7 Dicas de Nutricionistas para Não Assaltar a Geladeira à Noite

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Você pode ser o tipo de pessoa que nunca pensa em comer um bolo açucarado no café da manhã ou um hambúrguer com batatas fritas no almoço. E se for esse o caso, realmente, parabéns. Mas ainda assim, você provavelmente ainda é o tipo de pessoa que já se pegou alguma vez assaltando a geladeira à noite.

Por quê? Porque aquela fomezinha que nos bate algum tempo depois de jantar confunde todos nós. Seja como motivo o brilho da TV ou o fato de que você esgotou toda a sua energia e força de vontade para o dia, não se esbalde em batatas chips, sorvetes ou biscoitos.

Alguns nutricionistas, que também passam por isso, têm descoberto maneiras de evitar esses assaltos à geladeira tarde da noite. Veja como eles fazem isso – e como você pode conseguir também!

1. Coma o bastante durante o dia

Tentado economizar nas refeições durante o dia e em seus lanches para “guardar” calorias para o jantar e os lanchinhos da noite? Não faça isso. Não comer o suficiente durante o dia vai deixar você com fome e mais propenso a ter vontade de comer mal à noite, diz Walsh.

2. Faça o seu lanche lentamente

Aqueles dois biscoitos minúsculos que você separou para ver sua série favorita no Netflix ou para assistir ao jogo de futebol do dia? Você acabou com eles antes do primeiro tempo, e está pronto para comer mais.

Da próxima vez, escolha algo que você pode comer devagar, recomenda a nutricionista Amy Gorin. “Se eu estou realmente com fome, vou comer um pacote de 100 calorias de pistaches. Eles estão presos em conchas, por isso levam mais tempo para comer, reduzindo o risco de mastigação estúpida.”

3. Tenha um café da manhã cheio de proteínas.

Ter um café da manhã saudável contribui para que você faça escolhas inteligentes para suas refeições durante todo o dia – mas não apenas isso. Escolha um café da manhã com bastante proteína. As pesquisas mostram que você pode ser menos propenso a sonhar com o açúcar à noite. “Certifique-se de que você está comendo 30 gramas de proteína na parte da manhã”, diz a nutricionista Cara Walsh.

4. Considere o que você ainda está em falta

Em vez de desesperadamente comer uma caixa de biscoitos ou um saco de batatas fritas, faça um resumo rápido do que você comeu no dia inteiro. “Você comeu bastante fruta? Você comeu alguns vegetais? Como foi seu aporte de proteína? Se você está em falta com algum desses grupos, faça disso sua primeira escolha,” diz a nutricionista Sarah Pflugradt.

5. Faça seu próprio lanchinho

Metade de uma banana congelada mergulhada em chocolate amargo derretido pode parecer não tão apetitoso, mas é carregado de coisas boas para você, como magnésio e potássio para ajudar os músculos a relaxar, e carboidratos para ajudá-lo a pegar no sono.

Essa é a dica de Chelsea Fuchs. “eu coloco a banana no freezer para um delicioso lanchinho”.

6. Vá para o seu quarto

Satisfaça a sua preguiça interior e deite-se cedo. A partir daí, você pode ler, assistir à TV, jogar palavras cruzadas, seja o que for. Quando você já está acomodado em um local longe da cozinha, você é muito menos propenso a comer aquelas calorias vazias, diz a nutricionista Lori Langer.

7. Faça uma rápida reflexão

Quando você está entediado, é mais provável que comece a ouvir essa pequena voz em sua cabeça dizendo para assaltar o pote de sorvete no congelador. Então, se ela começar, faça uma pausa.

“Antes de ir pegar esse lanche, pergunte a si mesmo se você está realmente com fome ou se você está apenas tentando preencher o seu tempo”, recomenda a treinadora Nicole Granato. Se você está realmente com fome, é bom fazer um lanche. Mas se você está apenas procurando algo para fazer, vá encontrar outra coisa!

Você tem o costume de assaltar a geladeira à noite? Já parou para pensar se está realmente com fome nesses momentos? O que você costuma comer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário