estou a 6meses,e me ajudou muito,fiz novamente mais 6meses manipulado e vou continuar usando e uma pena que minha mãe não quer tentar, pois acho que seria muito bom pra ela, agora só acho que é um tratamento muito caro e mais uma vez quem tem mais dores são o povo trabalhador que não tem grana pra bancar,em fim possa ser mais barato.

  6. Moro no Brasil, alguem pode me informar como comprar dos Estados Unidos. Sites confiaveis!

    • Eu estou na Itália,e compro pelo Amazon.com, é muito bom,tem várias marcas, gosto muito dos produtos feitos na Alemanha, fiquei 4 meses lá e tem uma rigorosa fiscalização na fabricação de todos os produtos lá.

    • Maria Cristina, se vc tiver algum conhecido que vá para os Estados Unidos peça para trazer. Uma amiga acabou de me trazer , vc encontra em qq farmácia e não precisa de receita médica, ela trouxe da Walgreens 2 potes com 150 capsulas em cada por 25 dolares e tem tripla ação 1.500mg de glucosamina e 1.103 de condroitina/MSM. Valeu muito a pena pois agora terei remedio por 5 meses(2 por dia).

  7. para mim funciona compro na walgreens-USA, so que meu peso aumentou, creio que tenho alergia de alguns frutos do mar, me da muitos gazes mas as dores reduziram uns 80% fazem tres semanas de tratamento vou ver se consigo tomar tres meses e parar dois para amenizar o aumento do peso obrigada pelas dicas

  8. Tomo a dois meses e a inflamação no pulso acabou, as dores fortes tambem somente uma leve irritação na articulação que com a fisioterapia pretendo melhorar

  9. Comecei a tomar a 5 dias , qto tempo demora para começar a fazer efeito , tenho muitas dores , meu problema foi diagnosticado coxatrose , faço fisio , acupuntura e tomo remedio como antiflamatorio e Dipirona.

  10. Tomo continuamente há 2 anos. Sou atleta amador e não conseguia mais correr devido as fortes dores no joelho durante e após as corridas. Fiquei livres das dores com apenas 1 mês do início do tratamento. Tenho receio de parar de tomar e não conseguir retomar a prática esportiva normal. Não senti nenhum efeito colateral. Só tomo marcas americanas e compro no mercado livre.

  11. Tomo glucosamina, condoitrina e msm, curcuma com mel, caminhadas, está controlado, ñ aumentou o desgaste. Mas tem muitas variações de preços, alguns absurdos.

  12. Não tenho osteoartrite, porém estou sofrendo com efeitos colaterais do Roacutan (remédio pra acne). Sinto dores terríveis nos calcanhares (mal consigo andar) e nas articulações. Várias pessoas na mesma situação me recomendaram esse suplemento. Comprei e estou tomando há uma semana (Osteo Bi-flex + MSM). Ainda não senti diferença nas dores, mas estou sentindo muita náusea, enjoo todo o tempo e não tenho vontade de comer nada. Comprei na CVS nos EUA então é de procedência confiável, porém não sei se vou continuar tentando por conta da náusea que está muito forte…

  13. A tia do meu vizinho nao andava mais de tanta dor, depois que tomou glucosamina e condroitina melhorou muito, ai minha mãe ficou com artrose na coluna nenhum remedio melhorava, o meu vizinho trouxe esse remedio do Estados Unidos, depois que minha mãe começou a tomar não sente mais dores.

  14. Achei realmente impressionante o efeito da glucosamina+condroitina. Tenho 45 anos, sou praticante de esportes desde os meus 20 anos e ha aproximadamente dois anos atrás comecei a ter dores constantes nos joelhos. Eram dores fracas mas incomodamente constantes, principalmente em repouso (sentado, dirigindo ou ao deitar para dormir). Após uns 6 meses de dor incessante e cada vez mais incômoda (principalmente para dormir) é que resolvi procurar um ortopedista (especializado em medicina do esporte). Depois de fazer alguns exames fui diagnosticado com osteoartrite nos dois joelhos (provavelmente desenvolvida pelos anos de esporte “descuidados”). Ele me informou que a osteoartrite não tem cura mas que estavam tendo ótimos resultados com a glucosamina+condroitina, principalmente na questão da dor. Me receitou e disse que em aproximadamente 3 semanas iria começar a notar o efeito. Em duas semanas a dor começou a diminuir de forma impressionante e em menos de uma semana depois havia passado completamente. Não tenho nenhuma duvida que foi devido à G+C, pois estava com esta dor incessantemente ha 6 meses. O meu caso não era de osteoartrite avançada, portanto não sei o efeito da G+C em um caso mais serio, mas na minha situação foi excelente e inquestionável sua eficácia. Recomendo.

    • Olá Marcelo! Tudo bem? Vou deixar meu contato aqui por favor se puder me informar qual a marca que utilizou agradeceria muito nayanomake@gmail.com. Que bom que deu certo para você amigo!

      • Aqui nos Estados Unidos, acabei de comprar GLUCOSAMINE 20000 mg com 150 dragonas por $ 20 dollares, vou começar a tomar um por dia , vamos ver se obtenho resultados…

  15. Sofria com dor no joelho direito e depois que um médico cubano me falou da glucosamine e do chandroitin graças a Deus nunca mais passei por isso comecei tomar e na primeira semana pode acreditar já não sentia mas dor no joelho agrade só a Deus sempre por ter conhecido esse amigo médico cubano porque falei Pra ele sobre a dor que estava sentindo e ele me falou desse remédio e no mesmo dia pedi para o meu filho fazer o pedido pra mim e agora o meu esposo também vai comesar a tonar essa benção que é a glucosamine e chandroitin não me canso de agradecer a Deus por ter sabido da existência desse remédio graças a Deus

  16. Boa tarde! Tenho condopratia patelar no joelho esquerdo e a minha filha comprou “Oeste Bi-Flex”-Glucosamine chondroitin. Tomo Motiilex -1 cápsulas só dia! Posso tomar??