Um vídeo que mostra um rapaz de apenas 22 anos, mas aparenta ter muito mais e condiciona isso ao uso de anabolizantes, viralizou no TikTok. Mas, será mesmo que o uso de anabolizantes pode estar associado ao envelhecimento precoce?
Primeiramente, vale saber que em apenas cinco anos, a venda de anabolizantes cresceu 325,25% no Brasil, o que vem chamando a atenção dos endocrinologistas. Nesse ponto, a viralização desse tipo de vídeo pode até ser positiva, servindo de alerta, uma vez que existem vários efeitos colaterais perigosos associados aos anabolizantes.
No vídeo em questão, que viralizou recentemente no Brasil no X (antigo Twitter) e no TikTok, dois frequentadores de uma academia nos Estados Unidos perguntavam às pessoas do estabelecimento se faziam ou não o uso de esteroides anabolizantes, até chegarem a um dos atletas com apenas 22 anos, mas com aparência de ser mais velho.
Assim, com a pergunta “Natural ou não?” esse vídeo de 2022 viralizou, com o atleta de 22 anos respondendo: “O que você acha, irmão? Eu tenho 22 anos. Você acha que isso é natural? Com a barba e ficando careca”, respondeu o jovem, ironizando o fato de parecer bem mais velho pelo uso de anabolizantes.
De acordo com especialistas, os anabolizantes podem causar prejuízos em diversos órgãos e sistemas, promovendo também o envelhecimento precoce e prejudicando a pele, além de causar a calvície e o crescimento exacerbado de pelos em outros locais.
Embora no Brasil, desde 2023, o uso de anabolizantes para fins estéticos e ganhos de massa muscular seja proibido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), infelizmente, ainda vemos pessoas que recorrem a essa prática para adquirir músculos mais facilmente.
O problema é que, além de uma série de impactos na aparência, o uso de anabolizantes pode gerar sérios prejuízos à saúde de uma pessoa, podendo afetar desde o sistema cardiovascular, o psicológico, os rins e até mesmo a vida sexual do indivíduo.
Mas, afinal, o que são anabolizantes?
Os anabolizantes são hormônios esteroides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, com o objetivo de desenvolver diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo.
Geralmente, os anabolizantes são derivados da testosterona e podem ser administrados tanto por via oral como injetável, promovendo o aumento da quantidade de fibras musculares e a produção de proteínas, impulsionando a capacidade de criar massa muscular magra.
Riscos do uso de anabolizantes
Dentre os muitos impactos do uso de anabolizantes, podemos destacar os riscos de afetar o psicológico, gerando um aumento da impulsividade, agressividade, dependência, alterações do humor e distúrbios do sono.
Mas não é só isso, o uso inadequado e indiscriminado, de anabolizantes também pode acarretar em trombose, aumento da produção de hemácias, aterosclerose acelerada, toxicidade cardíaca direta, aumento do colesterol ruim e diminuição do colesterol bom.
Vale saber, por fim, que o vídeo que viralizou não mentiu, pelo menos em relação ao envelhecimento precoce pelo uso de anabolizante, e isso tanto da aparência quanto do sistema cardiovascular, podendo levar a infartos e derrames, além de causar uma sobrecarga no pâncreas e o fígado.
No mais, queda de cabelo, dores articulares, aumento do volume mamário em homens (ginecomastia), infertilidade, atrofia testicular e acne, são outros problemas relatados pelo uso de anabolizante.