A Dieta do Chá Verde – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 16/12/2019

O chá verde é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo somente para a água.

Ele tem origem da planta Camellia sinensis, a mesma que origina os chás preto e branco. O chá verde tem suas folhas colocadas sob o vapor e depois são secas. Por isso contém propriedades diferentes. Desta forma, previne-se oxidação dos ingredientes e preservam-se os nutrientes. Há uma dieta chamada dieta do chá verde, que possui a bebida como um impulsionador para a perda de peso a cada dia. Vamos conferir os benefícios do chá verde e como funciona esta dieta.

Quais benefícios do consumo de chá verde?

Seu consumo diário traz muitos benefícios em decorrência das suas altas quantidades de polifenois, especialmente o chamado Epigalocatequina galato (EGCG). Eles contêm propriedades antioxidantes potentes, que ajudam o sistema imunológico do corpo, ao proteger as células contra os radicais livres causadores de doenças, conforme relata pesquisas da Universidade de Maryland Medical Center, nos Estados Unidos. Assim, esta é uma excelente opção para substituir o café nas manhãs, por ter menos concentração de cafeína (24-40 mg contra 100-200 mg), e também durante todo o dia.

Graças a esta composição de produtos químicos, o chá verde tem sido recomendado para proteger contra tudo, de câncer para o colesterol elevado e de doença cardíaca. E alguns pesquisadores chegam a afirmar que o EGCG pode aumentar o metabolismo, suprimir o apetite e até mesmo queimar gordura.

Assim, a dieta do chá verde pode ajudar a perder peso. A erva bloqueia a absorção de carboidratos e ajuda a queimar as reservas de lipídeos no corpo. Em um estudo, os homens que tomaram o extrato de chá verde e se exercitaram queimaram 17% mais gordura do que os homens que não receberam o suplemento.

Este estudo sugere que o chá verde pode aumentar os efeitos de queima de gordura durante a prática de exercício, ou até mesmo durante o repouso. Logo, associar quatro ou mais xícaras de chá verde por dia para impulsionar o seu metabolismo, comer menos e praticar um regime de exercício moderado, certamente o fará eliminar os quilos indesejados.

Como encontrar e armazenar o chá verde?

Antes, ele era restrito às lojas de produtos naturais. Mas atualmente o chá está disponível na maioria dos supermercados ou qualquer outra loja que vende chá. Pode ser encontrado em forma de sachês ou suplementos. Se optar pelas ervas frescas, mais puras por não conter outras partes como os talos, lembre-se de que na geladeira elas duram mais tempo. Ainda mais, devem ser lavadas com água fria e secadas antes do preparo, sendo recomendado consumi-lo em até 24 horas.

Como realizar a dieta do chá verde?

A dieta do chá verde é uma maneira fácil de iniciar um programa de perda de peso. Tal como acontece com qualquer dieta, não se esqueça de falar com seu médico antes de iniciar esta dieta. Uma vez que você está pronto para começar, basta seguir estes passos simples que envolvem a beber quatro copos de chá verde por dia.

  1. Comece cada dia com chá verde – Comece o dia com um total de 250 ml de chá verde e você vai começar o dia com um pontapé inicial para a queima de lipídeos. Um copo cheio de antioxidantes para impulsionar o seu sistema imunológico.
  2. Há algumas evidências entre os pesquisadores que apoiam a ideia de que beber o chá frio pode ajudar a queimar mais calorias, já que seu corpo deve usar um pouco de energia para aquecer a bebida fresca.
  3. Beba antes das refeições – Antes de comer, beba um copo com 250 ml de chá verde. Além dos benefícios inerentes no chá verde, beber dois copos de chá antes de comer vai ajudar você a se sentir completo. O resultado é que você vai comer menos no café da manhã e durante o resto do dia. Tenha certeza que você não irá pular o café da manhã uma vez que é a refeição que ajuda a aumentar o seu metabolismo.
  4. O chá verde é um diurético natural e pode levar à desidratação se for sua única bebida durante o dia. Equilibre a ingestão de chá verde com uma quantidade igual de água. Para os adultos saudáveis, a maioria dos nutricionistas recomendam que você beba pelo menos oito copos por dia.
  5. Se você está ficando com fome durante o dia, tente beber mais um copo de chá verde em vez de comer um lanche.

