Diet Shake Emagrece Mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 11/12/2019

O excesso de peso é um dos problemas que mais preocupa as pessoas atualmente, mas há alguns  auxiliares nos processos de emagrecimento que prometem ajudar nessa árdua tarefa, que é perder peso: os shakes para dietas. Um dos mais conhecidos do mercado é o Diet Shake da Nutrilatina.

  Continua Depois da Publicidade  

Os suplementos como o diet shake podem estar presentes em vários tipos de dietas e desempenham a função de substituir uma ou duas refeições por dia, por conterem (em teoria) os nutrientes essenciais que devem ser consumidos em uma refeição – como a ingestão de fibras, minerais, vitaminas e outros importantes componentes.

Porém, fica a pergunta: Eles fornecem mesmo os nutrientes necessários? E ainda, o diet shake emagrece mesmo?

Devemos considerar que cada pessoa necessita de uma dieta diferenciada, alguns precisam de alguns nutrientes a mais do que outras. De uma forma geral, esses shakes possuem nutrientes positivos para uma alimentação e são baixos em calorias. Mas a maioria tem uma quantidade muito reduzida de fibras e não contém um espectro de vitaminas e minerais realmente completo. Mas como são muitas versões, até mesmo dentro da linha do Diet Shake, que abordaremos algumas questões gerais que lhe ajudarão a entender melhor os efeitos dos shakes no emagrecimento.

O Diet Shake emagrece mesmo?

Para começar, devemos lembrar que o Diet Shake emagrece desde que bem utilizado. Ele é um complemento, um coadjuvante no processo de emagrecimento e ao substituir uma refeição,  como um lanche, proporcionará a ingestão de menos calorias. Não dá para trocar as refeições por um shake e esperar que apenas com essa ação se perca peso, nem trocar uma refeição por um shake e na próxima comer em dobro.  Deve haver também uma mudança nos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos.

Outro ponto a considerar é que, como qualquer outro complemento, o Diet Shake deve ser usado com moderação, pois uma refeição completa é o que realmente traz os nutrientes necessários ao organismo: carboidratos, proteínas, lipídios, fibras, vitaminas e minerais. Você pode por exemplo ficar com muita fome se tentar fazer uma dieta somente a base de diet shake.

Agora aos fatos – depoimentos de pessoas que utilizam ou já utilizaram o Diet Shake mostram que o diet Shake emagrece mesmo, desde que aliado a uma dieta saudável e balanceada.  Segundo os nutricionistas, o Diet Shake é útil como auxiliar em dietas de emagrecimento. No entanto, eles pedem que haja moderação no uso e que não sejam substituídas mais que as duas refeições indicadas.

Há estudos que comprovam que programas de substituição de refeições, como esse proposto pelo Diet Shake,  são eficientes, e que muitas vezes são até mais eficientes do que a dieta sozinha.

Benefícios e malefícios do Diet Shake

Como benefícios podemos citar que cumpre o que promete, ao substituir uma refeição. Mas isso é especialmente interessante quando estamos substituindo um lanche altamente calórico, com fast food por exemplo, por um shake com poucas calorias.

Como ponto negativo podemos considerar o seu poder de saciedade, que é baixo. Por isso não deve-se substituir uma refeição principal, como o almoço, pois logo em seguida a sensação de fome voltará, levando ao consumo de mais alimentos.

  Continua Depois da Publicidade  

Desde que equilibrado o seu uso, ele é um aliado para perder peso. Mas se o processo não vier acompanhado de uma reeducação alimentar, o Diet Shake não terá como fazer esse trabalho sozinho.

Como malefício, e isso não se aplica somente ao Diet Shake, é a má utilização de produtos que têm a função de ajudar a emagrecer. Excessos sempre trazem problemas e se as indicações para o uso do Diet Shake não forem seguidas, comprometerá a saúde de um modo geral, como pela falta de nutrientes, que pode acarretar em anemia, cansaço físico, ressecamento da pele, entre outros problemas.

Como incorporar o Diet Shake em uma dieta

Indica-se inicialmente a substituição de uma refeição leve e de uma grande, que pode ser o jantar, já que no almoço é importante que se faça uma refeição completa. Após algum tempo e após ter começado a reeducação  alimentar, que fará com se alimente de forma correta, o Diet Shake pode  substituir duas refeições pequenas.

Nutricionistas aconselham também a combinação do Diet Shake a alimentos mastigáveis, como frutas ou uma salada verde.

O ideal é que tenha um cardápio bem planejado, prevendo as refeições que serão substituídas pelo shake, e o que você irá comer nas outras.

Outras considerações:

Tão importante quanto obter sucesso na redução de peso é obter sucesso para manter a boa forma após a conquista.  Ainda não há informações  sobre o uso prolongado dos shakes, sobre a sua eficiência na manutenção do peso ideal conquistado. Mas se ele fez bem a sua função como auxiliar da dieta, após um longo período o organismo já estará adaptado à nova alimentação – saudável e balanceada, e é isso que manterá a boa forma.

Reforçamos que não se trata de um produto milagroso e não trabalha sozinho, e que todo processo na busca de perda de peso requer bastante disciplina e força de vontade.  O Diet Shake até promove a perda de peso rápido nas primeiras semanas, já que você deixar de comer uma refeição em geral muito ruim (gordurosa e calórica) por uma de baixas calorias.

A grande vantagem do diet shake, assim como outros shakes, é a praticidade. Ele te dá uma opção de alimentação rápida e nutritiva com poucas calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

Qual diet shake emagrece mais?

De forma geral, quando for escolher um diet shake dê preferencia para as versões com mais proteínas, menos carboidratos e mais fibras. A maior parte deles tem uma seleção similar de vitaminas e minerais. Então, a proporção de macronutrientes é o que vai ser o maior diferencial entre eles.

O Diet Shake carbocontrol tem uma proporção interessante de nutrientes. Em uma porção há 107 calorias, 16g de carboidratos, 8,1g de proteínas, 1,2g de gorduras e 4,5g de fibras. Pode ser a escolha ideal para sua dieta.

Você já tomou Diet Shake para Emagrecer? Você acha que o Diet Shake emagrece mesmo?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (311 votos, média 3,82)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

28 comentários em “Diet Shake Emagrece Mesmo?”

  1. Já usei e fui muito bem sucedida. Vou retornar no critério, café, almoço completo controlado e jantar shake de novo.

    Responder
  2. Sempre que aumento de peso, compro site shake de chocolate, isso há mais de 10 anos está. Mas nunca tomei mais de 2 meses seguidos…

    Responder
  3. Quantas calorias tem uma porção de Diet Shake? (03 colheres de sopa rasas) como recomenda a embalagem?
    Os 300 ml de leite já estão nessa conta?

    Responder
  4. Não sei qual a necessidade alimentar dos outros consumidores de Diet Shake, mas comigo funciona super bem. Substitui café da manhã (reforço com frutas variadas), almoço normal (de forma balanceada – com bastante salada – ), às 18h tomo o shake e fico bem a noite toda, no máx tomo um suco natural e como uma sopinha leve ou salada. Então, discordo que o nível de saciedade seja baixo, pois são raras as vezes que recorro a um reforço de salada/fruta a noite.

    Responder
  5. EU COMPREI PARA TOMAR NO HORÁRIO DO CAFÉ DA TARDE. COMO EU CORRO TRES VEZES NA SEMANA E VOU A ACADEMIA NAS OUTRAS TRES, QUERO SABER SE AJUDA A MANTER O PESO?

    Responder
  6. Eu tomei ele por uns 2 meses, eu tomava o de chocolate, tive uma alergia muito forte ao produto e depois disso tive que parar de comer chocolate.

    Responder
  7. Ola! comecei a tomar diet shake hoje. Estou substituindo o jantar e diminui a quantidade de alimentos que eu comia e agora faço minhas refeiçoes de Tres em tres horas.vc acha que assim vou emagrecer?

    Responder
  8. Faço caminhada leve de 30min por dia
    E quero substituir o jantar pelo diet shake
    Consigo emagrecer quantos quilos em quanto
    Tempo?

    Responder
    • Natália, isso sempre vai depender das suas medidas, percentual de gordura corporal, quantidade de exercícios e alimentaçao no restante do dia.

      Responder
  9. Eu estou bebendo o Diet shake 2 vezes no cafe da manhã e no jantar..e no Almoço eu como um 2 colheres de arroz,1 de feijao e carne ou frango grelhado e alface..Eu nao tenho tempo para o exercícios físicos.Vou conseguir emagrecer deste jeito????

    Responder
    • Você estará reduzindo muito a quantidade e variedade de nutrientes em suas refeições, Stefanie. Não fará bem ao seu corpo.

      Responder