Rosca no banco Scott com halteres – Como fazer e erros comuns

Especialista da área:
atualizado em 16/02/2022

A rosca no banco Scott com halteres é um exercício excelente para o fortalecimento do bíceps. Essa é apenas uma das variações da rosca Scott, que pode ser feita também com a barra w, por exemplo.

O movimento da rosca Scott com halteres consiste na flexão de cotovelo, mas o exercício também trabalha o braquiorradial e os flexores de punho.

  Continua Depois da Publicidade  

Ao usar o banco Scott, você consegue focar a força totalmente no bíceps, sem usar as costas ou o abdômen erroneamente.

Vale lembrar que esse exercício também pode ser feito com a barra. Mas, ao usar halteres, você acaba estimulando mais músculos, já que a rosca Scott com halteres ativa os músculos estabilizadores também. 

Como fazer rosca no banco Scott com halteres

rosca scott com halteres

O exercício é baseado em duas fases, a concêntrica em que o halter sobe e a excêntrica em que o halter desce.

Em primeiro lugar, sente-se no banco Scott e apoie os braços no suporte da máquina. Tenha certeza de que eles ficarão apoiados até a altura do cotovelo.

Então, segure cada halter em uma mão com a pegada supinada, ou seja, com a palma da mão para cima. O exercício consiste em flexionar os cotovelos e trazer os pesos para cima, contraindo o bíceps ao máximo.

  Continua Depois da Publicidade  

Por fim, estenda os cotovelos lentamente até à posição inicial. Repita o movimento de flexão e extensão de cotovelo até completar a sua série.

A quantidade de séries e repetições vai depender do seu nível de condicionamento físico, mas em geral é indicado fazer 3 séries de 6 a 12 repetições.

Veja também como treinar bíceps em casa sem precisar de equipamentos.

Erros comuns

rosca bíceps no banco scott
Fique atento aos principais erros de execução da rosca no banco Scott

Os principais erros a evitar no exercício rosca Scott com halteres são os seguintes:

Estender totalmente os braços na hora de voltar à posição inicial

Embora você precise estender os cotovelos na fase excêntrica do exercício, é importante não esticar totalmente o cotovelo, pois isso pode sobrecarregar os músculos e as articulações dos cotovelos e punhos. Assim, pare quando seu cotovelo estiver levemente flexionado em um ângulo de cerca de 160º.

Encostar o halter nos ombros

Durante a rosca Scott, não encoste o halter nos ombros, já que isso pode fazer você alcançar o “ponto de descanso”, que é uma posição de relaxamento que pode dificultar o resto do exercício e comprometer sua intensidade.

  Continua Depois da Publicidade  

Não ajustar o banco corretamente

Prestar atenção na postura corporal também é fundamental para a execução correta do exercício. O banco não deve estar alto nem baixo demais. Além disso, é importante deixar o corpo próximo do equipamento.

Usar muito peso

Não use muito peso logo de início, pois isso pode aumentar o risco de lesões, principalmente nos pulsos e nos cotovelos. A sobrecarga também pode afetar a qualidade do movimento. Por isso, prefira progredir aos poucos e só aumentar o peso dos halteres quando se sentir confortável.

Fontes e referências adicionais

Seu professor costuma indicar exercícios de bíceps no banco Scott? Prefere fazer o exercício com halteres ou com a barra? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

1 comentário em “Rosca no banco Scott com halteres – Como fazer e erros comuns”

  1. Bom dia Boa forma e professor Fernando.

    Por favor cria tópicos de hipertrofia apenas com halteres para cada parte do corpo.

    Tipo abc – abcd – abcde quantidade de séries e repetições… Apenas com halteres e em casa e para hipertrofia.

    E também com outros temas de exemplo os 10 melhores de hipertrofia para o tríceps apenas com halteres em casa
    Os 10 melhores hipertrofia peito com halteres em casa
    Os 10 pernas com halteres em casa
    Costas, bíceps, ou seja para todas as partes, mas com halteres, para hipertrofia e em casa…

    Responder