Precauções:

  • A cápsula de chá verde costuma ter uma dose altíssima do princípio ativo, o que pode interferir na qualidade do sono e na pressão arterial. Portanto, só deve ser usada se houver a indicação de um profissional (endrocrinologista, homeopata, fitoterapeuta ou nutricionista) de sua confiança;
  • Esteja ciente de que o chá verde contém um pouco de cafeína, assim você pode querer limitar sua ingestão antes de deitar. Assim, se você tiver insônia, tome a última xícara no máximo até as 17 horas;
  • As mulheres grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite devem evitar a dieta do chá verde. Se estiver usando algum medicamento também é aconselhável perguntar ao seu médico se você pode consumir o chá verde;
  • Evite adoçar o chá verde pois açúcar e adoçantes químicos prejudicam o poder do chá de desintoxicar o organismo, dificultando a perda de peso. Use uma quantidade pequena de mel (uma colher de chá) ou de stévia.

Sugestão de Cardápio para a Dieta do Chá Verde – Cardápio com 1000 calorias

– Café da Manhã

  • Em jejum tomar 1 xícara (200 ml) de chá verde (de preferência puro e morno, todos os dias)
  • 1ª Escolha: 1 pote de iogurte desnatado, 01 fatia de pão light, 01 col sopa de queijo cottage.
  • 2ª Escolha: 1 pão francês sem miolo, 01 col sobremesa de requeijão light,1/2 mamão papaia.
  • 3ª Escolha: 02 cookies integrais, 01 iogurte natural com mel.
  • 4ª Escolha: 150mL de leite desnatado, 1 col café de achocolado diet, 1 torrada integral.

– Lanche da Manhã

  • 1ª Escolha: 1 banana prata.
  • 2ª Escolha: 01 xícara de chá verde gelado, 02 cookies integrais.
  • 3ª Escolha: 01 fatia de melão.
  • 4ª Escolha: 01 tangerina.

– Almoço

  • Em jejum tomar 1 xícara (200 ml) de chá verde (de preferência puro e morno, todos os dias)
  • 1ª Escolha: 1 prato de sobremesa de salada de tomate e pepino, 02 col sopa de arroz integral, 01 col sopa de lentilha e 1 filé de frango grelhado.
  • 2ª Escolha: 01 xícara de salada de brócolis e repolho, 02 col sopa de arroz integral, 02 pedaços de carne cozida,01 col sopa de feijão.
  • 3ª Escolha: 1 prato de sobremesa de alface, tomate e espinafre cozido,2 col sopa de macarrão integral, 2 col sopa de carne moída, 1 col sopa de berinjela cozida.
  • 4ª Escolha: 1 pires de salada de alface e pepino, 2 col sopa de arroz integral, 1 col sopa de lentilha, 02 almôndegas ao molho, 2 col sopa de chuchu cozido.

– Lanche da Tarde

  • 1ª Escolha: 1 pêra.
  • 2ª Escolha: 1 fatia de melancia.
  • 3ª Escolha: 1 barra de cereais diet.
  • 4ª Escolha: 1 maçã.

– Jantar

Em jejum, tomar 1 xícara (200 ml) de chá verde (de preferência puro e morno, todos os dias)

  • 1ª Escolha: 1 prato de sobremesa de jiló cozido, alface e tomate, 01 col sopa de arroz integral, 1 concha de feijão,01 filé de peixe grelhado.
  • 2ª Escolha: 01 col sopa de arroz, 01 col sopa de grão de bico, 02 col sopa de couve-flor no vapor, 02 col sopa de abobrinha, 02 almôndegas ao molho.
  • 3ª Escolha: 1 prato de sobremesa de salada de repolho, tomate e palmito, 01 col sopa de purê de batata, 1 filé de frango grelhado, 02 col sopa de chuchu.
  • 4ª Escolha: Salada verde à vontade, 1 col sopa de arroz integral, 02 pedaços de carne cozida, 2 col sopa de abobrinha refogada.

– Ceia

  • 1ª Escolha: 1 fatia de manga.
  • 2ª Escolha: 1 iogurte light.
  • 3ª Escolha: 2 acerolas.
  • 4ª Escolha: 1 fatia de abacaxi.

Você tem o costume de tomar chá verde durante o dia para obter todos os seus benefícios? Sabia da existência da dieta do chá verde? Acha que conseguiria segui-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,42 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário