Dicas Para Comprar Luvas Para Musculação

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

A musculação é um dos esportes mais praticados nas academias atualmente. Ela não é diferente dos outros esportes, então requer que os atletas o pratiquem com equipamentos de proteção. Dentre eles, as luvas para musculação são as mais conhecidas e aderidas, pois podem evitar surgimento de calos, em virtude do atrito entre mãos e barras. As luvas podem ser personalizadas e proporcionar muito mais segurança ao seu treino.

Tamanho

As luvas podem ser encontradas desde o tamanho EP ao XG. As medidas podem variar de acordo com o fabricante. É recomendável que você atente para as medidas da luva, pois a condução e costuras podem comprometer na hora de calçá-las.

Qualidade/Resistência

Como um bom atleta e consumidor, não tente economizar escolhendo modelos sem qualidade, apenas por ser uma opção mais econômica. Priorize a proteção e segurança que as luvas para musculação de qualidade podem oferecer durante a prática do esporte, mesmo que ela possua um valor superior, será mais resistente e você não se arrependerá do investimento.

Antibacteriano

Os modelos antibacterianos de luvas para musculação são muito utilizados, pois podem proporcionar conforto na execução dos movimentos e acima de tudo garantir a redução do odor e eliminação de fungos e crescimento de bactérias.

Lavagem

Leia as instruções para que sua luva tenha o máximo de durabilidade. As embalagens descrevem os melhores métodos para conservação do seu acessório esportivo.

Unissex

As luvas para musculação não são instrumentos para segurança apenas dos homens. A utilização de acessórios que proporcionam conforto e qualidade na execução dos movimentos é indicada para mulheres também, principalmente para evitar os temidos calos e textura incomoda.

Opinião de um profissional

Se você possui dúvidas acerca da escolha de suas luvas para musculação, busque orientação do seu educador físico. Ele reconhecerá suas necessidades e poderá indicar um modelo adequado aos seus treinos.

Conforto e mobilidade

É importante que você escolha, dentre os modelos oferecidos, o mais indicado para a sua prática e objetivo. Avalie os movimentos de seus treinos e note o que poderia torná-los mais produtivo e seguro. Os acessórios devem sempre preservar a saúde de seu corpo e seu bem estar. Estude os modelos de luvas para musculação e observe as características em prol de sua evolução. 

Materiais

As luvas para musculação indicadas para uso são fabricadas com couro sintético e malhas mistas. O primeiro proporciona mais segurança ao manusear as barras. É importante que você leia as instruções e referências dos fabricantes, para que assim adquira um produto confeccionado com os materiais que lhe agradam.

Reforço

Observe as costuras das luvas, mesmo que elas sejam compradas de acordo com as medidas de suas mãos, é importante notar se elas possuem ou não costuras de reforço. Essa avaliação deve ser priorizada principalmente por atletas de nível intermediário e avançado.

Preço

Os valores das luvas para musculação podem variar de R$15,00 até R$200,00. Existem fatores determinantes para os valores atribuídos a esse acessório. Observe as marcas que são utilizadas como referência, os modelos podem ter custo elevado, então pesquise opções mais acessíveis e confecção com material similar.

Modelos tradicionais

  • Luva caleira:

Luva

Utilizada para evitar que o atrito entre barras e as mãos resulte em calos. Ela não oferece proteção para o dedo polegar e seu custo é baixo. É leve e não compromete a flexibilidade nos movimentos.

  • Meia luva:

Luva

Concentra a proteção na palma da mão. Diferentemente da luva caleira, a meia luva possui costura de divisões entre os dedos. Não oferece proteção ao dedo polegar. Utilizada para evitar os tradicionais calos. O custo é baixo. É leve e não compromete a flexibilidade nos movimentos.

  • Sem munhequeira:

Luva

Pode ser confeccionada com couro sintético ou malhas mistas. Possui costuras divisórias entre os dedos e protegem não só o polegar, mas a mão como um todo. Elas oferecem flexibilidade para a execução de movimentos livres.

  • Com munhequeira:

Luva

Tradicionalmente confeccionada com couro sintético, protege a mão completamente. A munhequeira oferece proteção na elevação de pesos, mas compromete a liberdade e flexibilidade que você necessitaria para executar determinados exercícios. O seu custo é um pouco mais elevado.

  • Luvas com garras ou ganchos:

Luva

São luvas para musculação que contêm munhequeira e ganchos. Elas são indicadas para atletas de nível avançado e que praticam exercícios que exigem força não só da mão, mas do antebraço também. Elas são muito utilizadas em movimentos como puxadas e remadas. Essas luvas não possuem proteção de cobertura completa para as mãos. É constituída pela munhequeira, ganchos e alguns modelos contém amortecimento no centro das mãos.

Onde comprar

Pode-se comprar as luvas para musculação em lojas de materiais esportivos e até academias. Há lojas online que disponibilizam esses acessórios, mas a compra a distância não é recomendável, pois é importante que avalie a qualidade e adaptação às medidas de sua mão.

Você tem o costume de usar luvas para musculação, ou já usou em alguma época? Qual destes modelos é a sua preferência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário