Glucosamina e condroitina: para que serve, efeitos colaterais e dicas

Especialista da área:
atualizado em 16/05/2022

A glucosamina e a condroitina são substâncias muito usadas para o tratamento de artrites e artroses, embora existam algumas controvérsias sobre para que esse suplemento serve e se ele realmente é bom para as articulações.

Entretanto, apesar dessas dúvidas, seu uso é recomendado por muitos ortopedistas como tratamento dessas condições de saúde, uma vez que seus efeitos colaterais tendem a ser raros e leves, e os resultados parecem ser animadores. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a seguir vamos entender melhor o que é a condroitina e a glucosamina, como elas funcionam e quais os seus efeitos colaterais.

Importante: Esse artigo tem um caráter meramente informativo, e não tem como objetivo substituir o diagnóstico e as orientações de um médico. Então, caso apresente sintomas de problemas articulares, procure atendimento médico, para que ele possa te examinar e solicitar exames para realizar um diagnóstico adequado.

Veja também: Quais são as diferenças entre artrite e artrose?

O que são glucosamina e condroitina?

Senhora tomando suplemento
As substâncias são encontradas na forma de suplemento

A glucosamina e a condroitina são substâncias, vendidas na forma de suplemento, muito usadas no tratamento de osteoartrite, osteoartrose ou artrose. Esses compostos estão presentes nas cartilagens, e participam da proteção das articulações.

Assim, o uso do suplemento pode ajudar a melhorar a qualidade da cartilagem e impedir a sua degeneração, aliviando assim os sintomas de algumas doenças articulares.

  Continua Depois da Publicidade  

Para que serve?

Como a glucosamina e a condroitina ajudam a proteger e a lubrificar as articulações, a combinação é indicada para tratar sintomas de alguns problemas que atingem as articulações, e seus efeitos ajudam a:

  • Reduzir as dores causadas por problemas articulares
  • Diminuir a degeneração e o desgaste articular
  • Estimular a regeneração das cartilagens
  • Melhorar a lubrificação das articulações
  • Diminuir a inflamação local

Por isso, muitos ortopedistas e reumatologistas prescrevem esse suplemento para casos de condições de saúde que atingem as articulações.

Vale a pena tomar esse suplemento?

Consulta médica
É necessário consultar o médico antes de começar a usar o suplemento

Os estudos sobre a associação de glucosamina e condroitina possuem resultados bastante conflitantes, com alguns pesquisadores afirmando que o suplemento é benéfico para o tratamento de condições articulares, enquanto outros dizem que o seu uso não traz diferença para os pacientes.

Entretanto, a maioria dos estudos mostram que o uso da glucosamina pode reduzir a inflamação, e, quando usado em conjunto com a condroitina, seu efeito anti-inflamatório parece ser mais significativo.

Outro ponto positivo é que algumas pesquisas demonstraram também que o suplemento ajuda ainda na produção e na manutenção da cartilagem, o que seria útil no tratamento de doenças articulares.

Entretanto, existem outros tratamentos eficazes para a artrite e para a artrose, e os pacientes devem conhecê-los antes de utilizarem qualquer suplemento. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, muitos médicos inicialmente recomendam algumas mudanças de estilo de vida, com o objetivo de reduzir o peso corporal e assim evitar a sobrecarga das articulações.

Tais tratamentos incluem:

  • Fisioterapia, para melhorar a mobilidade e ajudar na redução da inflamação
  • Uso de anti-inflamatórios nas crises de dor
  • Terapias alternativas, como acupuntura, que podem ajudar a melhorar os sintomas dolorosos.

Assim, é possível melhorar a qualidade de vida e diminuir, ou mesmo reverter, a degeneração das articulações.

Veja também: 10 remédios caseiros para tratar dor e inflamação nas articulações

Efeitos colaterais

O uso de glucosamina e condroitina não costuma causar efeitos colaterais, quando o suplemento é utilizado da forma correta. Mas, quando eles ocorrem, incluem:

  • Náusea e vômitos
  • Diarreia ou constipação
  • Azia
  • Dor abdominal
  • Aumento dos gases intestinais
  • Dor de cabeça
  • Reações cutâneas
  • Sonolência.

Entretanto, esses efeitos normalmente desaparecem com o tempo, conforme o corpo vai se adaptando ao uso dessas substâncias.

  Continua Depois da Publicidade  

Contraindicações

A associação de glucosamina e condroitina é contraindicada para alguns grupos de pessoas. São eles:

  • Pessoas alérgicas a qualquer um dos componentes da formulação
  • Crianças e adolescentes
  • Pessoas com histórico de úlcera gástrica ou intestinal.

Além disso, pessoas com diabetes mellitus devem consultar um médico antes de começar a usar o suplemento, pois existem alguns estudos menores que sugerem que a glucosamina e a condroitina podem aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Como usar?

O uso do suplemento de sulfato de glucosamina e sulfato de condroitina é feito de acordo com a forma farmacêutica:

  • Cápsulas: Uma cápsula, três vezes ao dia
  • Pó granulado: Um envelope ao dia, diluído em 250 ml de água

A recomendação de uso pode ser diferente, dependendo do fabricante e da concentração dos princípios ativos. Portanto, observe as informações constantes no rótulo com relação às dosagens e formas de uso.

Além disso, para que os efeitos sejam sentidos, o uso deve ser feito por ao menos três semanas. Por isso, o seu uso não deve ser interrompido, mesmo que, no início, os sintomas continuem os mesmos.

Por fim, é importante ressaltar que o uso de suplementos e medicamentos deva sempre ser indicado por um profissional de saúde, após a realização de exames físicos e, quando necessário, laboratoriais e de imagem.

Preços e onde encontrar

Os suplementos de glucosamina e condroitina são facilmente encontrados na maioria das farmácias e drogarias. Além disso, existem diferentes marcas do produto, o que leva a uma grande variação do preço:

  • 30 cápsulas de glucosamina 500mg + condroitina 400mg: 60 a 130 reais
  • 30 sachês de 1500 mg de glucosamina + 1200 mg de condroitina: 110 a 190 reais.

Mas é importante lembrar que as cápsulas devem ser tomadas três vezes ao dia, enquanto o sachê é de dose única diária, o que justificaria a diferença nos preços.

Dicas e cuidados

Apesar de ser um suplemento de uso seguro, alguns cuidados devem ser tomados com relação a glucosamina e condroitina. São eles:

  • O uso do suplemento deve ser sempre orientado por um médico, uma vez que ele pode mascarar sintomas de outros problemas que podem causar dores articulares
  • O uso da glucosamina com condroitina não foi estudado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Assim, o uso deve ser evitado nesses casos, salvo sob a orientação e o acompanhamento de um especialista.

Além disso, o suplemento pode ainda interagir com alguns medicamentos, como:

  • Varfarina, um anticoagulante
  • Alguns quimioterápicos, usados no tratamento do câncer

Por fim, os estudos só demonstram a segurança deste suplemento por um período de 3 anos. Então, caso precise utilizá-lo por mais tempo, converse com seu médico sobre os riscos e benefícios do tratamento prolongado.

Fontes e referências adicionais

Você precisa tomar algum medicamento para osteoartrite? Já experimentou a glucosamina e condroitina? Sentiu algum resultado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (576 votos, média 3,83)
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário

110 comentários em “Glucosamina e condroitina: para que serve, efeitos colaterais e dicas”

  1. Eu tomo condroitina e. Glucosamina com orientação médica ..estou me sentindo muito bem …farmácia manipulação farma.conde eu achei bem mais em conta lá…bom dia

    Responder
  2. Bom.dia eu estou tomando condroitina fofíssima por orientação médica para a minha coluna e estou me sentindo bem …

    Responder
  3. Cícerio José da Silva de Baresi, consulte a Farmácia de Manipulação Centro fórmula. Acho que lá é mais barato.

    Responder
  4. eu cicero josê da silva tenho 70 anos e tomo este medicamento a 3 anos
    me dou muito bem apesar de ser muito caro., acabei de retira um pedido com 60 unidade na farmácia de manipulação biohervas de barueri pagei 207.00 reais, se alguem conhece outro lugar mais barato mi enforme por favor, ficarei agradecido eu tomo glucosamina 1,5g e condroitina 1,2g aroma morango 500,mg estuo me dando muito bem vou ate consultar o medico se posso aumentar a dose .

    Responder
    • Seu Cicero tenho condromalacia grau 4 e tomo condroitina e glucosamina SMS da synergy e importada mesma miligrama q vc compra pago menos q cem reais compro pelo mercado livre e tomo colágeno uc2 estou livre das dores

      Responder
    • Eu..compro na iherb é mais em conta ..as pessoas tem medo de compra na iherb devido ser taxado no alfândega..É só comprar menos de 50 dólares que não tem problemas..meus produtos chegaram em 13 dias..Comprei da marca Doctor’Best…glucosamine chondroitin msm +ácido hyaluronic 150 comprimidos por 110,00 …Comprei tbém 1kl de MSM por 100,00 reais dá pra mais de 1 ano.

      Responder
  5. Eu estou a 6meses,e me ajudou muito,fiz novamente mais 6meses manipulado e vou continuar usando e uma pena que minha mãe não quer tentar, pois acho que seria muito bom pra ela, agora só acho que é um tratamento muito caro e mais uma vez quem tem mais dores são o povo trabalhador que não tem grana pra bancar,em fim possa ser mais barato.

    Responder
  6. Moro no Brasil, alguem pode me informar como comprar dos Estados Unidos. Sites confiaveis!

    Responder
    • Eu estou na Itália,e compro pelo Amazon.com, é muito bom,tem várias marcas, gosto muito dos produtos feitos na Alemanha, fiquei 4 meses lá e tem uma rigorosa fiscalização na fabricação de todos os produtos lá.

      Responder
    • Maria Cristina, se vc tiver algum conhecido que vá para os Estados Unidos peça para trazer. Uma amiga acabou de me trazer , vc encontra em qq farmácia e não precisa de receita médica, ela trouxe da Walgreens 2 potes com 150 capsulas em cada por 25 dolares e tem tripla ação 1.500mg de glucosamina e 1.103 de condroitina/MSM. Valeu muito a pena pois agora terei remedio por 5 meses(2 por dia).

      Responder
  7. para mim funciona compro na walgreens-USA, so que meu peso aumentou, creio que tenho alergia de alguns frutos do mar, me da muitos gazes mas as dores reduziram uns 80% fazem tres semanas de tratamento vou ver se consigo tomar tres meses e parar dois para amenizar o aumento do peso obrigada pelas dicas

    Responder
  8. Tomo a dois meses e a inflamação no pulso acabou, as dores fortes tambem somente uma leve irritação na articulação que com a fisioterapia pretendo melhorar

    Responder
  9. Comecei a tomar a 5 dias , qto tempo demora para começar a fazer efeito , tenho muitas dores , meu problema foi diagnosticado coxatrose , faço fisio , acupuntura e tomo remedio como antiflamatorio e Dipirona.

    Responder
  10. Tomo continuamente há 2 anos. Sou atleta amador e não conseguia mais correr devido as fortes dores no joelho durante e após as corridas. Fiquei livres das dores com apenas 1 mês do início do tratamento. Tenho receio de parar de tomar e não conseguir retomar a prática esportiva normal. Não senti nenhum efeito colateral. Só tomo marcas americanas e compro no mercado livre.

    Responder
  11. Tomo glucosamina, condoitrina e msm, curcuma com mel, caminhadas, está controlado, ñ aumentou o desgaste. Mas tem muitas variações de preços, alguns absurdos.

    Responder
  12. Não tenho osteoartrite, porém estou sofrendo com efeitos colaterais do Roacutan (remédio pra acne). Sinto dores terríveis nos calcanhares (mal consigo andar) e nas articulações. Várias pessoas na mesma situação me recomendaram esse suplemento. Comprei e estou tomando há uma semana (Osteo Bi-flex + MSM). Ainda não senti diferença nas dores, mas estou sentindo muita náusea, enjoo todo o tempo e não tenho vontade de comer nada. Comprei na CVS nos EUA então é de procedência confiável, porém não sei se vou continuar tentando por conta da náusea que está muito forte…

    Responder
  13. A tia do meu vizinho nao andava mais de tanta dor, depois que tomou glucosamina e condroitina melhorou muito, ai minha mãe ficou com artrose na coluna nenhum remedio melhorava, o meu vizinho trouxe esse remedio do Estados Unidos, depois que minha mãe começou a tomar não sente mais dores.

    Responder
  14. Achei realmente impressionante o efeito da glucosamina+condroitina. Tenho 45 anos, sou praticante de esportes desde os meus 20 anos e ha aproximadamente dois anos atrás comecei a ter dores constantes nos joelhos. Eram dores fracas mas incomodamente constantes, principalmente em repouso (sentado, dirigindo ou ao deitar para dormir). Após uns 6 meses de dor incessante e cada vez mais incômoda (principalmente para dormir) é que resolvi procurar um ortopedista (especializado em medicina do esporte). Depois de fazer alguns exames fui diagnosticado com osteoartrite nos dois joelhos (provavelmente desenvolvida pelos anos de esporte “descuidados”). Ele me informou que a osteoartrite não tem cura mas que estavam tendo ótimos resultados com a glucosamina+condroitina, principalmente na questão da dor. Me receitou e disse que em aproximadamente 3 semanas iria começar a notar o efeito. Em duas semanas a dor começou a diminuir de forma impressionante e em menos de uma semana depois havia passado completamente. Não tenho nenhuma duvida que foi devido à G+C, pois estava com esta dor incessantemente ha 6 meses. O meu caso não era de osteoartrite avançada, portanto não sei o efeito da G+C em um caso mais serio, mas na minha situação foi excelente e inquestionável sua eficácia. Recomendo.

    Responder
    • Olá Marcelo! Tudo bem? Vou deixar meu contato aqui por favor se puder me informar qual a marca que utilizou agradeceria muito nayanomake@gmail.com. Que bom que deu certo para você amigo!

      Responder
      • Aqui nos Estados Unidos, acabei de comprar GLUCOSAMINE 20000 mg com 150 dragonas por $ 20 dollares, vou começar a tomar um por dia , vamos ver se obtenho resultados…

        Responder
  15. Sofria com dor no joelho direito e depois que um médico cubano me falou da glucosamine e do chandroitin graças a Deus nunca mais passei por isso comecei tomar e na primeira semana pode acreditar já não sentia mas dor no joelho agrade só a Deus sempre por ter conhecido esse amigo médico cubano porque falei Pra ele sobre a dor que estava sentindo e ele me falou desse remédio e no mesmo dia pedi para o meu filho fazer o pedido pra mim e agora o meu esposo também vai comesar a tonar essa benção que é a glucosamine e chandroitin não me canso de agradecer a Deus por ter sabido da existência desse remédio graças a Deus

    Responder
  16. Boa tarde! Tenho condopratia patelar no joelho esquerdo e a minha filha comprou “Oeste Bi-Flex”-Glucosamine chondroitin. Tomo Motiilex -1 cápsulas só dia! Posso tomar??

    Responder